Script de pós instalação do Xubuntu Core com layouts adicionais

Como a maioria dos usuários aqui já sabem, eu vou encerrar o RaDiX em dezembro, quando expira o domínio do site.

Com isso, muitas pessoas me procuraram no particular pra pedir um tutorial de como customizar o Xubuntu para que ele fique com o mesmo visual do RaDiX, desse modo, eu pretendo lançar um script de pós instalação que pode ser rodado em qualquer versão do Xubuntu, porém, com foco no Xubuntu Core, possibilitando esse resultado visual que a galera tanto me pediu…

Mas, além do visual padrão do RaDiX, eu pretendo incluir outros layouts, como Unity, Windows, e outros mais, que poderão ser setados através do XFPanel Switch.

Como é um lance que dá um certo trabalho pra fazer, gostaria de formalizar aqui a participação da comunidade, por favor, participe da pesquisa.

Sugestões serão muito bem vindas.

• Eu quero
  • Não tenho interesse

0 votantes

6 Curtidas

Acho o visual do radix interessante e como tenho vontade de testar o xububtu, será bem vindo sim

3 Curtidas

Acho o visual do RaDiX sensacional! O melhor “xfce experience” do linux. Usaria com certeza!

3 Curtidas

Apesar de praticamente não usar xfce, tenho que admitir que a sua personalização ficou excepcional! Claro que gostaria de ter.

2 Curtidas

Eu sou suspeito pra falar. Já uso á algum tempo o RaDiX e gosto muito. O XFCE é uma interface que gosto.

2 Curtidas

Mano, tu conseguiu deixar o XFCE do RaDiX sensacional, então sim, quero um script :slight_smile:

3 Curtidas

Fala @rauldipeas tudo beleza? Eu gostaria de ver um script desses só para poder ficar lendo o código e aprender um monte de coisas novas. :slight_smile:

Mas como não sou usuário de XFCE e imagino o trampo que dá para fazer uma coisa dessas, dei um voto sincero. Parabéns por ter criado algo que certamente será lembrado por muito tempo.

:vulcan_salute:

3 Curtidas

Aprender, sempre é válido, eu vivo baixando scripts dos outros pra aprender coisas.

Dá uma chance pro rato, ele é legal…hehe

3 Curtidas

Já dei várias chances… meu perfil de usuário é “instalar, atualizar, usar” - eu gosto de ligar o computador e simplesmente usar, já não tenho paciência para ficar customizando e tunando.

De todos os relatos que eu já vi elogiando o XFCE, todos sem exceção tinham um monte de customizações - ninguém usava “vanilla”.

Eu uso o Gnome do Pop!OS que é o mais próximo do que eu espero em termos de ambiente desktop, minha única “customização” é que agora estou usando dois monitores para trabalhar e por isso estou instalando duas extensões do Gnome Shell que ajudam bastante.

:vulcan_salute:

Um lance que a galera não fala por aí é que o XFCE não é para iniciantes e não me entenda mal, não estou medindo o seu conhecimento e a sua habilidade com Linux…

O que estou querendo dizer é que o XFCE não é pra quem espera algo out-of-the-box, definitivamente, faltam muitos recursos úteis de forma nativa nele e a seleção de temas que as distribuições oferecem, sempre são ruins, salvo raríssimas exceções.

Eu já tenho todas as minhas customizações favoritas na manga e sempre que caio no XFCE eu uso elas, por padrão, não tem como usar ele vanilla.

Sobre customizar, realmente é algo que enche o saco, eu também não tenho paciência pra isso, mas usar um desktop com um layout ou tema que não me agrada, me deixa irritado a ponto de eu não conseguir fazer nada, então, mesmo sendo desagradável, pra mim é um must have.

5 Curtidas

Uma distribuição com XFCE que tem quase tudo que eu uso de customização é o Ubuntu Studio, ele vem com o tema Materia, ícones Papirus, entre outras ferramentas que eu uso diariamente…

Mas eu acho que eles exageram um pouco na seleção de programas, vem muita coisa em duplicidade, por isso, prefiro partir de uma instalação mínima do Ubuntu Desktop e daí instalar uma sessão adicional do XFCE nele.

2 Curtidas

Xfce é top! A DE com melhor relação desempenho, customização, estabilidade e intuitividade.

4 Curtidas

Tem como rodar esse script no Arch ou qualquer outra distro?

1 Curtida

Uma pena o projeto RadiX acabar, pode ir mais longe, enfim apesar de usar um Arch tenho lembranças muito boas da minha época com o RadiX.

1 Curtida

Infelizmente não tenho como fazer um script universal, só vai funcionar no Xubuntu Core.

Infelizmente, sem apoio da comunidade, nenhum projeto sobrevive e por diversos motivos que eu já justifiquei em outros tópicos, a comunidade brasileira não está interessada em apoiar nenhum tipo de projeto com esse perfil.

Um projeto desse tipo não se sustenta sozinho.

4 Curtidas

Uma sugestão seria disponibilizar um link para baixar a iso via torrent, outra coisa é que distros baseadas em Debian/Ubuntu estão saturadas uma base Arch/Void/GoboLinux/SlackWare pode se sair bem, principalmente se for possível realizar uma fácil instalação, é uma demanda pouco atendida ainda; enfim boa sorte na sua jornada!

Eu disponibilizei em torrent uma época, não muda em nada o sucesso do projeto.

Sobre a base, não faz sentido atender à um nicho dentro do nicho, pouco se fala de conteúdo não Debian/Ubuntu por aí.

4 Curtidas

Bom, por conta da baixa demanda de usuários interessados que se manifestaram nesse tópico, pra eu não ficar fritando nisso sem necessidade, dei uma melhorada no meu script de pós instalação do Ubuntu e deixo aqui disponível pra quem estiver interessado…

Mas só pra reforçar o que já falei em outros tópicos, não é necessário rodar o script inteiro, quem estiver interessado apenas no aspecto visual, pode rodar só os comandos relacionados ao XFCE.

Nesse repositório constam todos os arquivos necessários pra chegar no resultado visual que eu propus nesse tópico, são 4 layouts pro XFCE, Cupertino(macOS), Superbar(Windows), Half-Unity(Unity) e SLBR(layout próprio).

Qualquer dúvida é só postar aqui, estou à disposição.

8 Curtidas