Eu não sou um usuário avançado de Linux, eu só uso porque gosto da ideia de um sistema leve feito em C e totalmente opensource. Eu diria que eu sei o suficiente pra me virar em tarefas simples e rotineiras, mas não em tarefas como descobrir porque TODA E QUALQUER COISA GRAFICA DO SISTEMA, INCLUINDO A PRÓPRIA INTERFACE, TRAVA A CADA 15 MINUTOS ou porque NENHUM NAVEGADOR CARREGA NENHUMA PÁGINA SENDO QUE ONTEM TAVA TUDO BEM. EU NÃO INSTALEI NADA DE MAIS ALÉM DE ATUALIZAÇÕES AAAAAAAAAAAAA
Enfim, o Dio fala muito bem do pop e realmente parece ser uma distro incrível, mas eu tô achando que é melhor voltar pro ubuntu e aceitar a minha ignorância sobre Linux
O que acham? A versão lts do ubuntu realmente é menos propícia a ter erros em comparação a versão lts do pop? Tem alguma coisa no pop que realmente vale a pena ter estresse pra continuar usando? Qual o sabor de sorvete preferido de vocês? Por favor, respondam-me u_u
Então, tudo o que eu sei sobre esse sistema é que ele é o pai de muitas distros e tem muitas delas baseadas nessa. Pelo que eu entendo, ele é, pro mundo Linux, o que Halo foi pro mundo dos jogos de tiro em primeira pessoa: uma base. E eu não sei se tô atrás de algo tão básico
Me corrija nos meus erros porque eu num sei muita coisa sobre
Se você acha que um sistema é muito avançado para você eu recomendaria você ir para um sistema pré construído tipo o Debian, ubuntu, pop!os que você vai achar muito tutorial sobre e utilizar uma máquina virtual para rodar o sistema avançado que você deseja para ir pegando as práticas nele sem ter risco de danificar o seu sistema pessoal
Como o pessoal já está sugerindo distros, vou focar em outros pontos do seu texto.
Em tese, você não precisa atualizar de versão se não quiser. Se as atualizações constantes são um ponto de estresse para você, sugiro pegar uma LTS e somente atualizar quando sair a próxima LTS, ou quando o suporte chegar próximo do fim.
Muitas vezes ficamos neste medo de estar perdendo algo por não estar na última versão de algo, mas, se seu sistema está te atendendo, para que trocar?
Cada conjunto de hardware se comporta de um jeito, o Dio está usando o Pop há tempos sem problemas, enquanto eu estou usando há alguns meses e já tive vários problemas.
Minha sugestão é não tomar a experiência dos outros como algo definitivo. Ouça, pondere e faça seus testes para chegar em suas próprias conclusões.
Complementando: mesmo que você decida trocar de versão a cada 6 meses (por exemplo, caso use Ubuntu e queira usar as point releases), não há porque reinstalar o sistema. Basta atualizar para a próxima versão.
Algumas pessoas recomendam reinstalar o sistema, mas isso não é necessário.
Pelo o que eu entendi, você formata seu computador a cada 6 meses porque o sistema operacional dá problema, não é? Por que se for por causa do ciclo de vida da distro, fique sabendo que você não precisa reinstalar o sistema a cada 6 meses. De qualquer forma, até mesmo as versões não-LTS do *ubuntu, tem suporte por 9 meses…
Em tese, o Pop!_OS deveria ser tão estável quando o *ubuntu LTS, mas nunca usei o Pop!_OS, então não posso opinar.
Não sei qual é o seu uso de uma distribuição, mas creio que a versão LTS de uma distribuição tradicional seria o ideal para você. Minhas recomendações:
Linux Mint
MX Linux (se você não se importar com o mau gosto dos mantenedores no visual da distro. A propósito, é esta que eu uso )
Mageia (quando lançar a versão 9, a versão 8 já é meio velhinha)
Se você quiser se aventurar nas distribuições rolling release:
openSUSE Tumbleweed
Solus (confesso que nunca usei essa, mas é sempre citada como uma das distros rolling release mais estáveis ao lado do openSUSE Tumbleweed)
Você está tendo problemas técnicos que precisam ser investigados separadamente. De qualquer forma, quando você formata seu computador, caso você tenha uma partição /home separada (que é preservada durante uma formatação), lembre-se de deletar os arquivos e pasta ocultos (aqueles que cujo nome começam com ponto, como .config e .bashrc), caso contrário esses arquivos e pastas (que contém arquivos de configuração) podem bagunçar com o novo sistema operacional que está sendo instalado.
Apropósito, fique sabendo que, no *ubuntu, o Firefox e o Google Chrome são distribuídos via snap, o que irrita muita gente, eu incluso…
Eu não sei se você entendeu.
Atualizar de 20.04 para 20.10… é totalmente desnecessário, se você estiver usando uma flavor do Ubuntu você pode ficar ate 10 anos sem mudar a versão do sistema, ficar 10 anos com 20.04.
Eu fiquei no 16.04 por 5 anos.
Agora aquelas atualização do sistema operacional, as cotidianas, essas tem que atualizar.
Sim, uma vez que o pop atualiza kernel, driver de vídeo e outras coisas de maneira independente do ubuntu. Na minha visão, tem potencial pra tirar a coesão e previsibilidade do conjunto da obra.
Único diferencial real que conheço é a interface.
Para aqueles que, como eu, não gostam de surpresas, resolver problemas que não existiam até ontem e simplesmente estão a fim de usar o computador e pronto; eu sugiro o Debian mesmo. No mais, o Debian pode ser instalado só com uma tela preta ou uma interface completa. Se quiser dar uma olhada, aqui estão as live-isos já com firmware proprietário para conhecer: https://cdimage.debian.org/cdimage/unofficial/non-free/cd-including-firmware/11.5.0-live+nonfree/amd64/iso-hybrid/
O Debian 11 vai ter manutenção de segurança até junho de 2026, em tese e sendo do interesse, pode-se ficar até lá sem precisar reinstalar seu sistema.
o pessoal já deu um monte de dicas ótimas, o jeito é experimentar. Na minha visão, mais ou menos temos esses grupos, do mais para o menos estável, onde é viável usar o OS no dia a dia para um espectro grande de usuários:
RHEL (e derivados 100% ABI compatíveis), SUSE enterprise e Debian stable
Cent OS, openSUSE Leap, Ubuntu LTS, outras LTSs por ai
Ubuntu “normal”, PopOS, etc
openSUSE Tumbleweed, Fedora, etc
Eu acredito que o que você busca, provavelmente é algo das 2 primeiras categorias. Na primeira por exemplo, você definitivamente vai ter paz por uns 6 anos tranquilamente. De resto… Novas funcionalidades não são imprescindíveis, o que é realmente imprescindível são atualizações de segurança. Esse tipo de atualização afeta muito menos a estabilidade.