Ryzen 7 5700G - VGA + HDMI

Olá.

Comprei um novo processador (Ryzen 7 5700G) e instalei o Debian Bullseye. Como primeiro passo, já baixei e atualizei os drivers de vídeo e também baixei o firmware AMD não-livre:

# apt-get install firmware-amd-graphics libgl1-mesa-dri libglx-mesa0 mesa-vulkan-drivers xserver-xorg-video-all

Bem, tudo está funcionando bem, incluindo a resolução. Porém, estou com um problema específico:

• Quando tento usar duas saídas de vídeo ao mesmo tempo (VGA e HDMI), o sistema simplesmente não inicia, ficando em loop eterno.

Para ser mais claro:

• Quando deixo apenas a saída HDMI conectada, o sistema inicia normalmente, e se eu colocar a saída VGA depois disso, funciona normalmente;

• Se eu reiniciar, ou simplesmente ligar a máquina com as saídas HDMI e VGA ligadas ao mesmo tempo, o sistema irá reiniciar em um loop.

Seguem algumas informações que podem ser importantes:

[email protected]:~$ uname -a Linux debian-home 5.10.0-13-amd64 #1 SMP Debian 5.10.106-1 (2022-03-17) x86_64 GNU/Linux

[email protected]:~$ lspci -k | grep amdgpu Driver do kernel em uso: amdgpu Módulos do kernel: amdgpu

Alguém poderia me ajudar com isso?

Muito obrigado.

1 curtida

Olá @Gabriel_Placa tudo bem contigo?

O que você quer dizer com “Loop eterno” aparece alguma mensagem repetidamente na tela e o boot não evolui? Ou o sistema congela?

Pontos importantes para testar:

• A BIOS da sua placa-mãe está atualizada?
  • Qual é o modelo da placa mãe?

Antigamente, em alguns chipsets da Nvidia não era possível utilizar saídas analógicas (VGA) em conjunto com saídas digitais (DP, HDMI e DVI) em diversas situações. Você já testou se utilizando duas saídas digitais o problema continua ocorrendo?

:vulcan_salute:

Olá!

Obrigado pela resposta.

Quando me refiro ao loop, ocorre da seguinte forma: imagine que eu acabei de ligar a máquina, apenas com a saída HDMI conectada, e consegui fazer o log-in normalmente; e após isso, eu conecte a saída VGA - as duas telas funcionarão normalmente. Se eu der reboot nesse momento, no momento da inicialização, nem mesmo a tela do GRUB aparecerá; a tela com sinal HDMI perderá o sinal completamente, e a tela com sinal VGA ficará ligando e desligado, apenas com um símbolo (-) aparecendo no canto superior esquerdo da tela. E, se eu remover o cabo VGA e deixar apenas o HDMI, o sistema ligará normalmente.

Sobre os pontos:

• A BIOS está atualizada sim;
  • O modelo é a B450M Gamming da ASUS.

Eu não cheguei a testar com duas saídas digitais, mas penso que seja realmente algo relacionado ao kernel ou driver, já que, após inicializar, se eu conectar o VGA, ambas funcionarão normalmente.

Outro ponto importante: se eu fizer a atualização do kernel (para a versão 5.14, por exemplo) ou migrar para o Debian Testing, o sistema inicializará normalmente com as duas saídas de vídeo (VGA e HDMI).

Por isso, acredito realmente que seja alguma configuração no GRUB, ou Kernel, ou driver.

Parece que vc já matou a charada! A versão do driver amdgpu no kernel 5.14 tem um melhor suporte pros vídeos Renoir.

Se quiser entrar mais no detalhe pra fazer funcionar no 5.10, habilite a mensagens de inicialização do grub: tire as opções “quiet” e “splash” do /etc/default/grub e atualize o grub. Deve aparecer na tela algumas mensagens que podem ajudar a achar o problema e uma possível opção do driver pra evitar a situação.

aproveitando… vc sentiu diferença de desempenho do driver opensource para esse que instalou? tenho o msm processador com video integrado e estava pensando em usar esse outro driver aí

Bem, eu vou remover essas opções do GRUB e analisar quais são os logs exibidos. Entretanto, eu não gostaria de precisar atualizar manualmente o kernel ou mudar p/ versão testing. Você acha que pode ser possível, @Deleterium ?

@Adhriel_Silva, não sei se eu entendi bem. Qual driver você se refere exatamente?

Vc tem o backports ativado na sourcelist? se sim vá no synaptic e procure por “linux-image-amd64”(ele ja vai estar marcado) vc selecione o pacote e vá no menu pacote e force versão
Vai te mostrar a opção atual que e o 5.10 e vc pode trocar para o 5.16 que e o atual testado, isso vai manter automatico as atualizações(exceto versões acima como a 5.17, mas e so refazer o processo)

2 curtidas

@Gabriel_Placa O Ruan já deu a dica. O apt tem opções avançadas que vc pode fazer a pinagem de pacotes em algum repositório específico. É um recurso avançado que pode dar muita dor de cabeça para pacotes “normais”, que tem dependências, mas é um processo simples no caso do kernel, pois ele não possui dependências. Faz alguns tempos que eu não uso o Debian, mas já fiz isso na época que o amdgpu não estava no kernel stable.

2 curtidas

@Deleterium e @ruanelivelton18, muito obrigado pelas orientações. Eu já havia feito alguns procedimentos para atualização do Kernel, mas acabava alterando e quebrando alguns pacotes.

Sou ainda iniciante em GNU/Linux, e não conhecia esse caminho, mas segui o procedimento recomendado hoje, adicionando o backports no sources.list, e usando o Snypatic para instalar o Kernel v5.16:

[email protected]:~$ uname -a
Linux debian-home 5.16.0-0.bpo.4-amd64

E, bem, as duas telas funcionam normalmente agora, mesmo na reinicialização, sem precisar nem mesmo de alterar qualquer linha no GRUB.

Obrigado pelo apoio, pessoal.

2 curtidas

Este tópico foi fechado automaticamente 3 dias depois da última resposta. Novas respostas não são mais permitidas.