Sensor de Digitais Elan Microeletronics 04f3:0903 Não reconhecido

Prezados amigos, boa tarde (26/11/2024 - 12:18).
Estou tentando fazer funcionar o Sensor de Digitais Elan Microeletronics 04f3:0903, conforme artigo publicado no site do Diolinux:

O hardware (verificado com lsusb) está listado na lista de compatíveis, conforme indicado em: lifprint — Supported Devices.

Bus 001 Device 021: ID 04f3:0903 Elan Microelectronics Corp. ELAN:Fingerprint

Porém ao executar o comando para iniciar a instalação:

sudo add-apt-repository ppa:fingerprint/fingerprint-gui

Recebo a mensagem de erro:

Não foi possível adicionar o PPA: ‘‘Este PPA não suporta noble’’.

E como nem sei o que significa PPA, venho mais uma vez pedir ajuda ao Forum. Obrigado…

o repositório não tem pra noble. vc pode tentar o da versão 20.04 jammy.

sobre o PPA, acesse aqui

Bom dia nobre amigo acvsilva.
Sou novato no Linux, então vamos lá:

• O que é noble? O que é versõ 20.04 jammy? Isso significa que terei que formatar e instalar uma versão anterior do Linux, para que eu possa utilizar um recurso, que teoricamente é mais moderno ?
    Segundo o que entendi, PPA é um pacote de atualização personalizado, que deve ser montado ou configurado pelo próprio usuário, é isso?

É por isso que muita gente que nem eu desiste de instalar o Linux, pois é muita configuração manual, muita coisa que tem que ser feita “no braço” para poder funcionar, ainda tem algumas coisas no Linux que não são plug-and-play, que incomodam para fazer as coisas serem mais fáceis e que ajudem a disseminar mais o Linux. Eu vou deixar então sem a configuração do leitor de impressão digital. não sou programador, não sei mexer com hardware, então vou deixar a escovação de bit para quem precisa e ganha dinheiro com isso. Linux definitivamente não é uma configuração user-friendly para se utilizar em um desktop. Desculpe minhas palavras, mas estou há cerca de um mês utilizando Linux, e de vez em quando tenho que ficar quebrando a cabeça para botar as coisas para funcionar. Obrigado pelo esforço em tentar ajudar.

1 curtida

antigamente, “no meu tempo”, era assim. lá nos idos de 2000. era tudo na mão. hoje não é assim. dê uma lida neste artigo do Dio.

depois que você o ler, será a vez deste aqui, que vai ensinar a configurar um repositório PPA.

o driver para ubuntu, do sensor, vc encontra aqui. neste link vc encontra instruções de como instalá-lo com o driver.

===============================

suas observações são pertinentes. mas não exite em pedir ajuda.

1 curtida

Digamos que um PPA é um repositório feito por usuários.

Tá, mas o que é um repositório? O Repositório basicamente é um lugar onde ficam disponíveis os pacotes que serão instalados no sistema.

Um exemplo meio tosco seria como era o Baixaki (quando ele era bom) para o Windows, onde você baixava os programas por lá.

Noble é o codinome da versão LTS atual do Ubuntu (a 24.04), que no caso é a versão que você tem.

Já esse PPA é compatível apenas com a versão 20.04 (Focal). Bom, você teria que buscar outro pacote para poder usar esse recurso, pois esse PPA não é compatível com as versões do Ubuntu que ainda tem suporte (22.04/Jammy e 24.04/Noble).

Boa noite meu amigo. Obrigado por seu tempo.

Pareceria interessante esse negócio de PPA, mas como falei, isso não é para o usuário final, além do trabalho que vai dar para pesquisar, buscar soluções, instalações alternativas, ainda tem os riscos de segurança, em instalar um pacote ainda não validado e testado pelos canais oficiais, estabilidade do sistema e para quem não conhece nada de “escovação de bit”, é meio acomplicado, estou lendo e tentando ser pragmático e acreditar que um Desktop 100% Linux é possível, mas a minha realidade tem me mostrado ums situação diferente.

Tentei agora acessar o site Diolinux para verificar as instruções enviadas, e com relação aos links para o driver ubuntu do sensor e o link para as instruções de instalação, também não tive sorte. Pois me pareceu mais complicado ainda, pois tenho que decidir entre versões e códigos de produto, sem ter nem ideia como faz.

Tenho mais de trinta anos de trabalho em suporte a usuário e solução de problemas em estações windows, e sempre consegui achar soluções, sempre prezando pela segurança e praticidade de instalação e resultado, mas não tenho visto isto no Linux não com pouca experiência no sistema, creio que mais um ano de estudo do mesmo talvez me ajude.

