Qual a diferença e qual em tese é o melhor pra deixar setado?
Tenho um fone de ouvido P2, dai como a placa de som onboard é muito fraquinha investi num DAC usb.
A questão é, qual a diferença entre as duas e porque no linux splita em analógico e digital, no Windows percebi que na seleção só aparece um dispositivo.
O que eu posso dizer é que certamente com a Analógica selecionada o som é mais alto.
Então, as opções são compatível à capicidade com que seus hardwares conseguem suportar.
Resumindo bem, o modo de saída analógica é o padrão para envio direto para um dispositivo final de saída como headphones ou mesmo num amplificador com entrada RCA ou p2 direto que ja vai pras caixas de som. Observa-se que nesse modo de saída o qualidade final do som estará limitada a capacidade de conversão dos dsp/adc interno do processamento de som na sua placa de som do notebook/pc.
Quando você opta pelo digital ele vai fazer uma transcodificação do aquivo digital interno para o protocolo hdmi/spdif e liberar como digital. Se esse modo estiver ligando direto numa TV, por exemplo, ele vai chegar na TV e processar esse sinal digital pelo dac interno da TV e soltar como onda analógica para os speakers. Mesmo comportamento poderá ocorre para o seu dispositivo DAC USB dedicado. Observa-se que nesse processo haverá um transporte menos processado do aúdio para os dispositivos externo ao notebook.
Porém, importante ressaltar que a qualidade final que você escuta vai depender também do que há como reprodutor final do áudio, bem como a capacidade do dispositivo intermediário que atuará no resampling via DAC.
E por fim, a questão do você perceber o som vindo como analógico mais alto é porque ao passar pelo adc na sua placa de som ele é amplificado na saída para energizar headphones e speaker pequenos sem precisar de um outro amplificador pensando uma situação cotidiana de caixinhas portáteis. E, nesse caso ele entra mais saturado para o seu DAC (e não quer dizer melhor qualidade…)