"Saco vazio não para em pé". É preciso "monetizar" as distros

Discordo, instalar um programa torrent é 2 tapas, o dinheiro pesa mais

O windows pirata não é exatamente gratuito, visto que muitos pagam para outro instalar parra eles.

Cobrar pela distros ou download pode afastar novos usuários, eu acho que seria melhor deixa uma opção para doar ou oferecer uma versão premium mais requintada, assim o usuário que gosta e confia na distros pode querer uma experiência mais completa, é valido também uma parceira com outras empresas.
Causar brigas com os DEV da distro por parceiras não esta com nada, eles tem contas a pagar

Não faz muito sentido, amigo.

Quando você paga para outra pessoa instalar um windows pirata, você não está pagando pelo sistema e sim pelo serviço da pessoa em questão. Se o windows pirata não fosse exatamente gratuito, você pagaria duas vezes, uma pelo sistema e outra pelo serviço da pessoa. Enfim, se você paga uma pessoa para instalar um linux na sua máquina, o sistema deixa de ser gratuito ?

2 curtidas

Não me refiro a isso, o caso que as pessoas tem por obrigação pagar para usar o Windows pirata mesmo que o custo não seja o produto.

O Zorin OS é assim, tem duas versões principais a Ultimate e Core, na Ultimate que é a versão paga($39)vem uns extras como mais opções de temas e alguns joguinhos e outras coisas a mais já instaladas, e a versão Core é gratuita mais basicona digamos assim, só vem com o básico do sistema instalado.

Mas nesse ponto iria gerar mais custos com servidores. Ok, pode ser um ponto interessante mas não seria o ponto de segurança no caso de sobrevivência da distro.

Acredito que o melhor ponto ainda seja o incentivo as doações.

Sugiro monetizacao como a do google que usa divulgacao em suas paginas e servicos.

1 curtida

Nos sites das distros? :thinking: @Djla

Pq nao? Ja temos propaganda em quase tudo msm…

1 curtida

Em site é normal, mas em programas/apps eu já acho de mais. (aliás, odeio anúncios, pois eles são feitos “sob medida” usando nossos dados)

Se continuarem a seguir a filosofia merda do stallman ai e que o saco vai ficar sempre vazio… Ja passou da hora de largarem dessa coisa obsoleta e partirem para o OSF

Todos odianos… mas pense como desenvolvedor. Como angariar recursos de forma eficaz? Vendendo seu software como produto ou fazer dele uma vitrine para outros produtos. Ate porque viver de doacoes ta dificil ate pro crianca esperança nao acha? Claro que se surgir novasformas talvez serao bem vindas , mas uma coisa é fato, nao existe almoco gratis.

Acho que uma boa forma de ganhar dinheiro com a distro,seria vendendo produtos,aplicativos,ferramentas,etc. Se não me engano é bem isso que a microsoft vem fazendo,dando windows igual água e vendendo o pacotinho de suco pra colocar nela…