Script para substituição de arquivo

Oi pessoal! Tenho um pequeno problema com o Opera. O arquivo padrão “libffmpeg.so” (pasta: /usr/lib/x86_64-linux-gnu/opera) dele não permite que videos de twitter, instagram, whatsapp sejam reproduzidos. Preciso sempre substitui-lo por um de mesmo nome mas outra versão de tamanho maior. Isso sempre precisa ser feito quando o Opera atualiza.

Gostaria, portanto, de criar um script que fizesse essa substituição sempre que eu acessasse o Opera, de forma automática. Deixaria o arquivo substituidor numa outra pasta e o script pegaria ele e substituiria o arquivo original do Opera. Ainda não entendo nada de script. Podem me ajudar?

1 curtida

Simples:

#!/usr/bin/env bash

FFMPEG_do_Opera="/usr/lib/x86_64-linux-gnu/opera/libffmpeg.so"
FFMPEG_substituto="/caminho/para/o/seu/libffmpeg.so"

# Verifica se o  FFMPEG não é um link
[ ! -L "${FFMPEG_do_Opera}"
  # Se não for, apaga o FFMPEG do Opera
  rm "${FFMPEG_do_Opera}" 
  # cria um link para o seu FFMPEG
  ln -s "${FFMPEG_substituto}" "${FFMPEG_do_Opera}" 
}

# Espera 1 min, útil se quiser deixar no automático
sleep 60

Basta substituir /caminho/para/o/seu/libffmpeg.so pelo caminho completa do seu arquivo, criar o link é só pra evitar um uso desnecessário de memória

Amigo, muito obrigado pela resposta, mas eu mesmo esqueci de fazer algumas perguntas extras (sou meio iniciante rs):

  1. Eu crio esse arquivo num editor de texto, certo?
  2. qual o nome eu dou a ele? qual extensão?
  3. onde eu o salvo?
  4. ou tudo isso eu coloco no arquivo opera.desktop?
1 curtida

Na mosca

O que você quiser desde que não tenha espaço ou os caracteres '[]{}$%&|#@!", um exemplo seria corrige-opera

Geralmente na pasta /usr/bin no geral rode um:

sudo chmod +x /usr/bin/corrige-opera

antes de executar pela primeira vez, isso serve pro linux entender que é pra executar como se fosse um programa, você usa assim:

sudo corrige-opera

Chato isso! Entendo seu problema, quando eu usava o Opera desmarcava a atualização automatica e só fazia dps de um tempo porq toda vez q atualizava eu precisava colocar a libffmpeg que suporta H.264 (Codec de Vídeo). O q vc quer é q toda vez q vc abrir o Opera ele substitua o arquivo por o que suporta os videos certo? Se for isso, o que eu faria (caso ainda usasse o Opera) seria criar um script que toda que q eu abrir o Opera ele iria verificar se o arquivo libffmpeg é o mesmo que coloquei e caso n fosse só aí copiaria o arquivo. Do jeito q vc falou vc quer q sempre q abrir ele copie sobrescrevendo o arquivo. N acho elegante essa solução. Eu faria da forma q falei! Um Scrip pra verificar se o arquivo é o mesmo ou n e só dps efetuar a substituição. A solução proposta pelo @Natanael.755 faz justamente isso!

É basicamente isso que eu propus

1 curtida

Foi msm! kk. Vi seu script.

Blz!! Vou testar aqui! Obrigadão!!