Sem Linux por causa da garantia do pc

Bom dia pessoal. Estou escrevendo minha primeira publicação no forum.
Sempre trabalhei em empresas que usavam o Microsoft Active directory e nunca pude colocar um linux pra rodar. Pois bem, como trabalho como devops e a rotina com docker é constante, sempre tive dificuldades com o windows pra rodar liso. Agora troquei de emprego e aqui não usamos o AD, e com isso o caminho com ubuntu estaria liberado, ou quase. Meu notebook é novo e não posso fazer um dual-boot para rodar tanto o windows quanto o linux por causa da garantia da Dell. Vocês tem alguma sugestão pra me dar?

Muito obrigado e bom dia a todos.

1 curtida

Olá @julio.back Pelo menos até onde sei, a troca de Sistema Operacional não invalida a garantia, só no caso de você precisar utilizar a assistência técnica, aí você terá que enviar o produto com o Sistema Operacional original, pelo menos na Lenovo foi assim.

1 curtida

Logo a Dell, uma das poucas empresas que diz “Linux existe” no manual?

Eu mesmo tive problema no meu notebook Dell e Linux não foi problema para eles, eu ainda pude mandar para a garantia mesmo dizendo explicitamente que usei Linux.

Roda num pendrive. Seja com persistência ou instalado - fica lento mas roda. E há uma controvérsia sobre garantia, se ela é física (hardware) e/ou digital (inclui o software). Sugiro entrar em contato com o fabricante - mas eu esperei a minha expirar pra fazer dual boot, vai que…

Pois, é pessoal. Sei que a garantia muda dependendo o plano empresarial. Essa foi as informações que a empresa me passou, mas estou vendo que vou ter que entrar em contato com a Dell.

Se por algum motivo não for possível fazer a troca de SO, tente pelo menos testar o WSL 2 para ver se você consegue trabalhar através dele

1 curtida

É uma opção para não produzir evidência e manter a “negação plausível”.

O problema é o Windows não estar liso, uma solução que não envolve trocar de SO seria reinstalar o Windows ou tentar uma limpeza.

Bom… como seu note é novo, eu suponho que tenha portas USB 3.0

Eu compraria um Case 3.0 + um SSD 120GB e instalaria o Linux em modo Legacy com o grub gravado no SSD

Sei que não é uma solução barata, mas é um investimento, e você de uma forma ou outra usará futuramente após término da garantia

1 curtida

Em 2009 comprei um notebook da Philco (q arrependimento!) com o Mandriva, que foi imediatamente substituído pelo Debian (4), minha preferência.

Quando precisei de suporte, me disseram que a máquina precisava estar com “LINUX”, mas sem especificar a distro. Mandei pra assistência que em momento algum comentou algo sobre eu ter trocado de distro.

1 curtida

Se está tão preocupado com a garantia, simplesmente tire o disco que veio, guarde no armário, coloque outro disco, instale o sistema operacional que vc quiser.

Caso tenha algum problema, troque os discos e mande pra autorizada.

Outro jeito é criar uma imagem do disco inteiro pro seu backup externo (faz via DD pra garantir que vai ficar igual), instala o sistema que você quer. Se precisar levar pra garantia, faça a restauração do backup no disco (possivelmente vc vai precisar usar outro computador caso tenha uma pane que vc sequer consiga iniciar o computador pra fazer essa operação nele mesmo).

1 curtida

Já tive 2 notebook Dell, 1 deles foi pra assistência com sistema trocado não falaram nada (eram versões diferentes do Windows (na época veio com 7 já no primeiro dia troquei pelo 8). Outro sofreu um pequeno acidente, vieram em casa, trocaram a placa USB e nem olharam o sistema.

Posso está enganado, mas a garantia do hardware não deve se atrelar ao software em si, é bom dá uma olhada no CDC.

Existem algumas soluções, como: usar uma case para HD externo, fazer a troca do HD para uso só nestes momentos específicos ou usar uma docker que substitui o leitor de DVD… caso envie para garantia, só colocar o leitor novamente.

1 curtida

Na verdade isso é ilegal, você pode trocar o sistema operacional mesmo que nos termos diz que ocorre perda de garantia de hardware… pode fazer dual boot ou mesmo purgar o Windows sem medo MAS… antes de instalar teste tudo que for possível no modo Live

Talvez você possa tentar o Endless OS via instalador para Windows. Não sei como funciona hoje, mas uns anos atrás dava para instalar no Windows como se fosse um programa normal, sem a necessidade de redimensionar e criar partições. Se não quisesse usar mais, era só desinstalar como um programa normal, aí ele automaticamente removia a entrada grub e deixava a inicialização do Windows intacta.

Acho que ainda é assim, como o Ubuntu já foi um dia

O único problema é se o notebook tiver um problema técnico que impossibilita de ser ligado, impedindo a desinstalação do Endless.

Algumas fabricantes nacionais (não vou citar nomes…) tem restrições quanto a troca de sistema operacional. Por mais estranho que pareça (pois, pode configurar venda casada), isso depende dos termos de garantia.

Foi por isso que logo de cara eu indiquei a Case externa + SSD… é maneira mais prática de manter o sistema intacto…

Alguns notes vem com lacres ou selos de garantia, impossibilitando a retirada do HD sem romper os mesmos… sem contar os modelos que não vem com a “tampa de manutenção” e você tem que desmontar o note inteiro pra retirada da HD…

Realmente, o software não deve (ou deveria) entrar nos termos de garantia… mas levando em conta que estamos no “Brazil”… as empresas (ou fornecedores) eventualmente procuram fazer de tudo pra fugir das responsabilidades

Eu fazia isso no tempo dos PCs com bios comum, era só na hora da instalação, criar partições no disco externo e direcionar a instalação do grub nele (geralmente sdb), no Ubuntu isso era fácil. Depois era só ligar o PC com o dispositivo USB acionando uma tecla para escolher o dispositivo de inicialização para fazer o boot.
Creio que nos sistemas EFI sejam iguais, bastando criar uma partição EFI de 512MB no disco externo (que viria a ser sdb1).

1 curtida

Acredito que sim… mas talvez fique algum resquício na lista de inicialização do Bios…
Eu faço em Legacy p/ poder plugar em qualquer máquina… se fizer em UEFI, o HD externo só vai inicializar em máquinas com suporte a UEFI

Geralmente, as bios UEFI dão suporte ao CSM que faz com que uma unidade em Legacy inicialize normalmente

1 curtida