Sem Linux por causa da garantia do pc

Bom dia pessoal. Estou escrevendo minha primeira publicação no forum.
Sempre trabalhei em empresas que usavam o Microsoft Active directory e nunca pude colocar um linux pra rodar. Pois bem, como trabalho como devops e a rotina com docker é constante, sempre tive dificuldades com o windows pra rodar liso. Agora troquei de emprego e aqui não usamos o AD, e com isso o caminho com ubuntu estaria liberado, ou quase. Meu notebook é novo e não posso fazer um dual-boot para rodar tanto o windows quanto o linux por causa da garantia da Dell. Vocês tem alguma sugestão pra me dar?

Muito obrigado e bom dia a todos.

1 curtida

Olá @julio.back Pelo menos até onde sei, a troca de Sistema Operacional não invalida a garantia, só no caso de você precisar utilizar a assistência técnica, aí você terá que enviar o produto com o Sistema Operacional original, pelo menos na Lenovo foi assim.

1 curtida

Logo a Dell, uma das poucas empresas que diz “Linux existe” no manual?

Eu mesmo tive problema no meu notebook Dell e Linux não foi problema para eles, eu ainda pude mandar para a garantia mesmo dizendo explicitamente que usei Linux.

Roda num pendrive. Seja com persistência ou instalado - fica lento mas roda. E há uma controvérsia sobre garantia, se ela é física (hardware) e/ou digital (inclui o software). Sugiro entrar em contato com o fabricante - mas eu esperei a minha expirar pra fazer dual boot, vai que…

Pois, é pessoal. Sei que a garantia muda dependendo o plano empresarial. Essa foi as informações que a empresa me passou, mas estou vendo que vou ter que entrar em contato com a Dell.

Se por algum motivo não for possível fazer a troca de SO, tente pelo menos testar o WSL 2 para ver se você consegue trabalhar através dele

1 curtida

É uma opção para não produzir evidência e manter a “negação plausível”.

O problema é o Windows não estar liso, uma solução que não envolve trocar de SO seria reinstalar o Windows ou tentar uma limpeza.