Salve a Todos!
Recentemente senti a necessidade de instalar o Waydroid para rodar um app e… me deparei com milhares de notificações do SElinux, ao ponto deixar a experiência assustadora e desisntalar o programa.
Gostaria de saber se alguém sabe como contornar esse problema e se realmente é algo tão grave ao ponto de não instalar o waydroid.
Essas notificações impedem a funcionalidade do programa? Senão, acho que pode apenas ignorá-las.
-
Mudar para uma distro que utilize AppArmor em vez do SELinux, como Debian/Ubuntu e derivados, Arch, ou mesmo o openSUSE (dá para fazer a mudança pelo YaST).
-
Colocar o SELinux no modo permissivo, editando o arquivo /etc/selinux/config e substituindo SELINUX=enforcing por SELINUX=permissive.
-
Criar políticas customizadas do SELinux para o Waydroid. É o mais trabalhoso (porém mais seguro), e acho que não posso te dar um passo a passo aqui de como fazer. Você teria que descobrir examinando os logs, quais permissões precisa conceder, em geral, você pode examinar os logs com sudo ausearch -m avc -ts recent. Uma pesquisa também pode ajudar talvez alguém já tenha passado por esse problema.
Talvez você ache mais viável a abordagem 1 ou 2. Eu particularmente já tive muito trabalho, com essa abordagem 3 para criar políticas customizadas do SELinux em servidor. Porém, acho que não vale quebrar a cabeça com isso se o intuito é apenas uso normal em desktop, a não ser que queira aprender. Nesse caso, deixo aqui a documentação do SELinux, da Red Hat, se quiser se aprofundar no assunto:
1 curtida
Poxa, Thiago!
Muito obrigado pela ajuda… Vou avaliar as opções e determinar qual o melhor caso!
Este tópico foi fechado automaticamente 3 dias depois da última resposta. Novas respostas não são mais permitidas.