Sem tecla de composição no Mint 22.3

Eis que os incensados desenvolvedores do Linux Mint cometeram grande besteira: praticamente esconderam o esquema na interface gráfica do Cinnamon para definição de tecla de composição (compose ley). De todo modo, bagunçaram o sistema de definição, de modo que desativaram as definições firmada pelos usuários até o Mint 22.2… Eu perdi minha definição e tive dificuldade de redefinir as mesmas teclas.

É uma pisada de bola realmente patética. E ainda aparece anglófono gaiato para dizer que “não era um problema importante”…

Ê, pessoal do Mint! Atrapalhando a vida aqui! Mas, pelo menos, aprendi como acionar as Teclas de 3º Nível (3rd Level Keys).

É só apertar ao mesmo Alt Gr e a tecla de 3º nível escolhida. Depois soltá-las e digitar a combinação de teclas para produzir o efeito desejado.

Por exemplo: defini minha tecla de composição como “3º Nível de Caps Lock”. Então, se eu quiser acioná-la para inserir travessão num texto, apertarei Alt Gr ao mesmo tempo que Caps Lock, soltarei essas duas teclas e apertarei o hífen duas vezes seguidas — prático que só!