SEMG Linux o Linux Educacional ressurgido das cinzas

Hoje fui levar minha irmã a escola pra fazer um trabalho em grupo no núcleo de informática chegando lá me deparei com computadores rodando uma distribuição Linux que não era o LE, a princípio fiquei muito feliz já que os computadores tem 2 GB de RAM, rodar o LE nesses computadores seria bem problemático, mas minha felicidade durou pouco, o sistema era um Ubuntu com Cinnamon.

Aparência

A distribuição visualmente é bem bonita e coesa, eu diria que rivaliza com o Deepin, o tema GTK (conjunto de arquivos CSS que por acaso funcionam como temas…) e o de ícones parecem ser próprios ou são bem pouco usados, sombras e transparências tomam de conta deixando o sistema visualmente bem agradável, pra não dizer que nada nessa distro é feio, o papel de parede dela é bem zoado.

Aplicativos

A distribuição está super bem servida de aplicativos, tendo aplicativos desde para crianças em pré alfabetização até universitários, de pessoas que nunca viram tecnologia até mestres da robótica avançada… (é deu pra entender que ela traz softwares que cobrem toda a vida escolar da maioria das pessoas) e curiosamente ao contrário do seu primo, os softwares estão bem organizados com (sabe se lá como) ícones combinando sem perder a identidade visual (e tem até uma cartilha mostrando pra que serve cada programa com exemplos de áreas do conhecimento onde podem ser aplicados), enfim, nessa parte o sistema ao contrário do seu parente (o LE) é bem organizado e bem melhor visualmente.

Nem tudo são flores

O sistema apesar de bonito, completo e organizado traz um problema colossal: Suga todos os recursos do computador, como eu disse os computadores tem apenas 2 GB de memória RAM, o que daria pra rodar o Cinnamon sem problemas se não fosse os efeitos e a EdubarX (uma barra com acesso a sites do MEC lotada de efeitos) que por algum motivo estranho puxa 200-300MB e sabe se lá porque ele traz um antivírus com escaneamento em tempo real, o que faz com que o sistema fique incrivelmente lento, imagine o Windows 10 rodando num Celeron single core com HD… é quase isso. E ele tem um problema grave, o único usuário disponível (ou seja o aluno pode dar um sudo… e ferrar com o sistema)

Onde eu baixo?

Infelizmente esse sistema até está disponível para download mas apenas uma versão bem diferente, conversando com a responsável ela disse que os computadores “vieram assim” então não dá pra dizer onde baixar a versão que está nos computadores.

Reflexão final

Apesar de ter tido uma grande evolução no aspecto visual e na organização dos apps o sistema que vem nos computadores ainda não são compatíveis com o hardware, o que é complicado porque visualmente os alunos e professores que eu conversei eles acharam o sistema bonito e fácil de usar (o que quebra o mito de que Linux é difícil pra usuários leigos) a única reclamação (e foi unânime) foi que o sistema era lento. A questão é, a SEE MG se orgulha da informatização das escolas mas simplesmente não testa os computadores antes de enviar eles ou seja os computadores ficam quase inutilizáveis apesar do sistema ser muito bom. Agora eu pergunto: Adianta alguma coisa?

4 curtidas

Por acaso você tem imagens dele? Fiquei curioso.

4 curtidas

No momento infelizmente não, quando fiz minha análise eu não tinha meios pra armazenar os prints, mas vou trazer imagens sim assim que eu levar minha irmã o que deve acontecer amanhã ou depois, isso acontece porque só alunos podem usar os computadores

2 curtidas

Download deve ser aqui: Edu MG

2 curtidas

Então, eu baixei essas imagens essa versão é antiga, apesar de que tenha todos os programas e o “antivírus”, não traz o tema de ícones, o estilo GTK nem as categorias adicionais do Menu

2 curtidas

@Natanael.755 tens mais informações?

Parece que é baseada no OpenSUSE. Num site, consegui uma captura (espero que seja correta):

1 curtida

Quando eu “testei” era Ubuntu, mas infelizmente não deixam mais terceiros usarem os computadores então não posso mais avaliar

1 curtida