Obrigado pela dica!
Parece que a coisa vai por esse caminho, mesmo – porém ainda não chegou lá 100%. – Ou seja, o meu Fedora está usando uma “estrutura de arquivos” que facilita migrar para o systemd-boot, mas ainda não é o systemd-boot.
Em todo caso, foi ótimo você chamar atenção para isso. – Fui atrás de mais informações, e encontrei muita coisa interessante.
Bom… Primeiro, fiquei chocado com a sua “revelação”. – “Como assim, estou usando systemd-boot, e nunca percebi???” – Fui conferir meia-dúzia de bookmarks que guardei sobre BLS em meados de 2019, e realmente não falavam disso. Ufa… Então, não foi distração (só) minha, rs.
Foi na instalação do Fedora 30 que me deparei com o BLS pela primeira vez – e naquela época meu hardware ainda não era EFI.
Mas, e hoje? – Ainda estou no 43, lançado em 2025-10-28, pois a próxima versão só será lançada em Abril. – Então, lembrei que em Janeiro pp. verifiquei todos os bootloaders, inclusive o do Fedora, e pela foto pude confirmar que ainda estou usando o Grub2:
No entanto, essa instalação foi feita há 6 anos, e de lá pra cá me limitei a fazer os upgrades. – Como seria uma instalação nova? – Fiz uma instalação nova do Fedora 42, uns 11 meses atrás, e acabo de verificar que ele continuava usando Grub2, desde a sessão Live:
Tive esse cuidado de verificar “na lata”, porque não podemos confiar só em afirmações, sem conferir.
Em Novembro 2025, o @acvsilva trouxe a notícia de que o openSUSE Tumbleweed estava adotando o Grub2-BLS como padrão, em substituição ao “tradicional Grub2”:
O GRUB2-BLS é uma variação do conhecido GRUB2, mas com suporte ao Boot Loader Specification (BLS), um padrão que define uma forma mais modular e padronizada de armazenar e gerenciar entradas de boot nos sistemas Linux.
E explicava mais:
Entre os gerenciadores de boot compatíveis com a Boot Loader Specification, os mais conhecidos são o systemd-boot (anteriormente chamado de gummiboot), o GRUB2-BLS — uma variação do GRUB2 que incorpora suporte a entradas BLS — e o rEFInd , que também pode trabalhar com esse formato.
Portanto, o fato de usar BLS não implica, necessariamente, que se trate do systemd-boot. – O Grub2-BLS e o rEFInd também usam o padrão BLS.
Segundo a IA do Google, isso facilita a portabilidade entre diferentes bootloaders:
… mas o Fedora ainda não adotou o systemd-boot como padrão:
Sim, não dá pra confiar na IA do Google. – Por isso, fiz questão de verificar “na lata”.
Fui na Arch Wiki:
Ao migrar para o systemd-boot, deveria aparecer uma subpasta “/EFI/systemd/” – e isto ainda não aconteceu:
Parece que, ao instalar o systemd-bootloader, poderemos colocar os Kernels em qualquer lugar que se queira – em outra partição aleatória, na despensa, ou no armário da cozinha – desde que… tchan tchan tchan… seja criada nesses lugares uma partição “XBOOTLDR”:
Devo ter entendido errado – mas resolvi parar por aí. – Não uso criptografia, e nunca criei nem mesmo uma partição /boot separada.
Os padrões “modernos” ainda precisam comer muito feijão, antes de me convencerem a complicar minha vida, para… (supostamente) simplificar.
Costumo ter (até) 12 distros instaladas em dualboot / multiboot – 6 em um SSD, e 6 em outro SSD – com 2 partições EFI (1 em cada SSD). – Se um SSD explodir, o outro SSD tem tudo que precisa pra dar boot em 6 distros.
Todos os Kernels ficam dentro da pasta /boot, na partição-raiz de cada distro.
Enfim, já conheço o suficiente, do Grub (seja Grub1, Grub2, ou Grub2-BLS), para que tudo funcione muito bem – inclusive, as distros “não-SystemD”. – Resta ver qual vantagem poderia me interessar, ao ponto de eu complicar minha vida para simplificar:
- “mais moderno”

- mais seguro (?)
- mais simples (??)
- mais rápido
Bom, eu atualizo minhas distros 1 vez por semana, em geral aos Domingos. – Isso leva umas 2 horas – a menos que eu encontre alguma diversão, e fique mais tempo brincando.
Cada distro que recebe um Kernel novo e remove um Kernel antigo, gasta +/-3 segundos atualizando seu próprio Grub – pois não precisam detectar as outras.
