Ola a todos!
Bom eu tenho um problema bem simples com o uso de uma função da minha mobo que coloca meus HDs internos ou externos ligados direto no SATA com ejeção rápida(como se fosse um pendrive), mas essa função só esta funcionando no windows de maneira correta enquanto nas distros se quer os discos aparecem quando ligo eles nos cabo SATA, existe alguma maneira disso funcionar ou não tem como?
Agradeço desde ja!
SATA Hotplug. Pelas pesquisas que eu fiz, esta tecnologia ainda esta em desenvolvimento no mundo Linux. Tem como fazer funcionar e também fazer hot swap, desconectar e etc… Mas vai depender da Distro. Por exemplo, um user do Manjaro instalou 2 packs: sg3_utils
do repositorio do Manjaro e o scsiadd
do repositorio do AUR. Depois ele precisou executar comandos tais quais:
Com o HD conectado ao hotplug:
sudo echo 0 0 0 | tee /sys/class/scsi_host/host*/scan
Então ele deu o exemplo de output dele:
[3:0:0:0] disk ATA Samsung SSD 840 DB6Q /dev/sdc
Ou seja, no caso dele, para ativar ele teve de usar o comando:
scsiadd -a 3 00 00 00
Ele pegou o output [3:0:0:0]
e passou para o scsiadd 3 00 00 00
com a flag -a(deve ser added) no caso do scsiadd.
Para retirar ou desliga o computador ou faz como ele fez:
1st usa o comando de “desmontar” do sistema, acredito que pode ser feito via GUI com o botão direito do mouse no HD específico e depois aquele mesmo comando no scsi mas com a flag -r(deve ser remove) no caso do scsiadd, ficando assim:
scsiadd -r 3 00 00 00
;
Então vai depender do Sistema Operacional eu acredito. Teve users que tiveram de, além de ativar o hotplug no BIOS, tiveram de ativar cada conector hotplug 1 a 1.
Como é uma tecnologia em desenvolvimento no mundo Linux acredito que com o tempo ela ficara melhor funcional.
Por curiosidade…
Esse script automatizaria isso ? A very simple script that can be used to hot-swap an SATA device running in AHCI mode on Linux. · GitHub
Sera q seria uma boa usar ou nem?
Opa, parece que funciona sim este script, só vai precisar pegar o nome do disco para colocar no lugar de dev
e certificar que o seu computador está operando em AHCI mode. Lá no BIOS que conseguimos verificar. Podemos tentar juntos usar este script
Ja setei o HotPlug nos SATAs
Tenho so esse resultado
ruan@Linux-PC:~/Downloads$ ./hotswap.sh
Invalid device.
ruan@Linux-PC:~/Downloads$ sudo ./hotswap.sh
[sudo] senha para ruan:
Invalid device.
ruan@Linux-PC:~/Downloads$ sudo ./hotswap.sh /dev/sdb
Invalid device.
ruan@Linux-PC:~/Downloads$
Entendo. Mas você chegou a orientar o .sh com o nome do seu device, dispositivo?
Lá no sh ele precisa pegar o nome do seu disposivo para gravar na variavel $device. Por exemplo:
device=/dev/$1
então vamos supor que o seu dispositivo chame -se sdj então no .sh você vai colocar o device=/sdj/$1
, mas precisamos saber o nome do dispositivo. E o sistema esta operando em AHCI né?
Este script ainda está em desenvolvimento, talvez o desenvolvedor possa automatizar este procedimento de achar o nome dos hdds externos e gravar nesta variavel no futuro.
Esta operando em AHCI, e pq eu uso um SSD e UEFI no mesmo espaço…
mas parece q nem reconhece direito
sudo echo 0 0 0 | tee /sys/class/scsi_host/host*/scan
tee: /sys/class/scsi_host/host0/scan: Permissão negada
tee: /sys/class/scsi_host/host1/scan: Permissão negada
tee: /sys/class/scsi_host/host2/scan: Permissão negada
tee: /sys/class/scsi_host/host3/scan: Permissão negada
tee: /sys/class/scsi_host/host4/scan: Permissão negada
tee: /sys/class/scsi_host/host5/scan: Permissão negada
tee: /sys/class/scsi_host/host6/scan: Permissão negada
0 0 0
e no dmesg -w nem desconectando e conectando ele entra… Pelo visto o melhor e desligar a maquina e usar manualmente kkkkkk
Este tópico foi fechado automaticamente 3 dias depois da última resposta. Novas respostas não são mais permitidas.