Eu vou trocar o HD por um SSD de 500 GB e também aumentar a memória, gostaria de usar o Blender nele e também alguns jogos que o note consiga rodar, eu gostaria de saber qual a melhor distro para instalar nesse HD novo.
Bro, qualquer distro vai rodar bem neste notebook.
A pergunta “qual distro é melhor para meu notebook” é algo muito relativo e só você poderá responder.
Pense comigo: você daria o poder de escolha de seu carro para desconhecidos?
Leve esse exemplo para: você daria o poder de escolha de sua distro pessoal para desconhecidos?
Uma sugestão é você pesquisar distros em cima de um objetivo, como: distros leves, distros mais bonita… e daí pegar a lista, baixa as isos e vai testando; ou acessa o canal do Prof.Juliano Ramos ou até mesmo o do Diolinux e procura as reviews… o que te agradar, você usa!
Eu utilizo exatamente este computador com a mesma configuração e eu uso o linux mint 19.3
cinnamon roda super de boa
E ainda programo com ele só precisa de um ssd e mais memoria ram mas fora isso ta super de boa
OBS: ele tem entra de ssd m.2 pcie só que tem que desmontar o pc para colocar
Só um detalhe: pra rodar bem o Blender, precisa de placa de vídeo dedicada. Não sei se esse modelo tem, se não tiver, vai ficar difícil. O Blender é ainda mais sofisticado que o After Effects, que já puxa muito na parte gráfica, ok?
Tomara que consiga usar nesse teu hardware, as vezes que tentei usando driver intel-mesa, mal conseguia carregar o programa… mas ele pelo menos abria, o DaVinci Resolve não abre se não tiver placa off-board, nem tentei instalar
Segue a opinião de alguém que possui uma máquina bem parecida com a sua.
Como os colegas aqui disseram, qualquer distro vai rodar legal no seu notebook. A questão é: pra que vc vai usar?
Eu de você, instalaria duas distros em partições diferentes (pode reservar seu Windows 10 numa terceira se desejar) e faria assim:
1 - para uso do dia a dia como navegar na internet moderadamente, vídeos, música e mídias em geral: Manjaro Gnome que oferece uma fluidez ímpar. Pode considerar também o Kubuntu, KDE Neon e o Elementary OS.
2 - para navegar na web num nivel mais hard caso abuse de abas no navegador e/ou use softwares gráficos e de edição multimidia: Manjaro Xfce que é leve e ainda cheio de recursos (fuja do Linux Mint que já inicia o Xfce com quase 700MG de ram, o que acho um absurdo pra essa DE). Vale também considerar o Lubuntu.
O Manjaro sempre acho boa pedida, pois poupa mais RAM por deixar pré-ativado menos recursos de segundo plano por padrão. Ah, e é rolling release, isso significa que tem atualização contínua.
Ademais, poderia indicar mais um monte fora do Manjaro… O Debian por exemplo, isso se vc não se importar em ter os aplicativos menos atuais, preferindo estabilidade nível rocha.
Ué… será que vária de máquina?
Assim que saiu o Mint 20, fui lá, instalei correndo… qdo iniciou e conferi o monitor de sistema, levei um susto tão grande que reiniciei na hora pra formatar kkkkkk
Se prefere estabilidade, então manda um Debian com Xfce ou LXQt… prefira instalação mínima, mas lembre-se de usar só repositórios oficiais… assim vc nunca irá quebrar o sistema.
P.s.: mesmo brincando de instala e desinstala no Manjaro, nunca tive problemas… se quiser arriscar, acho q tbm não irá se decepcionar.
instalei o Manjaro XFCE anteontem no SSD novo que eu comprei e já parece um novo notebook, estou impressionado!!
Blender e Steam instalados com uma facilidade incrível
Eu só preciso instalar agora um mouse 3d da 3D Connexion que eu tenho para usar com o Blender, vou abrir um outro tópico aqui no grupo para ver se alguém sabe como fazer