Ryzen 7 ou MX450?

Olá amigos
Procuro um notebook especifico para editar videos. não me importo com jogos

Qual vcs indicam:
Ryzen 7 5700u (8/16) com Vega
ou
I5 1135G7 com placa de video MX450 (896 nucleos)

será que os software de edição (movavi) consegue usar essa placa MX450… ou vai usar só o processador na hora de renderizar o video.
Imagino que se consegue usar o i5 seria melhor… se não o ryzen seria a escolha certa…

Olá @Cant_Remember, tudo bem contigo?

Eu não conhecia este software específico para edição de video, mas entrando no site deles me parece que eles recomendam o uso de uma placa gráfica off-board.

Já tentou mandar uma mensagem para o suporte técnico deles sobre o setup que está planejando? Ou até mesmo, dar uma pesquisada nas redes sociais e ver o que o pessoal fala?

:vulcan_salute:

2 curtidas

obrigado pela ajuda… Mas o software em si não importa muito sabe… qualquer coisa eu uso outro…
o meu medo é nenhum deles conseguir usar essa placa MX450…

Olá!

pensando exclusivamente em edição de vídeos, as placas Nvidia acabam tendo um melhor suporte junto aos principais softwares comerciais. Importante é ter certeza que com a MX450 qual família ou série de gpu esta lidando ( na vdd a grande maioria hoje consegue usar o suporte às GPUs pela libs de aceleração com opengl, opencl e demais itens que são usados para computação em tempo real e auxílio nos cálculos vetoriais de vídeos. Ainda, e principalmente, confirmar a existência do chip encoder por hardware (VPU) que habilitará você usar o NVEnc que é o motor acelerador “exclusivo” para encoder de vídeos na hora da renderização. E, atualmente, a versão mais recente (família de cores baseadas nas RTX) continuam tendo o melhor padrão/profile encoder para garantir melhor resultado de imagem final, mesmo se comparado com o AMF da AMD, que atualmente deu um bom salto em melhoria ao reativar os B-frames e etc. Mas matematicamente ainda é inferior em termos de qualidade real aos NVEnc.

Agora, é muito importante pensar alguns outros fatores, você precisa realmente de um notebook? Pergunto pois o modelo do processador em notebook também altera o resultado: tipo se você comprar CPU Ryzen 7 5700 U esse U é para baixíssimo consumo TDP ultra low o que é ótimo da durabilidade de bateria, mas capa o processador frente a um HX que é de desempenho TDP maior. E se você comprar um Ryzen U versus um Intel H já muda de figura ou mesmo um Ryzen 7 U vs um Ryzen 7 H, entende? Ainda, pergunto pela questão de ser notebook mesmo ou caso não tenha requisito real de mobilidade em seu fluxo de trabalho, um desktop de CPU inferior pode dar mais resultado porque ele é habilitado pra trabalhar com alto TDP (mas vai consumir mais energia e dissipar bem mais calor)… enfim são vários detalhes.

3 curtidas

infelizmente um notebook é necessário…
Outra coisa a se levar em consideração é o preço… nessa caso ambos estão por volta de 3mil reais… é triste ser brasileiro kkk
a boa noticia é que são edições simples em fullHD apenas… nada de 4k ou coisas do tipo

Quanto mais específico você for sobre seu fluxo de trabalho e necessidades, mais objetiva a comunidade poderá ser nas respostas. Por mais que exista um certo padrão de mercado, os softwares de edição tem características bem distintas e um detalhe “sem importância” em um, pode ser uma dor de cabeça em outro.

Estabeleça um cenário claro, com objetivos claros… vai ficar mais fácil achar a máquina certa dessa forma.

:vulcan_salute:

4 curtidas

Não vai rolar!

Por isso é importante ver a questão da família e da real presença do chip encoder.

Tem que ser a MX550 e preferível a MX570 (e não pode ser a MX570A).

4 curtidas

caramba… não faz nada essa placa… parece que é só pra jogos mesmo
vixxx… nesse caso melhor pegar o ryzen 7 né?

O assertivo é um note com a MX570.
Mas se sair do target de preço então é preciso fazer nova verificação.

O app em si que deseja, busque se ele trabalha com o codec nativo da AMD ou se pela API VAAPI da Intel ele também consegue usar a AMD.

E também, vale ver comparativos de encoder utilizando direto a Intel dessas mais novas que estão aperfeiçoando nesses quesitos de multimídia. Veja qual note com melhor placa Intel consegue e veja benchmarks reais de encoder com produtores de conteúdo, deve encontrar.

Você falou do Movave e pelo que lembro é Win, não tem pra Linux. Não sei o nível de edição que vai utilizar, mas se em Desktop Linux, as AMD e Intel possuem suporte nativo ja direto pelo kernel e stack mesa drivers. Daí o Ryzen seria já mão na roda. Lembrando que em Linux você enfrenta outras dificuldades com renderização 3D via openCL na AMD porque depende de for utilizar o driver open ou o fechado da AMD, mesmo que notícias atuais falam de os drivers começarem a tender para o mesmo core app pra minimizar isso.

Daí se for para renderização 3D, Nvidia em Linux volta a ser mais atrativo por maior suporte e assim vai… rs

É como o @eddiecsilva falou, se não tiver um workflow bem definido ou quase certo, muitas opções ficam na mesa para escolha.

4 curtidas

Para quem tiver interesse: Comprei o Ryzen 7 5700u…
e o editor de videos movavi só consegue usar metade dos núcleos parece… nunca passa de 50% de uso o processador kkk
já o Adobe premiere usa todos os núcleos… muito bom o desempenho
fiz um teste aqui com um note com celeron n4020 e baixou de 13 minutos para 2 minutos uma renderização básica

2 curtidas