No final, o Grub do openSUSE gasta uns 30 segundos para detectar as modificações de Kernel que ocorreram nas outras 11 distros:
Fedora
# date; time grub2-mkconfig -o /boot/grub2/grub.cfg; date
Sun 22 Mar 18:51:12 -03 2026
Generating grub configuration file ...
Found linux image: /boot/vmlinuz-6.19.8-200.fc43.x86_64
Found initrd image: /boot/initramfs-6.19.8-200.fc43.x86_64.img
Found linux image: /boot/vmlinuz-6.18.16-200.fc43.x86_64
Found initrd image: /boot/initramfs-6.18.16-200.fc43.x86_64.img
Found linux image: /boot/vmlinuz-6.18.13-200.fc43.x86_64
Found initrd image: /boot/initramfs-6.18.13-200.fc43.x86_64.img
Found linux image: /boot/vmlinuz-0-rescue-163e33fb611946fd998c9750b0d09e04
Found initrd image: /boot/initramfs-0-rescue-163e33fb611946fd998c9750b0d09e04.img
Adding boot menu entry for UEFI Firmware Settings ...
done
real 0m2.366s
user 0m0.608s
sys 0m0.806s
Sun 22 Mar 18:51:15 -03 2026
openSUSE
# bash update_Grub.sh
cp theme.txt /boot/grub2/themes/openSUSE/
cp grub /etc/default/grub
Sun 22 Mar 19:34:01 -03 2026
Generating grub configuration file ...
Found theme: /boot/grub2/themes/openSUSE/theme.txt
Found linux image: /boot/vmlinuz-6.19.8-1-default
Found initrd image: /boot/initrd-6.19.8-1-default
Found linux image: /boot/vmlinuz-6.19.5-2-default
Found initrd image: /boot/initrd-6.19.5-2-default
Found linux image: /boot/vmlinuz-6.19.3-1-default
Found initrd image: /boot/initrd-6.19.3-1-default
Warning: os-prober will be executed to detect other bootable partitions.
Its output will be used to detect bootable binaries on them and create new boot entries.
1504.642224 | DM multipath kernel driver not loaded
Found Arch Linux (rolling) on /dev/sda3
Found Debian GNU/Linux forky/sid on /dev/sda4
Found Fedora Linux 43 (KDE Plasma Desktop Edition) on /dev/sda5
Found PCLinuxOS on /dev/sda6
Found PCLinuxOS on /dev/sda7
Found Mageia 10 (10) on /dev/sdb1
Found Ubuntu 24.04.4 LTS (24.04) on /dev/sdb2
Found Void Linux on /dev/sdb3
Found Linux Mint 22.3 Zena (22.3) on /dev/sdb4
Found PCLinuxOS on /dev/sdb5
Found MX 25.1 Infinity (25.1) on /dev/sdb6
Adding boot menu entry for UEFI Firmware Settings ...
done
real 0m29.723s
user 0m10.013s
sys 0m17.482s
Sun 22 Mar 19:34:31 -03 2026
Tudo junto, daria +/- 1 minuto, dentro das 2 horas que dedico às minhas atualizações semanais. – Mas vamos dizer que totalizasse 10 minutos, com muito exagero. – Qual a vantagem de complicar minha vida, gastar horas e horas lendo, estudando, resolvendo problemas… para reduzir esse tempo, que já é mínimo?
Quanto ao tempo de boot, pior ainda. – Às vezes, passo 1 semana sem reiniciar o computador. – Mas, mesmo que eu reiniciasse o computador, 10 vezes por dia?
Considerando o tempo médio de boot das várias distros, eis o que eu economizaria – se reduzisse esse tempo a zero segundos:
openSUSE Tumbleweed 34‘‘
Arch Linux 19‘‘
Debian testing 20‘‘
Fedora 37‘‘
PCLinuxOS (2) 23‘‘
PCLinuxOS (1) 29‘‘
Mageia Caultron 19‘‘
Kubuntu LTS 40‘‘
Void Linux 13‘‘
Linux Mint 14‘‘
PCLinuxOS (3) 21‘‘
MX Linux 25 17‘‘
Para reduzir esses tempos, bastaria trocar meus SSDs Sata3 por NVMe.
Que tal, “remover o Grub”? – Acho que eu gastaria um tempo enorme, lendo, estudando, reaprendendo, solucionando problemas e reconstruindo todo o meu “Menu de Inicialização”.
Agradeço a dica, que me levou a descobrir várias coisas interessantes sobre BLS, Grub, systemd-boot e rEFInd.
Quanto ao resto, não se preocupe. – São apenas pensamentos que me ocorrem, há vários anos – pois desde 2016, volta e meio analiso as possíveis alternativas ao Grub.
Agora, analisei mais uma vez – e ainda não vi vantagens em mudar – e começar tudo de novo, com algum “não-Grub”.
Paz e bem a todos!