Seleção de boot e solicitação de senha na inicialização (ligar o pc) e problema com latência, fps, Wine

Olá a todos, tudo bem?

Gostaria de uma ajuda que pode ser fácil para os usuários experientes do linux.

Eu havia instalado o ubuntu em um ssd de 120 gb e tinha outro ssd de 500gb que iria usar como armazenamento, porém descobri que diferente do windows, não é possível instalar programas em outra unidade de partição que não seja a mesma que está instalada o Linux (ou pelo menos de forma orgânica, sem incompatibilidades ou problemas).

Pois bem, instalei novamente o Linux no ssd de 500 gb, mas ainda não formatei o ssd menor, visto que não estou conseguindo o mesmo desempenho gráfico, latencia, fps e o wine nesse ssd maior (provavelmente consegui instalar os drivers seguindo algum tutorial, mas não me lembro exatamente o que instalei, foram muitas linhas de comando estranhas pra mim).

Meus problemas e que gostaria de ajuda são:
1 - Ao ligar o cpu, aparece uma tela preta solicitando para que eu selecione o linux que desejo iniciar. Eu sei como fazer a ordem de boot na bios, mas gostaria que fosse iniciado sem aparecer essa tela preta de seleção.

2 - Outro problema, é que ao iniciar a sessão, aparece essa imagem:

Pesquisei na internet, pensando ser apenas senha de segurança para o usuário, e vi que dá para desativar a solicitação de senha do usuário, mas aparentemente não é o caso, visto que o SSH está desativado.

3 - Além disso, aproveitando o tópico, gostaria de ter um passo a passo para verificar se há alguma incompatibilidade com meus drivers e com o Wine (utilizo ele para rodar um jogo que não é nativo no Linux e é o que está me dando problemas de latência, fps e pequenos freezes)

OBS: busquei diversos tutoriais na internet, aqui no forum Diolinux, youtube, porém alguns são desatualizados, outros solicitam para criar repositórios (não sei o que é isso), que podem estar desaparecidos e diversos outros comandos que seguindo passo a passo, dá problema em alguma parte do tutorial. Esse é o motivo pelo qual não formatei o ssd de 120 gb menor, porque nele, o jogo no wine, funciona perfeitamente sem travar quadros e telas momentaneamente.

Obrigado!

1 curtida

Brother, quanto ao armazenamento, vc pode usar outra partição sem problemas, mas vc precisará montar. isso pode ser feito com gnome disks de forma simples.
Quanto aos drivers de vídeo, se vc usa amd, basta atualizar o sistema e o driver já estará atualizado. caso seja nvidia, vc tem que saber o modelo do chip e usar o driver respectivo.
Se vc quer alterar o menu de grub, vc pode fazer por meio da edição do arquivo /etc/default/grub ou usar um aplicativo com interface gráfica para isso, acho que u grub-customize faz usso.
Quanto ao problema 2, isso é parte do sistema de segurança. mas vc pode mudar isso alterando o chaveiro do gnome e setar para não exigir senhas, isso sem ssh, se for com ssh é outra configuração.
A questão 3, o wine é atualizado via atualização do sistema, por isso, muitas pessoas preferem distros baseadas no archlinux para jogos, visto que as atualizações chegam mais rapidamente.
Quanto a ajuste em jogos vc pode usar RADV_PREFTEST, mesmo para nvidia tem algumas opções interessantes.
Quanto à repositórios, não recomendo adicionar nenhum, na época que usava ubuntu tive péssimas experiências com PPAs que quebravam o sistema depois de instalar eles.
Para facilitar o uso do wine vc pode usar o bottles, o lutris e o heroic e setar parâmetros que achar mais intreressante e testar as configs.

1 curtida

Olá, tudo bem?
Em relação ao problema 2, pode alterar para não exigir senha, porém como eu faço isso?
Conforme mostrei nas imagens, a opção de iniciar automático a sessão está ativado, mas ainda sim solicita senha.
Em relação ao 3, o que é um distro baseado em archlinux?
Minha placa de vídeo é uma Nvidia RTX 4060 ti. Nesse caso, devo utilizar esse RADV_PREFTEST e o Bottles?

