Sem acesso ao menu da "BIOS" após dual-boot

E aí, galera!
Recentemente instalei o Pop OS em dual boot com o Windows 10, no meu Acer Nitro 5. Correu tudo normal, conseguia acessar ambos os sistemas pelo menu de boot da própria bios. Até que eu fui tentar entrar na bios em si e só ficava um traço (-) no canto superior esquerdo e mais nada.

Cheguei à conclusão que o menu da bios, por algum motivo que eu não consegui encontrar (pesquisei nos fóruns da Acer, encontrei vários usuários com o mesmo problema e nada de resolução), fica inacessível quando há duas partições EFI, a do Windows 10 e a do Pop.

O Windows está instalado no ssd e o pop, no hd.

Daí chegamos à minha dúvida, é possível eu configurar o /boot/efi para a mesma partição do windows mesmo os sistemas estando em discos sepadados? Isso resolveria o problema? E se for possível fazer isso, quais as modificações que serão feitas nessa partição? Haverá algum problema se eu futuramente trocar de distro ou até mesmo removê-la ficando só com o Windows?

Olá @fabianorss tudo beleza?

Dois sistemas operacionais tão diferentes quanto Pop e Windows compartilhando a mesma partição de boot não é nada saudável. Provavelmente, alguma atualização do Windows irá inutilizar o boot do Pop mais cedo ou mais tarde.

Com que frequência você precisa entrar na BIOS do seu notebook? Apesar de não ser a melhor solução, você pode simplesmente ignorar isso a menos que esteja precisando configurar algo.

:vulcan_salute:

1 curtida

Sim, é possível! Pelo menos no Ubuntu. O PoP parece ser um pouco diferente para configurar dualboot. EEntão vou deixar pra alguém é usuário dizer. Agr como falado no comentário anterior não é uma prática recomendada compartilhada a partição EFI.

1 curtida

Entendo.
A minha frequência de entrada na BIOS é mínima. Mas eu realmente tô curioso pra entender o motivo.

Ao que tudo indica, um bug na BIOS customizada fornecida pelo fabricante do equipamento.

:vulcan_salute:

1 curtida

P: É possível eu configurar o /boot/efi para a mesma partição do windows mesmo os sistemas estando em discos sepadados?
Sim.

P: Isso resolveria o problema?
Se o problema é o bug de programação da firmware que só aceita uma partição EFI, isso resolveria desde que vc apagasse a segunda partição EFI.

P: E se for possível fazer isso, quais as modificações que serão feitas nessa partição?
Vc diz a partição EFI onde o Windows está instalado? Se sim, vc precisa saber apenas se há espaço suficiente para a instalação do systemd-boot do PopOS. É necessário pelo menos 250 MB disponível, mas recomendado uns 600MB. O problema é que a instalação padrão do windows cria a partição EFI com 100MB (pela minha memória). Se for esse o caso não será possíve instalar o systemd-boot nessa partição. Caso vc queira instalar o PopOS, há tutoriais de como instalar o GRUB nele. Daí sim não haveria problema pois o GRUB usa apenas 5MB. A opção mais complicada é vc querer aumentar essa partição, mas eu não recomendo.

P: Haverá algum problema se eu futuramente trocar de distro ou até mesmo removê-la ficando só com o Windows?
O UEFI foi criado justamente para facilitar esse panorama de vários sistemas operacionais instalados na mesma máquina. Uma vez que vc entenda como ele funciona é muito simples apagar uma entrada na NVRAM, apagar o diretório na pasta EFI e alterar a opção padrão de boot.

1 curtida

Galera, tentei trocar a distro sem muita pretenção, instalei o Fedora 34 e, por algum motivo, estou conseguindo acessar tranquilamente o menu da bios.

A última instalação do Pop OS tinha sido a terceira tentativa de reinstalação sem sucesso no acesso da bios, então acho que tem algo haver com a distro… mas não sei o quê.

Vou estudar sobre isso!