Screen Tearing é algo comum no linux e suas distribuições?

Eu uso linux há algum tempo e ultimamente uso o Xubuntu. O que vem me incomodando um pouco é o screen tearing que estou observado em diversas aplicações: vendo vídeos no youtube, no vlc, jogando no ppsspp, no retroarch, jogos da steam, etc. Ele acontece alguns centímetros no canto inferior da tela sempre que a cena tem muita ação. Quando o vídeo ou o jogo fica estático não acontece. Alguém sabe o que causa isso? Antes eu usava o linux mint com xfce e com cinnamon e acontecia o mesmo.

Qual o seu hadware? Já tentou desativar o compositor do seu gerenciador de janelas?
É só escolher a primeira opção (“Ajuste do gerenciador de janelas”)

Depois escolher compositor a aba compositor

e desabilitar a opção Habilitar compositor de tela

1 curtida

Valeu, diminuiu bastante o screen tearing. Você sabe por que causa isso o compositor de janelas? No linux mint também acontecia isso.

1 curtida

Qual o seu hardware?

1 curtida

É um notebook da positivo.
CPU: Intel Celeron N3010 1GHZ
GPU: Intel HD graphics 400
4 GB de RAM
HD 500 GB

Tenho quase certeza que o culpado seja a onboard Intel que estava dando conflito com os compositores de janela, só não sei se afeta todas as interfaces sei que algo comum de acontecer no XFCE, mas não sabia que o Cinnamon também era afetado

1 curtida

Isso é algo bem comum e recorrente no XFCE. A melhor solução é instalar o Compton e usá-lo como compositor de janelas no lugar do compositor do XFCE.

1 - Desabilite totalmente o compositor de janelas do XFCE.

2 - “sudo apt install compton”

3 - “compton -b”

4 - Adicione uma entrada com o comando “compton” nos programas iniciados com o sistema.

Pra mim isso remove 100% do tearing em qualquer distro com XFCE.

3 curtidas

Acredito que ele se referiu ao Mint com XFCE.

É isso mesmo @Vinicius?

2 curtidas

Nesses prints que tu mandou tem essa opção desmarcada “Sincronizar desenho ao branco vertical”. Isso é o V-Sync do XFCE que reduz bastante o Tearing, mas não completamente.

A única forma que eu conheço de remover o tearing completamente é usando o compton, como falei anteriormente.

2 curtidas

Tanto no xfce quanto no cinnamon do linux mint 19 acontecia também.

1 curtida

Como que eu faço o passo 4?
Eu re-habilito o compositor depois do passo 4?

Procure pelo menu a opção Sessão e Inicialização

Depois escolha a opção Inicio automático de aplicativos

E depois escolha +Adicionar e deixe assim
compton

Selecione ok e encerre a sessão e logue novamente

2 curtidas

Funcionou. Obrigado @Keviny. Ai eu deixou o compositor desligado lá nas configurações né? O compton funciona independentemente agora que inicia com o sistema né? As animações ficaram bem leves agora.

2 curtidas

É isso mesmo graças ao conselho do @Jedi_Fonseca, me lembrei que dava para ativar os efeitos sem o Compositor padrão do XFCE

2 curtidas

Eu diria que é comum com Xorg, porém contornável em qualquer DE…

2 curtidas

Eu resolvi o tearing ativando a opção TearFree do driver intel do Xorg.

1 curtida

De fato, algumas mais e outras menos a ponto de ser imperceptível. Felizmente, pelos meus testes com Wayland, com o tempo isso vai desaparecer. Vamos esperar até que o Wayland substitua de vez o Xorg.

1 curtida

ou até que nvidia suporte completamente wayland…

1 curtida