Segundo HD para Backup

Olá a todos, tenho um hd de 250GB com o linux mint instalado, espetei um segundo HD de 500GB para usar de Backup, segunte:
O mint o reconhece, mas não consigo gravar e nem mover arquivos para ele, pergunta:
Há a possibilidade de formata-lo e utiliza lo ou preciso formatar os 2?

O hd de 500 gb aparece no gparted se aparecer pode tentar formata-lo por la.

@rogerricardo, boa tarde! Esse seu segundo HD estava particionado e formatado com algum sistema operacional? Ex. Windows? Ou esse novo disco é zerado?

Estava formatado ntfs e o mint enchergava ele mas não movia e nem gravava, depoos fui desmontando, formatando ext2, ext3 e outras.
Mas tudo continua do mesmo jeito, o mint encherga os arquivos mas não cria pastas e nem movo nada pra dentro dele

Já tentei pelp gparted
Ext2, ext3 e otros formatos mas continua tudo do.mesmo jeito
O Mint reconhece mas não crio pastas e nem movo nada para dentro dele

@rogerricardo, Já verificou as permissões do Mint na hora de Montar o segundo HD? Pode ser que o sistema esteja montando o segundo HD como root, e o gerenciador de arquivos da interface gráfica esteja como seu usuário. Tenta rodar o seu gerenciador de arquivos como root e copiar os arquivos.

Exemplo no terminal:
sudo “chamada de execução para o seu gerenciador de arquivos”.

1 curtida

Se for utilizar o HD com outros sistemas (digo Windows), formate o HD em NTFS (FAT32 tem a limitação de tamanho para arquivos grandes… 4GB).

Verifique a permissão do HD… Com o comando chmod vc obtem acesso a leitura e escrita do HD.

1 curtida

Olá, como sou iniciante achei menos difícil formatar tudo
Coloquei o / num HD e no outro HD deixei o /home e reservei 4GB de swap, fiz certo?

@rogerricardo, nesse caso você fez muito bem. Você não terá muitos problemas quando formatar na próxima vez, e ainda tem a possibilidade de salvar seus arquivos de maneira prática.

1 curtida

Entendi, e obrigado pela ajuda

Os 2 HDs são de 250, caso eu encha o./home com meus backups eu consigo usar também o HD com o / para arquivar ou vou ter que particio ná lo?

@rogerricardo, Não necessariamente você vai poder usar o o HD que contém o “/” para armazenar seus backups também caso encha o HD com o “/home”.

Obs: Agora atenção quando for formatar, para não perder seus backups. Se quiser mais segurança você pode reparticionar e diminuir o “/” e fazer uma partição separada para os seus backups.