Saga: Instalando linux em um positivo ZX3060

Fala pessoal.

Faz alguns anos que eu tenho esse notebook da positivo, que na verdade é um hibrido entre tablet e PC. Ele tem um teclado que se destaca e tecnicamente vira um tablet fazendo proveito do modo tablet do windows 10.

Eu não me sinto confortável andando com meu notebook na mochila na rua por dois motivos: Moro no RJ (já despensa maiores informações) e ele é pesado mesmo sendo um ultrabook de só “2kg”. E como ultimamente pra estudar eu tenho só assistido algumas vídeo aulas e anotado algumas coisas, não preciso de nada muito potente, apenas abrir o navegador e fazer anotações, porém o windows 10 nesse aparelho ta pesado de mais.

Especificações:

  • 2 GB de memória RAM
  • 32 GB de armazenamento em memória flash
  • Processador Intel Atom Z3735F de 1.33 Ghz
    photo_2019-11-23_17-47-36

Como podem ver, 2GB de ram rodando W10 é tirar leite de pedra, até que roda mas é bem sofrível. Minha ideia seria colocar um Xubuntu ou Lubuntu nele, mas não consigo fazer a Bios desse hibrido dar boot no pendrive.

Pelo que eu já identifiquei, a memoria flash desse aparelho está montado com o tipo de partição GPT. Baixei as duas distros, em 32Bits e 64Bits, montei as imagens pelo programa Etcher (que não tem opções alguma de configuração) e pelo Rufus no windows (configurando pra GPT), em 32Bits a Bios nem chega a reconhecer o USB bootavel, em 64Bits ele reconhece mas não consegue bootar e retorna pra tela da Bios.

Queria muito colocar alguma coisa mais leve como XFCE e conseguir usar de uma forma melhor esse aparelho, mas tenho tentado várias maneiras diferentes a semana inteira e nada ate agora.

Alguém teria alguma sugestão ?

1 curtida

Encontrei vídeos com outros modelos da mesma família, creio que deva ser semelhante:







Pelo que vi tem que ser um sistema UEFI x86 (32 bits) para dar certo. Você tentou instalar alguma distro como o MX ou Puppy?

3 curtidas

@TiagoCardoso todos esses vídeos que vc postou eu já tinha olhado, todos ali (com a exceção de 1) é o processo de formatação pro windows 10 que eu mesmo já fiz uma vez inclusive e funciona normalmente, o único video que te um ubuntu instalado é em um aparelho diferente do meu mas mesmo assim a pessoa nem explica o processo, é mais um video tutorial de primeiros passos após a instalação.

Desconfio que existe algum tipo de bloqueio nesse aparelho pra ele nao rodar nenhum outro S.O. além do winows. NÃo tentei com o MX e vou tentar agora, o puppy nunca ouvi falar e vou procurar saber.

obrigado.

Nós discutimos isso em outro tópico, aparentemente a Positivo tem uma parceria com a Microsoft para bloquear ou dificultar a instalação de outros s.o.'s por meio da bios ou de drivers. Baixe uma imagem live dessas distros que citei ou outras especializadas nesse tipo de hardware como o Raspibian x86 e teste em modo live, em tese, se “rodar” funciona.

Eu postei os tutos porque em tese trata-se do mesmo procedimento, apenas alterando o sistema operacional.

1 curtida

Se não me engano mas existia a opção de algumas distros de se instalar dentro do Windows, pois dentro da ISO tinha um .exe. Verifique na ISO se existe essa opção.

1 curtida

@TiagoCardoso Eu tentei agora com a imagem do MXlinux e consegui passar da bios e iniciar o processo de instalação do sistema (isso já foi quase uma vitória) mas no processo é pedido (em modo texto) pra se logar como root e começar o processo ando o comando $cli-installer, quando começo esse processo, seguindo todos os passos de configuração das partições /home e tal, após tudo isso ele “começa” a instalação com problema de permissão de escrita/permissão de acesso e não conclui.

Vou ir tentando com outras distros como essa do raspbian x86, o MX já foi alguma resposta de que existe alguma esperança ainda.

@kevinlucasilva Vou verificar isso

O Endless OS tem como usar um executável Windows pra instalar

1 curtida

Bem lembrado, o Puppy mesmo tem um executável que pode ser instalado a partir do Windows:

Vou incluir mais algumas sugestões:

https://crunchbangplusplus.org/

https://antixlinux.com/

http://puppylinux.org/

http://www.absolutelinux.org/

http://vectorlinux.com/

https://trisquel.info/en/download

http://www.elivecd.org/download/stable/

Sobre o MX, reveja se seguiu esse mesmos procedimentos:

Consegui fazer a instalação do Raspbian X86 !!! :rofl::rofl::rofl::rofl::rofl:

Aparentemente isso é alguma compatibilidade, que por algum motivo que não sei ainda, algumas distros funcionam e outras não.

Muito obrigado pela ajuda a todos!

@Kazvko @TiagoCardoso vou testar o desempenho dessa Raspbian e talvez tente essas outras distros futuramente, pelo menos já tenho um “porto seguro”

PS: Uma coisa que acho que não comentei nessa história toda, é que eu desbloqueei o BITLOCKER no windows, a minha partição estava criptografada e acho que era isso que estava impedindo a leitura na gravação de uma distro nova, mas nao posso afirmar com certeza que foi isso.

2 curtidas

Parabéns, sempre é bom resolver um problema que nos aflige. É bom testar as demais mesmo para ver em qual o seu dispositivo terá melhor desempenho ou descobrir aquela que mais te agrada, de todo modo, já sabe de uma onde o laptop conversível funciona. Talvez o detalhe mencionado por você agora (criptografia de disco) de fato tenha interferido de algum modo. Marque o tópico como solucionado para que outras pessoas com o mesmo problema possa seguir seus passos. Abraços.

2 curtidas

@lucianopp
Será que rola um passo a passo?
Qual tem sido a experiência até agora?
O touch funciona?

Fala cara,

Fica complicado fazer um passo-a-passo depois de 2 anos, realmente não me lembro o que eu fiz exatamente

Mas essencialmente existem 2 passos fundamentais e obrigatórios que vc deve checar caso tenha um problema parecido com o meu:

  1. Verifiquie se o windows no seu sistema está com o BITLOCKER ativado (basicamente esse bitlocker criptografa deu HD e torna impossível a leitura/formatação de outros sistemas).
  2. Se o seu pc for muito antigo (como foi meu caso) verifiquei se ele é 32x ou 64x, em muitos casos tentei instalar um sistema 64X sendo que o notebook era 32x e não entendi ao motivo de dar pau.

O processo exato eu não tenho como lembrar, somente se eu fosse formatar e refazer tudo, mas não posso fazer isso agora. Mas os pontos chaves são esses que mencionei.

2 curtidas

Na Bios tem que desativar o Secure Boot para ambas as distros. No caso do Raspian se for fazer a instalação pela opção do Boot ele vai pedir rtlwifi/rtl8723bs_nic.bin . Neste caso é só baixar do site do Debian de acordo com a versão do Raspian que estiver instalando.

1 curtida

Este tópico foi fechado automaticamente 3 dias depois da última resposta. Novas respostas não são mais permitidas.