Sair da Base Debian no pc fraquinho

Sair da base debian no pc fraquin da irmã, qual distro recomendam?
FreeBSD com WindowMaker foi o que mais se saiu bem, mas eu queria colocar Linux nesse pczinho mesmo com uma distro diferente talvez base fedora ou outra por aí

Captura de tela de 2020-10-28 11-08-32

Eu tentaria 3 opções:
Arch com XFCE ou LXQt
Mageia com XFCE
OpenSUSE com XFCE (ou mesmo KDE, depende da CPU, com 2 GB roda)

1 curtida

XFCE roda mal no pczin fraquin, o LXQt roda melhor que o XFCE só que ainda não é o ideal, enquanto o KDE, eu não arrisco não kk

LXDE e WindowMaker são os que mais se dão bem, talvez uma DE bem minimalista?

1 curtida

É aquilo, WM não é para os fracos… então tenta o Arch (ou o ArcoLinux) com LXQt ou LXDE… OpenSUSE não sei se tem como colocar o LXQt (quem pode responder é o @ewertonurias). Mageia eu conheço pouco, apenas testei em VM e achei bem levinha… ah, tem o Q4OS com Trinity (e tem opção para outras DE), mas é base Debian

1 curtida

Minha experiência com PC muito fracos: minha esposa tem um netbook Eee ASUS com 2 GB e um Atom de 32 Bits. Roda Mint 19.3 XFCE bem tranquilo - dá pra ver YT, Netflix (demora um tico pra carregar qq página, mas ela escreve, lê emails, acessa o Drive, usa o zap nele. Ou seja, fica funcional). Mas Skype, Meet e semelhantes nem pensar

1 curtida

LXQt não é opção inclusa no instalador, mas está presente nos repositórios da distribuição.

Neste caso, acredito que seja só escolher “Generic Desktop”, para que o usuário possa instalar a DE desejada posteriormente.

2 curtidas

A maioria das distros para computadores antigos ou limitados são base Debian, excetuando-os nós temos:
Puppy Linux;
Slax;
PCLinuxOS;
Tiny Core;
ALT Linux;
SliTaz;
LinuxConsole;
Entre outras poucas.

Lembrando que a parte gráfica no final das contas é o que mais pesa, então mesmo uma distro tradicional com uma interface leve já pode resolver o problema.
Eu sinceramente testaria o Puppy.

2 curtidas

Eu te recomendo uma instalação bem “temperada” do Arch com Openbox ou BlackBox.

1 curtida

Das interfaces “completas” por exemplo quem menos tem requerido do hardware (RAM mais especificamente) segundo pesquisas do ano passado são nessa ordem:
i3WM
JWM
TRINITY/TDE

Enlightenment também é uma boa opção.

Se você instalar projetos antigos e exóticos como o próprio Window Maker, AfterSteps, Equinox, IceWM, etc ficará ainda mais leve.

1 curtida

O Trinity também dá para instalar no OpenSuse no pós-instalatório e fica bom.

3 curtidas

Outra DE baseada em Debian (ou Ubuntu, agora não tenho certeza) que é leve e bonita é o Elive, tem pra 32 e 64 bits, se não me engano. O 64 está só na versão Beta, mas parece que roda bem. E é com Enlightment, fica muito leve e rápida:
https://www.elivecd.org/download/beta

4 curtidas

Sim eu a testei, é bem leve e bonita mesmo.Provavelmente o Enlightenment e o Trinity sejam as DEs mais completas e bonitas para computadores limitados. Elas tem até efeitos visuais bem bonitos. Não recomendei o Elive porque ele disse que não quer Debian e como eu mencionei, acredito que 80% das distros para computadores antigos, netbooks, etc são base Debian/Ubuntu como o AntiX, MX, Sparky, etc. Se ele quiser Debian não vão faltar opções.

3 curtidas

E o Enlightment, será que tem? Uma rocha como o OpenSUSE com essa DE ficaria uma bala nesse PC do @COERSA

1 curtida

Ele está nos repositórios do OpenSuse, então dá para instalar com a opção “Outras DEs”:

https://software.opensuse.org/package/enlightenment
https://en.opensuse.org/Portal:Enlightenmenthttps://sempreupdate.com.br/como-instalar-o-enlightenment-no-linux/

2 curtidas

Será que o IceWM se daria bem?
minha irmã que vai usar o PC, e ela fica perdida no WIndowMaker, acho que o IceWM vai ser uma boa escolha

Se vc colocar uns post-it com os atalhos de teclado anotados, quem sabe ela se acostuma com um WM. Se ela gosta de abrir as coisas com menus e mouse, melhor um DE bem levinho, como o Trinity ou o Enlightment

3 curtidas

Essas interfaces são muito exóticas, é só para quem curte algo mais no estilo da primeira metade da década de 90, ela pode até se acostumar dependendo do perfil dela, mas, não é algo que agrade a maioria não.
Sem conhecê-la e apenas supondo por um perfil generalista de jovens garotas, acredito que ela vai gostar de algo mais tradicional (considerando o tradicional pós-Windows 95) e que mesmo que minimalista possua algum recurso de estética que a atraia como disse o @Rodrigo_Chile.

3 curtidas

Faz o seguinte, mostre para ela imagens (vídeos e prints) das diferentes interfaces candidatas ao computador dela, depois entre as que ela mais gostar você baixa imagens live e testa na máquina (pede para ela usar e explorar um pouco cada uma delas, esteja ao lado dela para orientá-la quanto ao uso), a que tiver o melhor desempenho na máquina dela e ela gostar você instala.

3 curtidas

Eu tive uma experiência razoável com o puppy linux a uns 10 meses atrás com um pentium dual core com 1GB de ram. Acho que vale a tentativa. Eu pessoalmente não curti o puppy, mas o desempenho era razoável.

3 curtidas