Saída de áudio automática ao conectar dispositivo no Linux

Bom dia a todos. Gostaria de uma solução pra um problema meio chato. Eu gostaria que a saída de áudio fosse reconhecia automaticamente, por exemplo, coloquei um cabo HDMI e o som vai sair direto na TV. Ou no mínimo que apareça essa opção de maneira rápida ao clicar no ícone de som do painel, e não que eu precise abrir o gerenciador toda vez pra trocar a saída. Eu li um tópico aqui que parecia ser o que queriam também, sendo que não teve solução e disseram que distribuições baseadas no ubuntu não tem como fazer isso. Mas eu usei o elementary um tempo atrás e ele fazia essa troca automática. Eu não teria problema em usar ele, sendo que fica pesado no notebook aqui, queria uma distro com xfce e que tivesse esse tipo de comportamento, se não automático, pelo menos de maneira ágil como já explicado. Aguardo resposta dos membros amigos :grin::+1:t5:

No KDE Plasma fica bem fácil fazer isso, e também ele “salva” o comportamento. Ou seja, se vc estava com o som na TV e desconecta o cabo HDMI, o som volta pro computador, mas quando vc conecta novamente o cabo, o som volta a sair na TV. Mas se vc selecionar que a saída fique no computador, não haverá essa troca automática. Atualmente Plasma está mais leve, vale a pena testar se vai rodar legal no computador, porque é uma interface bem moderna e customizável!

1 curtida

Eu uso o plasma no meu computador principal, no Notebook só funciona bem um xfce mesmo. Já testei outros e da gargalo sabe kkk se me dissessem que esse comportamento vai de DE pra DE aí eu até compreendo. Uma ter mais recursos que outras. Por exemplo o KDE citado por você e como eu disse, o elementary. Mas se não for isso, deve existir uma solução, mesmo que não seja algo automático, pelo menos que seja alguma extensão pro painel onde possamos trocar a saída ao clicar no ícone de som.