Sair da base debian no pc fraquin da irmã, qual distro recomendam?
FreeBSD com WindowMaker foi o que mais se saiu bem, mas eu queria colocar Linux nesse pczinho mesmo com uma distro diferente talvez base fedora ou outra por aí
Eu tentaria 3 opções:
Arch com XFCE ou LXQt
Mageia com XFCE
OpenSUSE com XFCE (ou mesmo KDE, depende da CPU, com 2 GB roda)
XFCE roda mal no pczin fraquin, o LXQt roda melhor que o XFCE só que ainda não é o ideal, enquanto o KDE, eu não arrisco não kk
LXDE e WindowMaker são os que mais se dão bem, talvez uma DE bem minimalista?
É aquilo, WM não é para os fracos… então tenta o Arch (ou o ArcoLinux) com LXQt ou LXDE… OpenSUSE não sei se tem como colocar o LXQt (quem pode responder é o @ewertonurias). Mageia eu conheço pouco, apenas testei em VM e achei bem levinha… ah, tem o Q4OS com Trinity (e tem opção para outras DE), mas é base Debian
Minha experiência com PC muito fracos: minha esposa tem um netbook Eee ASUS com 2 GB e um Atom de 32 Bits. Roda Mint 19.3 XFCE bem tranquilo - dá pra ver YT, Netflix (demora um tico pra carregar qq página, mas ela escreve, lê emails, acessa o Drive, usa o zap nele. Ou seja, fica funcional). Mas Skype, Meet e semelhantes nem pensar
LXQt não é opção inclusa no instalador, mas está presente nos repositórios da distribuição.
Neste caso, acredito que seja só escolher “Generic Desktop”, para que o usuário possa instalar a DE desejada posteriormente.
A maioria das distros para computadores antigos ou limitados são base Debian, excetuando-os nós temos:
Puppy Linux;
Slax;
PCLinuxOS;
Tiny Core;
ALT Linux;
SliTaz;
LinuxConsole;
Entre outras poucas.
Lembrando que a parte gráfica no final das contas é o que mais pesa, então mesmo uma distro tradicional com uma interface leve já pode resolver o problema.
Eu sinceramente testaria o Puppy.
Eu te recomendo uma instalação bem “temperada” do Arch com Openbox ou BlackBox.
Das interfaces “completas” por exemplo quem menos tem requerido do hardware (RAM mais especificamente) segundo pesquisas do ano passado são nessa ordem:
i3WM
JWM
TRINITY/TDE
Enlightenment também é uma boa opção.
Se você instalar projetos antigos e exóticos como o próprio Window Maker, AfterSteps, Equinox, IceWM, etc ficará ainda mais leve.
O Trinity também dá para instalar no OpenSuse no pós-instalatório e fica bom.
Outra DE baseada em Debian (ou Ubuntu, agora não tenho certeza) que é leve e bonita é o Elive, tem pra 32 e 64 bits, se não me engano. O 64 está só na versão Beta, mas parece que roda bem. E é com Enlightment, fica muito leve e rápida:
https://www.elivecd.org/download/beta
Sim eu a testei, é bem leve e bonita mesmo.Provavelmente o Enlightenment e o Trinity sejam as DEs mais completas e bonitas para computadores limitados. Elas tem até efeitos visuais bem bonitos. Não recomendei o Elive porque ele disse que não quer Debian e como eu mencionei, acredito que 80% das distros para computadores antigos, netbooks, etc são base Debian/Ubuntu como o AntiX, MX, Sparky, etc. Se ele quiser Debian não vão faltar opções.
E o Enlightment, será que tem? Uma rocha como o OpenSUSE com essa DE ficaria uma bala nesse PC do @COERSA
Ele está nos repositórios do OpenSuse, então dá para instalar com a opção “Outras DEs”:
https://software.opensuse.org/package/enlightenment
https://en.opensuse.org/Portal:Enlightenmenthttps://sempreupdate.com.br/como-instalar-o-enlightenment-no-linux/
Será que o IceWM se daria bem?
minha irmã que vai usar o PC, e ela fica perdida no WIndowMaker, acho que o IceWM vai ser uma boa escolha
Se vc colocar uns post-it com os atalhos de teclado anotados, quem sabe ela se acostuma com um WM. Se ela gosta de abrir as coisas com menus e mouse, melhor um DE bem levinho, como o Trinity ou o Enlightment
Essas interfaces são muito exóticas, é só para quem curte algo mais no estilo da primeira metade da década de 90, ela pode até se acostumar dependendo do perfil dela, mas, não é algo que agrade a maioria não.
Sem conhecê-la e apenas supondo por um perfil generalista de jovens garotas, acredito que ela vai gostar de algo mais tradicional (considerando o tradicional pós-Windows 95) e que mesmo que minimalista possua algum recurso de estética que a atraia como disse o @Rodrigo_Chile.
Faz o seguinte, mostre para ela imagens (vídeos e prints) das diferentes interfaces candidatas ao computador dela, depois entre as que ela mais gostar você baixa imagens live e testa na máquina (pede para ela usar e explorar um pouco cada uma delas, esteja ao lado dela para orientá-la quanto ao uso), a que tiver o melhor desempenho na máquina dela e ela gostar você instala.
Eu tive uma experiência razoável com o puppy linux a uns 10 meses atrás com um pentium dual core com 1GB de ram. Acho que vale a tentativa. Eu pessoalmente não curti o puppy, mas o desempenho era razoável.