Se patentes duram 20 anos, por que não temos "Polystations" ao menos no nível de um Playstation 1?

O título diz tudo. Quando olho para esses consoles, são todos com jogos de Nintendinho ou até mesmo coisa mais antiga, vejam só o GS4 Pro.

Eu nem exijo muito, se fossem consoles no nível de um Super Nintendo, até eu consideraria em comprar um. Mas por que não temos clones do Playstation 1 e Nintendo 64, as patentes destes já expiraram há mais de 20 anos?

Tecnicamente, até mesmo o hardware do Playstation 2 já pode ser replicado, uma vez que esse console foi lançado em 26 de outubro de 2000 nos Estados Unidos, mas a teórica expiração de suas patentes é algo demasiadamente recente ainda, ano passado.

2 curtidas

Porque, infelizmente, a lei é feita sem participação popular. Fazendo com que grandes empresas tenham esse controle.

A lei de patentes é uma das piores legislações feitas, pois tira poder do criador e da comunidade para dar para as grandes empresas, tipo a Disney. E o pior exemplo disso é na indústria farmacêutica, onde remédios patenteados viram oligopólios, especialmente o caso da insulina, nós USA.

6 curtidas

Provavelmente pelo mesmo motivo que ainda não termos emuladores cycle-accurate/“perfeitos” desses consoles: apesar das patentes terem expirado, faltam ainda conhecimentos cruciais de como o hardware realmente funciona para produzir um clone perfeito. Sei que esse é o caso do Nintendo 64, pelo menos.

2 curtidas

Além do que o Vanderlei e o Capezotte citaram, acho que outra razão é a inviabilidade.

No caso de um clone, hoje em dia é só feito pra enganar desavisado, quanto mais barato melhor.

Já em outros casos, deve sair mais barato fazer um portátil com uma cpu arm ou x86 minimamente potente e usar emuladores pra rodar jogos de todos os tipos, do que ir atrás de replicar o hardware e vender só pra um pequeno grupo de pessoas (a própria sony fez isso).

1 curtida

Esses “Polystations” muitas vezes sequer conseguem reproduzir jogos de NES e SNES de maneira decente. E o hardware de um PS1 ou de um N64 é muito mais complexo.

Fora o tamanho e a complexidade dos jogos também… Esses clones costumam vir carregados de software pirata.

1 curtida

Acho que é apenas uma questão de custos, o processador do Ps1 (R3000) não é mais fabricado, mais as especificações datasheet etc…, estão disponíveis, então um clone poderia ser feito, o restante dos componentes não são tão críticos e substitutos podem ser facilmente usados.
As duas questão principais aqui seriam:
1 - Quem vai arcar com o preço do desenvolvimento de um hardware que pode ser emulado facilmente de forma quase perfeita.
2 - Seria necessário manter o sistema de mídia por CD, porque qualquer outro método “ISO por exemplo” poderia ser considerado pirataria, mesmo que se alegasse que o próprio usuário estaria criando ISO dos seus próprios discos originais.

3 curtidas

Obrigado pelas respostas.