"Saída fictícia" no Debian 11 e 12

Olá a todos!

Comprei um SSD e instalei o Debian 11 no meu PC. Atualizei para o Debian 12 e enquanto configurava percebi que o áudio não funcionava. Nas configurações do GNOME, só aparecia “Saída fictícia”. Achei que era um bug do Testing, então reinstalei o sistema na versão 11 Stable e a mesma coisa acontece. Testei com um headset que possui placa de som própria, e o problema não acontece.

Pesquisei na internet e revirei o fórum procurando por soluções, mas nada funcionou. Li em alguns lugares que pode ser culpa do kernel 5.10. Gostaria de ideias. Grato!

Config:
i5-7400
ASUS H110M-CS/BR
8GB RAM 2133 MHz
GTX 1050 2GB

1 curtida

Opa, tudo tranquilo?

Chegou a tentar instalar os firmwares para seu hardware?
Ativa os repositórios non-free e tente baixar os pacotes de firmwares, talvez seja algum firmware faltando e que esteja impedindo que o áudio funcione.

Os repositórios não-livres estão habilitados e tá tudo instalado com os pacotes firmware-linux e firmware-misc-nonfree.

Já tentou instalar manualmente o seu driver de som? qual a ficha técnica do seu PC? qual é a caixa de som que vc utiliza?

Como faço isso?

Escrevi ela ali no tópico.

Estou usando fones de ouvido de celular mesmo. Sempre os usei no PC quando estava com Windows.

Pessoal, consegui resolver. Não sei exatamente qual desses comandos me salvou, pois fiz todos, reiniciei o sistema, e o som havia voltado. Peço que aqueles que estão com o mesmo problema testem a primeira solução, reiniciem a máquina e, caso não for resolvido, testem a segunda.

Solução 1: Adicionar o seu usuário ao grupo “audio”.

sudo usermod -a -G audio nomedousuario

Solução 2: Editar um arquivo do PulseAudio.

sudo nano /etc/pulse/default.pa

Descomente as linhas:

load-module module-alsa-sink
load-module module-alsa-source device=hw:1,0 ← mude o valor para 0,0

2 curtidas

Essa segunda solução me parece bastante suspeita, e pode indicar um problema mais fundamental com o serviço de detecção de hardware do sistema (udev).

Entendo se não quiser investigar, mas me é bastante suspeito você ter que identificar manualmente a placa de som do sistema ao inicializar o PulseAudio.

1 curtida

Como eu investigaria isso?

A maneira mais simples é desfazer a segunda solução (ou seja, comentar as linhas novamente). Nesse arquivo, deve haver uma instrução load-module module-udev-detect, que procura dispositivos de áudio através do já citado udev.

Este tópico foi fechado automaticamente 3 dias depois da última resposta. Novas respostas não são mais permitidas.