Ryzen 5 1600 - PC Reinicia e Congela, Ambos De Maneira Aleatória

Olá amigo.

Eu estou com um computador da Dell ( Ryzen 7 1700X e encontro problemas como travamentos ) e não dar vídeo também, às vezes. Ouvi relatos de que o kernel Linux estava com problemas de incompatibilidade com esses CPUs Ryzen de 1ª geração. Não sei se procede.

Eu ainda tenho garantia da máquina, falei com a Dell mas eles não fazem nada, visto que já mandaram fazer testes de Hardware e, segundo os testes deles, não tem problema de hardware e sim de software.

1 curtida

Utilizam Linux, um deles se não me engano usa Fedora.
Pesquisei um pouco sobre esse problema que você está relatando e a maioria das reclamações cita versões antigas do Kernel.

Quais distribuições você testou? Testou versões recentes do kernel? Ou por exemplo o Pop!OS que é uma das distribuições com melhor suporte aos processadores Ryzen?

:vulcan_salute:t2:

1 curtida

Recomendo ver aqui

https://community.amd.com/thread/216084?start=200&tstart=0&messageTarget=all&mode=comments

Leia tudo…

Acho que definindo as configurações na bios corrige o problema…

Não cheguei a ler tudo… apenas algumas partes

1 curtida

Os sistemas que instalei aqui com este Ryzen 5 1600 foram:

  • KDE Neon 18.04 com Kernel 4.x
  • KDE Neon 20.04 com Kernel 5.x
  • Manjaro 20 com Kernel 5.8.6 (Usando hoje)

Perceba que usei distribuições diferentes, e duas versões de kernel (com diversos patches de correções e segurança ao decorrer dos meses), o problema é sempre o mesmo.

Geralmente, a comunidade aponta os seguintes prováveis motivos:

  1. Versão da BIOS, porém, já realizei 3 atualizações. No momento está na última versão.

  2. Problema de fabricação;

  3. Problemas com amd-ucode, firmware, um problema de comunicação entre kernel Linux e o Ryzen;

  4. Problema no powersaving do Ryzen 5 1600, é o que mais estou considerando no momento, visto que “processor.max_cstate=1" é uma solução alternativa que não permitiu problemas de reinicializações e congelamentos por 6 meses.

Se eu ao menos soubesse qual é a raiz do problema, ficaria um pouco mais aliviado, porque teria um norte do que fazer.

Já estou pensando na possibilidade de tentar um RMA.

IMG_20200723_174456

3 curtidas

Desde que abri este tópico, estou realizando diversos testes, e experimentei desabilitar este “Global C-State Control” no BIOS, e pelos poucos dias que fiquei com isto desabilitado, “aparentemente” pareceu ser algo eficaz.

Daqui alguns dias voltarei a desabilitá-lo novamente, e testarei por um bom tempo.

Este tópico ficará sempre aberto, em constante atualização.

Até o instante momento, creio que o problema do meu Ryzen esteja no C-State.

4 curtidas

Também um Ryzen 5 1600 e acontece o mesmo é também desabilitei o Global C-state Control. Utilizo o Elementary OS e isso já estava irritando hahaha
Se quiser posso fazer alguns testes aqui também.

2 curtidas

Algumas perguntas…

Já faz quanto tempo que você tem esse CPU?
Os problemas começaram logo quando adquiriu ele?
Depois que você desabilitou o Global C-State Control, os problemas pararam?
Já faz quanto tempo que você desabilitou isto no BIOS?

1 curtida

Eu tenho um 1600AF e vou te falar que tive problemas em todas as distros praticamente, até no Ubuntu.

Tentei Manjaro, Ubuntu, Solus, Mint, Debian e nenhuma distro ficou sem problemas.

Solus travava aleatóriamente.

Manjaro tinha bugs de travamento de interface.
Ubuntu travamentos de interface.

Mint não lembro se chegou a apresentar problemas, mas por algum motivo eu troquei.

No Debian o processador ficava a 100% na área de trabalho.

Usando Fedora a uns dias e não aconteceu NENHUM bug comigo. Recomendo que você teste com o Fedora, realmente é muito estável. Provavelmente eu nunca mais vou usar nenhuma distro senão Fedora.

2 curtidas

Você está usando Fedora faz uns dias, mas este problema de congelamento e reinicialização pode demorar até 30 dias para acontecer, mas espero que não aconteça mais com você.

Caso volte a dar problemas, você pode experimentar fazer as coisas que já citamos aqui, como desabilitar o “Global C-State Control” no BIOS, ou adicionar o parâmetro “processor.max_cstate=1" no GRUB… você já havia experimentado algum destes antes?

Comprei na semana de lançamento dos Ryzen.

No começo não sabia do problema mas eu estava usando apenas Windows. Tem mais ou menos 1 ano que comecei a usar OpenSuse nele e não tinha problemas (eu não percebi), considerando que fiquei pouco tempo usando.
Mas desde o inicio deste ano eu precisei usar Ubuntu 19.04 para fazer processamento de dados, o pc tinha que ficar mais ou menos 20 horas ligado, no começo ele dava esse problema de congelar, levei quase 40 horas por causa disso. Ai já tem uns 3 meses com o Elementary OS que fica randômico esses crash.

