Se eu fizer Backup com TimeShift posso passar para outro computador?

Queria passar os programas para meu notebook, usava o clonezilla mas essa ‘solução’ parece mais interessante.

Creio que não. Programas de backup costumam focar apenas nos arquivos que mudaram desde o último uso para o diminuir espaço em disco.

Para isso funcionar você teria que fazer um backup completo do disco que a esse ponto dá no mesmo que o Clonezilla.

1 curtida

Sim, que eu saiba o TimeShift tem função de clonagem desde 2014. Como exatamente funciona não sei, sei que foi implementado mas é um clone total mesmo, não só especificamente programas.

1 curtida

Se vc está pensando em salvar backup de um computador, e depois, no outro computador reverter o backup do primeiro, quase certamente enfrentará problemas. Basicamente eu já vejo que o /etc/fstab estará errado e já vai entrar no modo de manutenção root. Só fazendo mesmo pra saber o que acontece, mas possivelmente seja contornável com algum esforço.

Se vc está pensando duplicar a instalação, então vai ter mais problemas ainda pois no outro computador não terá configurado o booloader, particionamento, fstab. Vai ficar mais fácil fazer um transplante de sistema da maneira manual usando o tar, pois vai ter que fazer um monte de coisa por linha de comando e o timeshift iria complicar o procedimento.

2 curtidas