Screen Tearing na intel somente ao usar o proton

boa tarde a todos. to com um problema de screen tearing na intel hd 620 so que so acontece em jogos que usam o steam proton em jogos nativos por exemplo a versao linux do Euro truck simulator 2 isso nao ocorre. ate achei um tutorial na internet de adicionar um arquivo a pasta /etc/Xorg porem sem resultado alguem ja passou pelo mesmo problema?

O tearing acontece até com o v-sync ativado ?

sim ate em jogos antigos tipo gta san andreas

quase todas as distros que testei isso ocorre opensuse fedora manjaro. so no ubuntu que isso nao ocorre

Também sou usuário de notebook com uma Intel HD Graphics 620. No passado também tive problemas com screen tearing e até postei um relato sobre isso com solução.

Em novas atualizações do *ubuntu 20.04, não precisei fazer qualquer correção, o próprio sistema vem perfeito. Parece que com você foi a mesma coisa, não teve problemas com o *ubuntu.

Então, nas outras distros, faça o que sugeri:

Opa valeu eu to instalando o ubuntu 20.10 aqui pra testar se e bug nas distro se no ubuntu correr tudo bemvou testar sua dica no opensuse pq apaixonei naquela distro kkkkk

Massa. Só um toque porque não sei o quanto você conhece do *ubuntu.

O *ubuntu 20.10 não é LTS, isso significa que ele terá poucos meses de suporte, como você pode ver aqui. Essas versões não-LTS são mais para testar as novidades, para o seu dia a dia é recomendável usar as versões LTS, a última é a 20.04.

Então eu testei aqui o ubuntu 20.10 rodou de boa sem screen tearing agora partir pro teste no opensuse. Respondendo conheço sim o ubuntu as vezes até demais sempre rodo pelas distro mais no fim volto pra ele que foi onde conheci o Linux no 16.04 mais sei lá acho ele meio fácil kkkk aí procuro novos desafios

bom instalei o opensuse com o gnome que ja vem padrao com wayland o screen tearing diminiu bastante mais ainda ocorre. e nao sei se e screen tearing pq a tela nao parte em 2 em movimentos bruscos. mais e como se a imagem desse leves replays de segundos. exemplo no ets passei por 1 sinal verde ele meio que volta pra tras denovo e eu vejo o sinal verde novamente logo em seguida ele volta a posiçao la na frente longe do sinal e coisa de milesegundos

por isso nao sei se e proton ou alguma lib do wine pq no propio wine roda de boa so no proton que nao. nao faço a minima idade do que seja