Samsung E30 - Qual melhor distro Linux?

Eu tenho um note da Samsung, modelo Essentials E30 (NP350XAA-KF3BR)

• Windows 10 Home
  • Processador
  • Intel® Core™ i3 Processor 7020U (2.30 GHz, 3 MB L3 Cache)
  • Placa de Vídeo
  • Intel® HD Graphics 620 (Compartilhada)
  • Tela
  • 15.6" Full HD LED (1920 x 1080) antirreflexiva
  • Memória
  • 4 GB DDR4
  • Armazenamento
  • 1 TB (HDD)

Eu vou trocar o HD por um SSD de 500 GB e também aumentar a memória, gostaria de usar o Blender nele e também alguns jogos que o note consiga rodar, eu gostaria de saber qual a melhor distro para instalar nesse HD novo.

Bem vindo ao fórum @Guarinon

Essa é uma pergunta que somente você pode responder, com esse hardware pode testar as que lhe chamarem atenção.

Segue vídeo para reflexão:

2 curtidas

Bro, qualquer distro vai rodar bem neste notebook.
A pergunta “qual distro é melhor para meu notebook” é algo muito relativo e só você poderá responder.

Pense comigo: você daria o poder de escolha de seu carro para desconhecidos?
Leve esse exemplo para: você daria o poder de escolha de sua distro pessoal para desconhecidos?

Uma sugestão é você pesquisar distros em cima de um objetivo, como: distros leves, distros mais bonita… e daí pegar a lista, baixa as isos e vai testando; ou acessa o canal do Prof.Juliano Ramos ou até mesmo o do Diolinux e procura as reviews… o que te agradar, você usa!

2 curtidas

Eu utilizo exatamente este computador com a mesma configuração e eu uso o linux mint 19.3
cinnamon roda super de boa
E ainda programo com ele só precisa de um ssd e mais memoria ram mas fora isso ta super de boa
OBS: ele tem entra de ssd m.2 pcie só que tem que desmontar o pc para colocar

2 curtidas

Só um detalhe: pra rodar bem o Blender, precisa de placa de vídeo dedicada. Não sei se esse modelo tem, se não tiver, vai ficar difícil. O Blender é ainda mais sofisticado que o After Effects, que já puxa muito na parte gráfica, ok?

1 curtida

Vou usar o Blender sim , por enquanto o que eu tenho é esse, vou ter que me virar até quando eu puder comprar um melhor.

Valeu!!

1 curtida

Tomara que consiga usar nesse teu hardware, as vezes que tentei usando driver intel-mesa, mal conseguia carregar o programa… mas ele pelo menos abria, o DaVinci Resolve não abre se não tiver placa off-board, nem tentei instalar

1 curtida

Eu comprei o SSD já, só a memória estou esperando chegar, vou colocar 8 GB

2 curtidas

Segue a opinião de alguém que possui uma máquina bem parecida com a sua.

Como os colegas aqui disseram, qualquer distro vai rodar legal no seu notebook. A questão é: pra que vc vai usar?

Eu de você, instalaria duas distros em partições diferentes (pode reservar seu Windows 10 numa terceira se desejar) e faria assim:

• 1 - para uso do dia a dia como navegar na internet moderadamente, vídeos, música e mídias em geral: Manjaro Gnome que oferece uma fluidez ímpar. Pode considerar também o Kubuntu, KDE Neon e o Elementary OS.
  • 2 - para navegar na web num nivel mais hard caso abuse de abas no navegador e/ou use softwares gráficos e de edição multimidia: Manjaro Xfce que é leve e ainda cheio de recursos (fuja do Linux Mint que já inicia o Xfce com quase 700MG de ram, o que acho um absurdo pra essa DE). Vale também considerar o Lubuntu.

O Manjaro sempre acho boa pedida, pois poupa mais RAM por deixar pré-ativado menos recursos de segundo plano por padrão. Ah, e é rolling release, isso significa que tem atualização contínua.

Ademais, poderia indicar mais um monte fora do Manjaro… O Debian por exemplo, isso se vc não se importar em ter os aplicativos menos atuais, preferindo estabilidade nível rocha.

1 curtida

Poxa, meu Mint XFCE inicia com pouco mais de 400mb kkk.

2 curtidas

Ué… será que vária de máquina?
Assim que saiu o Mint 20, fui lá, instalei correndo… qdo iniciou e conferi o monitor de sistema, levei um susto tão grande que reiniciei na hora pra formatar kkkkkk

1 curtida

Obrigado pela resposta amigo, me ajudou muito

eu prefiro estabilidade mas quero muito usar o Blender, eu sei que o meu note não é nada indicado para isso mas é o que eu tenho no momento

1 curtida

Se prefere estabilidade, então manda um Debian com Xfce ou LXQt… prefira instalação mínima, mas lembre-se de usar só repositórios oficiais… assim vc nunca irá quebrar o sistema.

P.s.: mesmo brincando de instala e desinstala no Manjaro, nunca tive problemas… se quiser arriscar, acho q tbm não irá se decepcionar.

instalei o Manjaro XFCE anteontem no SSD novo que eu comprei e já parece um novo notebook, estou impressionado!!

Blender e Steam instalados com uma facilidade incrível

Eu só preciso instalar agora um mouse 3d da 3D Connexion que eu tenho para usar com o Blender, vou abrir um outro tópico aqui no grupo para ver se alguém sabe como fazer

1 curtida