Sim quando desabilitei ele parou os problemas.

Tem uns 20 dias que desabilitei.

1 curtida

Comigo também acontecia esses congelamentos. Fui para o Fedora. No começo começou bem, mas depois apareceram nele também. Voltei para o Ubuntu, depois de rodar por várias distros.

Aí tive uma ideia bem besta, mas até agora está dando certo. Deixo alguma coisa rodando para que o computador nunca fique em estado ocioso. Parece que o problema maior dele era esse. Faz 5 dias e não aconteceu ainda travamentos/congelamentos.

Estou usando um Ryzen 7 1700X e uma GPU AMD RX 570.

É variável esses congelamentos, mas espero que de certo essa técnica kkkkkk

Como relatei antes, usando para processamento de dados onde a CPU ficava em 80 a 90% o tempo inteiro e usando ate 30 GB de RAM ele mesmo assim apresentava congelamento comigo… talvez por causa do Ubuntu 19.04

Nossa… até Ryzen 7 1700X está havendo este problema?

No meu caso, não importa se o sistema está ocupado ou ocioso, ele congela e reinicia a qualquer momento, independente da forma de uso.

Você disse que está deixando sempre algo rodando para evitar que o CPU entre em modo ocioso… isso me parece uma situação chata, visto que você precisa sempre estar de olho nisto…

Já experimentou desabilitar o “Global C-State Control” no BIOS, ou adicionar o parâmetro “processor.max_cstate=1" no GRUB?

É esse o problema fundamental. Os núcleos Ryzen zeram a própria voltagem quando estão ociosos e não é sempre que o Linux consegue “reengatar” o processador quando ele entra nesse estado. A solução “deixar todos os núcleos sempre ocupados” é válida, mas você pode deixar o Linux cuidar disso pra você com o parâmetro do GRUB.

1 curtida

Esse parâmetro faz o que exatamente?

Para mais detalhes eu deixei um link aqui em cima:
https://www.dell.com/support/article/pt-br/qna41893/o-que-é-c-state

Mas em linhas gerais, os C-States são modos de economia de energia que são ativado quando um dos núcleos do processador não está rodando nada. Tem vários C-States, e quanto maior o número maior a economia de energia, mas também mais “desligada” fica a CPU. Esse parâmetro limita o quanto a CPU pode “desligar” enquanto está ociosa, já que se os Ryzen “desligarem” demais e a placa mãe não cooperar com o Linux, dá esse bug.

1 curtida

“Interrompe os principais clocks internos da CPU por meio de software; a unidade de interface de barramento e o APIC são mantidos em funcionamento, na velocidade máxima”
Fonte: https://www.dell.com/support/article/pt-br/qna41893/o-que-é-c-state?lang=pt

Para adicionar ao GRUB:

sudo nano /etc/default/grub

Na linha “GRUB_CMDLINE_LINUX_DEFAULT=”, adicione “processor.max_cstate=1”, ficará mais ou menos assim:

GRUB_CMDLINE_LINUX_DEFAULT=“splash quiet processor.max_cstate=1”

Por fim, atualize o GRUB:

sudo update-grub2

Reinicie.

2 curtidas

Para evitar ficar repetindo “processor.max_cstate=1”, estarei abreviando para C1.

Por 6 meses usei C1 no GRUB, e não houve congelamento, nem reinicialização durante estes 6 meses, até havia esquecido que tenho este problema com Ryzen, mas acabei me interessando em tentar identificar a raiz do problema, e, caso me certificar que seja defeito de fabricação, irei solicitar o RMA da AMD.

Nos últimos 20 dias, tenho experimentado adicionar outros C-States ao GRUB.

C5: Sistema congelou e/ou reiniciou com 20 minutos de uso.
C4: Sistema congelou e/ou reiniciou com algumas horas de uso.
C3: Sistema congelou e/ou reiniciou com alguns dias de uso.
C2: Sistema congelou e/ou reiniciou com alguns dias de uso.
C1: Sistema não congelou e nem reiniciou por 6 meses.

Quando apliquei o C3 ao GRUB, o sistema durou alguns dias sem problemas, até pensei que poderia usá-lo, visto que é mais econômico que C1, mas para minha surpresa, após alguns dias ele congelou e reiniciou (mesma coisa com C2).

Um fato curioso… eu retornei o C1 ao GRUB, e por incrível que pareça, o sistema operacional congelou após alguns dias, coisa que não aconteceu durante 6 meses, o que me fez perceber que C1 ainda sim não é uma solução absoluta para o problema.

Nos próximos dias, estarei desabilitando o “Global C-State Control”, para ver por quanto tempo o sistema ficará sem dar problemas.

Caso o problema persista, irei solicitar o RMA da AMD.

2 curtidas

O meu já saiu da garantia :sob:

Vlw @Capezotte e @ewertonurias deu pra entender bem o que é.

Falando nisso lembro que a uns anos atrás tinha um script que rodava e se não desse problema com ele vc não teria problemas de congelamento dos Ryzen 1 geração. Alguém já testou ele?

Edit: Acho que é esse aqui ryzen-test

1 curtida