É um ótimo sistema operacional, rápido e útil, enquanto não dá problemas e não tem que passar por manutenção, configurações mais especializadas ou algo do gênero.

Como exemplo, posso citar o meu notebook, aonde configurei o notebook para desabiitar a tela touch, que está rachada (com o auxílio de um colega do forum), porém parece que o Linux resgata a todo momento a tela morta.
(sudo echo ‘blacklist hid-multitouch’ > /etc/modprobe.d/hid_multitouch.conf)

Esse é um velho problema de ambiente Linux, assim como certificados digitais e os softwares de assinatura disponibilizados pelas empresas. No mais, como você viu no site do fprint, esse modelo que você possui é suportado, mas não existe nenhuma interface gráfica para fazer o gerenciamento dele como no Windows. O Fingerprint GUI que você tentou instalar não é mais mantido, então, a única opção que sobra para você gerenciar é via terminal.

user@test:~$ sudo apt install -y fprintd libpam-fprintd
user@test:~$ fprintd-enroll (adicionar as digitais ao leitor)
user@test:~$ fprintd-verify -f any (verificar se as digitais foram adicionadas)

Após fazer isso e se tudo foi configurado corretamente, suas digitais estão adicionadas no fprint e você pode usá-las para desbloquear o sistema ou assinar documentos, mas aí depende de cada caso e alguns serviços de configurações manuais, novamente.

creio que o windows seja tão complexo quanto o linux, mas conta com uma enormidade de suporte e dicas aqui e ali.

vc encontra dificuldades porque quer ativar um recurso que, infelizmente, não foi adicionado por padrão.

realmente para “pegar a manha” do pinguim você terá de estudar conceitos básicos como gerenciamento de pacotes etc e tal.

eu posso ajudá-lo a configurar o sensor mas nesse momento não posso porque meu NoBo está na assistência técnica e vai demorar a resolver.

tenho o kubuntu instalado nele - ubuntu + kde - e não me lembro de cabeça as configurações. é muita coisa.

mas não sei se você vai ter sucesso nessa empreitada com distros baseadas em pacotes *.deb, porque a interface gráfica pro sensor é pacote antigo.

o colega acima deu instruções sobre a configuração no terminal. também achei este tutorial do Mint, via terminal, explicando detalhadamente como configurá-lo. está em ingles mas dá para acompanhar.

Bom dia meu nobre. Em minhas tentativas, ontem criei duas máquinas virtuais, uma com o Fedora Linux mais atual, e outra com o CentOS. No Fedora não identifiquei opção para
configurar Fingerprint, no CentOS existe esta opção nativamente, consegui configurar as digitais (mais de uma), porém quando reinicio a máquina, o sistema não reconhece as digitais no mesmo leitor de digitais que foi utilizado para cadastra-las

Captura de tela de 2024-11-29 12-51-58

meu irmão, acho melhor vc desistir desse hardware. veja a página dele para compatibilidade com o linux. é de desanimar. inclusive há relator de reconhecer as digitais mas não logar.

Meu nobre, não tenho como desfazer do meu computador porque o Linux é tão instável em matéria de hardware né. Ontem por exemplo meu wifi deixou de funcionar, e eu acho que foi por causa de atualizações do linux

desistir do hardware do sensor digital. rsrsrs no link acima ele não funciona.

Sobre o sensor de digitais, deixa quieto. Hoje o Wifi deixou de funiconar e tive que reiniciar o Linux e desligar o computador umas dez vezes e derrepente voltou do nada.

Agora o Som está zoado, quando tento escutar uma música uma rádio, uma conversa, qualquer coisa, parece que estou ouvindo junto uma panela de pressão, ou a correia dentada, de borracha, que está ficando frouxa, de algum carro,

é muito azar. benzadeus. rsrsrs

Isso é problema de hardware, porque se o WiFi estava funcionando e para, isso significa que o software (no caso o Linux) está fazendo sua parte e a necessidade de reinicio e sua resolução ser reinício demonstram isso

Impressão digital raramente funciona com hardware real, além disso as duas distros são “FOSS first” o que significa que ele sempre vai preferir usar soluções abertas para drivers por exemplo e não raramente, WiFi, sensor digital e afins tendem a não ser funcionar bem apenas com software livre, recomendo um teste com Ubuntu marcando essas opções:

Você vai ter mais sucesso em hardware real