Fala pessoal.
Faz alguns anos que eu tenho esse notebook da positivo, que na verdade é um hibrido entre tablet e PC. Ele tem um teclado que se destaca e tecnicamente vira um tablet fazendo proveito do modo tablet do windows 10.
Eu não me sinto confortável andando com meu notebook na mochila na rua por dois motivos: Moro no RJ (já despensa maiores informações) e ele é pesado mesmo sendo um ultrabook de só “2kg”. E como ultimamente pra estudar eu tenho só assistido algumas vídeo aulas e anotado algumas coisas, não preciso de nada muito potente, apenas abrir o navegador e fazer anotações, porém o windows 10 nesse aparelho ta pesado de mais.
Especificações:
- 2 GB de memória RAM
- 32 GB de armazenamento em memória flash
- Processador Intel Atom Z3735F de 1.33 Ghz
Como podem ver, 2GB de ram rodando W10 é tirar leite de pedra, até que roda mas é bem sofrível. Minha ideia seria colocar um Xubuntu ou Lubuntu nele, mas não consigo fazer a Bios desse hibrido dar boot no pendrive.
Pelo que eu já identifiquei, a memoria flash desse aparelho está montado com o tipo de partição GPT. Baixei as duas distros, em 32Bits e 64Bits, montei as imagens pelo programa Etcher (que não tem opções alguma de configuração) e pelo Rufus no windows (configurando pra GPT), em 32Bits a Bios nem chega a reconhecer o USB bootavel, em 64Bits ele reconhece mas não consegue bootar e retorna pra tela da Bios.
Queria muito colocar alguma coisa mais leve como XFCE e conseguir usar de uma forma melhor esse aparelho, mas tenho tentado várias maneiras diferentes a semana inteira e nada ate agora.
Alguém teria alguma sugestão ?