Boa noite meu amigo. Obrigado por seu tempo.
Pareceria interessante esse negócio de PPA, mas como falei, isso não é para o usuário final, além do trabalho que vai dar para pesquisar, buscar soluções, instalações alternativas, ainda tem os riscos de segurança, em instalar um pacote ainda não validado e testado pelos canais oficiais, estabilidade do sistema e para quem não conhece nada de “escovação de bit”, é meio acomplicado, estou lendo e tentando ser pragmático e acreditar que um Desktop 100% Linux é possível, mas a minha realidade tem me mostrado ums situação diferente.
Tentei agora acessar o site Diolinux para verificar as instruções enviadas, e com relação aos links para o driver ubuntu do sensor e o link para as instruções de instalação, também não tive sorte. Pois me pareceu mais complicado ainda, pois tenho que decidir entre versões e códigos de produto, sem ter nem ideia como faz.
Tenho mais de trinta anos de trabalho em suporte a usuário e solução de problemas em estações windows, e sempre consegui achar soluções, sempre prezando pela segurança e praticidade de instalação e resultado, mas não tenho visto isto no Linux não com pouca experiência no sistema, creio que mais um ano de estudo do mesmo talvez me ajude.
É um ótimo sistema operacional, rápido e útil, enquanto não dá problemas e não tem que passar por manutenção, configurações mais especializadas ou algo do gênero.
Como exemplo, posso citar o meu notebook, aonde configurei o notebook para desabiitar a tela touch, que está rachada (com o auxílio de um colega do forum), porém parece que o Linux resgata a todo momento a tela morta.
(sudo echo ‘blacklist hid-multitouch’ > /etc/modprobe.d/hid_multitouch.conf)