Boa noite
Gostaria de saber se alguém sabe porque o opensuse tumbleweed pede a senha sempre que vou instalar um app pelo Discover
Porque em todas outras destros que eu instalava apps pelo Discover nunca pediu senha
Então achei meio estranho
Boa!
Deve ser alguma questão de segurança do OpenSUSE. Não é necessariamente um problema, é uma feature.
A SUSE costuma fazer algumas coisas diferente mesmo.
Entendi
Teria como configurar isso?
porque eu acho meio chato a cada app
Rapaz, faz muito tempo que não uso OpenSUSE ativamente, então eu não sei dizer como faz ou se tem como. Talvez o @eddiecsilva possa te ajudar? (Por favor!)
Blz então
Obrigado
É algo trivial, mas faz uma diferença
Bom dia rapaz.
Você não é o único com esse problema, existe vários com a mesma situação.
Pude vê que esse sistema trabalha com segurança “Protocolo nível 3” por padrão, desativar poderia acarretar em problemas ao se logar no sistema.
Bom dia
Caramba, é meio chato não poder desligar somente isso
Porque é algo que incomoda as vezes
E desativar o protocolo inteiro eu não acho seguro
Boa noite, amigo. No Linux, tudo é possível! Se você se aprofundar mais, pesquisar e explorar, tenho certeza de que encontrará a solução.
Para remover o aviso de senha no openSUSE Tumbleweed ao usar o Discover, você pode ajustar a configuração do polkit. Isso permite que você instale aplicativos sem precisar digitar a senha toda vez. No entanto, vale lembrar que essa abordagem diminui a segurança, então, use com cautela.
Aqui estão os passos para desativar a solicitação de senha:
Abra o terminal.
Crie ou edite um arquivo de regras do polkit.
Execute o comando abaixo para criar ou editar o arquivo de configuração:
sudo nano /etc/polkit-1/rules.d/49-nopasswd.rules
Adicione a regra para permitir a instalação de aplicativos sem senha.
No arquivo aberto, adicione a seguinte linha:
polkit.addRule(function(action, subject) {
if (action.id == “org.freedesktop.packagekit.system-packages-install” && subject.isInGroup(“wheel”)) {
return polkit.Result.YES;
}
});
Isso vai permitir que os usuários do grupo “wheel” (administradores) instalem pacotes sem precisar de senha.
Salve e feche o arquivo. (Pressione Ctrl + O para salvar, depois Ctrl + X para sair.)
Reinicie o polkit.
Para que as mudanças tenham efeito, reinicie o serviço do polkit:
sudo systemctl restart polkit
Agora, o Discover não vai mais pedir a senha para usuários do grupo “wheel” ao instalar aplicativos. Lembre-se de que essa configuração remove uma camada de segurança, então, só faça isso se realmente confiar nas pessoas que têm acesso à sua máquina.
Encontrei isso na internet, tente isso
Entendi, muito obrigado pela ajuda
Salve pessoal! Tudo bem com vocês?
Estava tirando alguns dias offline antes de retomar o trabalho, vi que uma solução já foi proposta.
Se forem programas Flatpak, por padrão o Tumbleweed usa a opção “system” no repositório deixando os programas instalados disponíveis para todos os usuários - por isso ele solicita senha - porque os flatpaks são instalados em uma partição do sistema.
Para contornar isso, uma opção é remover a opção de instalar os flatpaks no “system” e usar a opção “user”. Esse é o padrão para a maioria das distros, por isso, que praticamente nenhuma pede senha.
Para instalar programas do repositório do Tumbleweed sem precisar digitar senha, a dica de ajustar o polkit é sem dúvida uma opção. Mas, eu realmente não recomendo porque isso pode ser uma bela brecha de segurança, principalmente em máquinas usadas em ambientes hostis como redes públicas ou ambientes multiusuário.
Entendi, é estranho esse sistema ser assim, mas vou deixar assim mesmo para evitar problema de segurança, obrigado pela dica
Este tópico foi fechado automaticamente 3 dias depois da última resposta. Novas respostas não são mais permitidas.