Eu sou um verdadeiro iniciante no Linux e estou com algumas dúvidas quanto ao particionamento dos dispositivos de armazenamento.
Basicamente, eu tenho um SSD de 128GB e um HD de 1TB. Como essa foi minha primeira instalação Linux, segui a recomendação de um video no Youtube onde defini o “/boot”, “/recovery”, “swap” e “/root” no meu SSD. E então o HD inteiro ficou para a “/home”. A verdade é que eu senti que meu computador, apesar de ser um pouco modesto, estava lento ao iniciar alguns programas como o VS Code, Steam, etc. Como se quando eu utilizava o W11 fosse mais rápido. Então me surgiu a dúvida: Se eu defini o “/home” no meu HD, isso não faria com que os programas instalados estivessem no HD e daí fosse então explicada toda essa lentidão? Se for o caso, os programas instalados vão para o SSD ou HD de acordo com o modelo de partição que eu fiz?
Ah, e se não for pedir muito, como seria a maneira correta de particionar corretamente meu SSD e HD de modo a aproveitar mais a rapidez do SSD tanto para o sistema, quanto para os aplicativo?
Os softwares no Linux são espalhados por alguns diretórios, os binários em si, ficam em pastas do sistema como /bin, /opt, etc. Depende um pouco do programa.
Na sua home, ficam os seus arquivos pessoais, esses que você mantém dentro da pasta documentos, imagens, downloads, etc.
Na sua home também ficam arquivos de configuração e por vezes cache dos apps, isso pode explicar sim, lentidão, se comparado com o SSD.
Você pode, se quiser, instalar o sistema completamente no SSD, incluindo a sua home, e deixar o seu HD como uma unidade extra para backups e armazenamento de arquivos que você não vai usar com tanta frequência, como se fosse um “disco D” no Windows, como as pessoas muitas vezes usam.