Segundo SSD reconhecido como disco removível e partição desconhecida

Pra começar, eu sou um completo iniciante e não sei absolutamente nada, comecei a usar o linux mint essa semana.
Eu uso um notebook que tem espaço para um ssd nvme e outro sata, eu uso os dois espaços, o nvme contém o SO e o sata seria para arquivos.
Mas o meu Sata ficou listado como disco removível, e queria mudar isso fazendo ele funcionar como um disco comum.
Não consegui, li alguns tópicos aqui sobre mas não entendi absolutamente nada porque não conheço as siglas que utilizaram e mesmo pesquisando ainda fiquei com muitas dúvidas.
Mas depois de ler alguns e pesquisar eu tinha entendido que um tipo específico de partição, que o meu sata pertencia, era visto como removível, então seguindo dicas que vi em algum lugar na internet eu entrei no app “discos” e mudei o tipo de partição, acabou que agora ele continua como removível mas o tipo de partição ficou como “Desconhecido”
E acima o particionamento fica “Desconhecido(PMBR)”.

Por favor iluminem minha vida e se possível explicar as resoluções pra um completo leigo, caso não seja possível pelo menos citar os conteúdos que eu possa pesquisar depois para entender sobre.

Defina o que vc quer dizer como disco removivel? Ele esta como igual da imagem?

Isso mesmo, ele estava montado na /media.
Mudei pro POP OS porque não gostei tanto da experiência que tive com o Linux Mint, mas muito obrigado.

Todo SSD ou HD que não seja onde o Linux esta instalado ele vai aparecer desse jeito e cabe a você optar em montar automaticamente ou não.
Eu particularmente não gosto que meus HD’s sejam montados automaticamente.

Rapaz, mas isso muda em nada na sua vida, qual é o problema, vc não esta conseguindo usar sem root? era para ele esta sendo montado na verdade em /mnt/ esse seria o local correto, mas isso faz diferença nenhuma. Da para alterar? ate da, mas o tempo de vida que vc vai perder fazendo isso não paga, levaria uns 5min ou menos, mas não paga.

Acho que todo disco que não seja especificado que é pra montar em algum diretório não será montado. Existe um arquivo de configuração no Linux para o sistema saber o que deve fazer com o que. O que acontece é que nem todas as distros fazem isso. Estranho que tenha tido problemas no Mint, por que lá geralmente eu não tinha esse problema. Mas bem, faz tanto tempo que não uso que pode ser que eu esteja confundindo (muito tempo sem dois SSDs).

Enfim, você teria de editar o disco para que ele sempre fosse montado quando iniciasse o sistema, ficando como um espaço adicional para programas e arquivos. O Pop!_OS deve fazer isso de forma mais amigável, mas não tenho como demonstrar o passo a passo aqui por falta de hardware.

Então, mas é o que o que eu avisei para ele, tem certas coisas na vida que é perda de tempo realizar, não compensa, a menos que ele tenha um motivo muito importante para isso, mas o arquivo a editar seria o /etc/fstab ou usar o programa como o gnome disk.

1 curtida