Eu até tentei instalar o gnome-keyring aqui mas não rolou, estou usando Hyprland e ele não inicia a gui do gnome-keyring, já que não tenho o core do gnome instalado, mas logo alguém pode ajudar copm essa parte.
Quanto ao archlinux, essa é a lista de distros baseadas, mas tem distro que já foi descontinuada na lista.

Quanto ao driver de video, quando vc for escolher o driver de video para instalar, certigique-se de setar a opção mais recente com kernel-open nvidia, vai funcionar bem.
Por último, são ajustes de variável de ambiente que pode ajudar, mesmo vc usando driver nvidia, tem algumas coisas que funcionam.
Segue o link, é técnico mas acho que o tradutor pode ajudar.

Por fim, sempre fique de olho no protondb para ver compatibilidade e ajustes recomendados por outros usuários, mas nesse caso, acaba por ser mais voltado ao steam.
https://www.protondb.com/

Consegui resolver o problema dos drivers com o Bottles, realmente está funcionando perfeito, porém o bottles não reconhece meu teclado abnt2 (ex: não reconhece ççç ou ´´).

Ainda sim, não consegui corrigir o problema de ao inicializar a sessão, aparece essa mensagem “autenticação necessária. um aplicativo quer acesso ao chaveiro “chaveiro padrão”, mas ele está bloqueado”

Reli suas mensagens, mas não consegui identificar a solução para ela. Coloquei na opção de usuário “Início automático de sessão”, mas pelo que está descrito, aparenta ser um aplicativo que exige senha de desbloqueio logo que eu inicio a sessão.

Procurei se existia algum aplicativo com inicialização automática logo que inicia a sessão, para ver se era o caso, mas todos estão desabilitados. Como posso resolver isso?

não sei se o ubuntu vai dar pau por dependência desse pacote, mas tente desinstalar o pacote gnome-keyring.
sudo apt remova gnome-keyring
Vai aparecer se tem dependência para remover o pacote, mas em se tratando de ubuntu, acho bem provável de estar todo amarrado no gnome.

O ponto é que não desejo remover a senha de meu usuário, apenas descobrir qual aplicativo está solicitando minha senha “chaveiro padrão” e remover o aplicativo, visto que minha senha pessoal, utilizo ela para alternar de $ para # esporadicamente.

O nome do aplicativo que está solicitando a senha -e o gnome-keyring, se remover o aplicativo não vai alterar sua senha. Mas não sei se o gnome-keyring é uma dependência do gnome no ubuntu.

Eita. Caso dê algum problema eu remover esse gnome-keyring, como seria o procedimento para adicioná-lo novamente?

Removi a senha de login e ainda sim, aparece essa solicitação.
Tentei clicar em cancelar no início da sessão, mas solicita novamente de tempos em tempos. Gostaria de saber qual é o aplicativo que está solicitando essa senha. Estou com receio de ser algum tipo de invasão em meu sistema.

Existem essas senhas também que está na parte de Chaveiro Padrão. Será que é alguma dessas opções? Procurei, porém nenhuma delas bate com a minha senha mestra usada para desbloquear o chaveiro padrão.

Boa tarde amigo, eu suspeito que a senha pode ser do outro SSD para ser montado

Quando você inicia o pc ele monta outra unidade de disco ( o outro SSD) ?

Creio que sim, acho que esse volume 119 gb é meu outro SSD.

Porém, apenas quando eu clico no VOlume de 119 GB, é que aparece o ícone dele e ai dá opção de desmontar. Caso eu não clique, não aparece o SSD na barra inferior quando eu inicio a sessão.

Hmm Creio que a solução é deixar a senha do keyring vazia

neste app Senhas e chaves
Onde está escrito “Chaveiro padrão” na lateral, clique com o botão direito dele em alterar senha

vai pedir sua senha atual, na nova senha deixa em branco, vai dar uma aviso de segurança, confirme, creio que vai resolver seu problema

Com o início automático de sessão e a senha do chaveiro padrão igual à senha do login, deveria desbloquear automaticamente o chaveiro e não pedir senha. Talvez a senha do chaveiro padrão não esteja igual à sua de login.

É a mesma, visto que para eu enviar um comando sudo, por exemplo, solicita a senha X e para desbloquear esse aplicativo que solicita a senha do chaveiro padrão, eu utilizo a mesma senha X.

Este tópico foi fechado automaticamente 3 dias depois da última resposta. Novas respostas não são mais permitidas.