Sensor de Digitais Elan Microeletronics 04f3:0903 Não reconhecido

Prezados amigos, boa tarde (26/11/2024 - 12:18).
Estou tentando fazer funcionar o Sensor de Digitais Elan Microeletronics 04f3:0903, conforme artigo publicado no site do Diolinux:

O hardware (verificado com lsusb) está listado na lista de compatíveis, conforme indicado em: lifprint — Supported Devices.

Bus 001 Device 021: ID 04f3:0903 Elan Microelectronics Corp. ELAN:Fingerprint

Porém ao executar o comando para iniciar a instalação:

sudo add-apt-repository ppa:fingerprint/fingerprint-gui

Recebo a mensagem de erro:

Não foi possível adicionar o PPA: ‘‘Este PPA não suporta noble’’.

E como nem sei o que significa PPA, venho mais uma vez pedir ajuda ao Forum. Obrigado…

o repositório não tem pra noble. vc pode tentar o da versão 20.04 jammy.

sobre o PPA, acesse aqui

Bom dia nobre amigo acvsilva.
Sou novato no Linux, então vamos lá:

• O que é noble? O que é versõ 20.04 jammy? Isso significa que terei que formatar e instalar uma versão anterior do Linux, para que eu possa utilizar um recurso, que teoricamente é mais moderno ?
    Segundo o que entendi, PPA é um pacote de atualização personalizado, que deve ser montado ou configurado pelo próprio usuário, é isso?