eu fiz upgrade de uma rtx 2060 pra essa placa e eu pensei que ela iria rodar melhor no linux do que o windows.
eu estou usando arch linux com bspwm
eu instalei o arch usando o archinstall e eu escolhi os drivers “amd/ati drivers”, eles funcionam de boa
o jogo que eu testei que da pra ver facil o fps foi o roblox no sober, ele roda muito mal comparado com o windows 10. dá pra sentir o fps caindo dos hertz do monitor (180hz) no phantom forces, é injogavel
todo mundo que eu conversei que tem uma placa da amd (sem exceção) disse que ela roda melhor no linux do que no windows 10.
o jogo não tem problemas com stutter, é só o fps baixo memso
pra comparação, nesse jogo (tem um monte de gente que testa roblox no linux nele) eu pego 450+ fps em servidor pequeno no windows 10 mas não chega a 300 no arch.
silent hill 2 tambem roda mal, eu usei o heroic launcher com o proton-ge mais recente. rodou pior, não tinha ray tracing, frame gen, e eu tenho quase certeza que eu não conseguia usar fsr 3.1 (4 via driver), tinha só o 1.0 e o 3
esse é o meu pc:
gpu: sapphire pulse rx 9060 xt 16 gb
cpu: ryzen 5 5500
ram: 32 gb (2x16) @ 3200mhz
eu sei que esse processador não bate com a placa, eu só ainda tenho ele porque a 9060 chegou pra mim esses dias. o que eu quero resolver é que ela roda pior no linux do que no windows 10.
eu tambem conheci um cara com uma rx 580 e um ryzen 5 5600x pegando 900+ fps no mesmo jogo num servidor grande.
eu já criei um ticket no discord do sober e meu problema não foi resolvido
eu não sei se eu preciso configurar alguma outra coisa, não sei se o bspwm em si é ruim pra jogar, não sei se o x11 é o problema, não sei se os meus arquivos de configs sao o problema
eles estão nessa ordem:
- bspwmrc
- sxhkd
- picom
- 20-amdgpu.conf (/etc/X11/xorg.conf.d/20-amdgpu.conf)
- .bashrc
eu quero usar x11 porque eu nao quer ter que ver um portal pra toda vez que eu quiser compartilhar a tela ou gravar
sou newbie nisso mas não sou um imbecil, por favor ajudar
vou tambem deixar umas prints e um arquivo que o pessoal do discord do sober no forum de suporte pediu pra eu mandar, caso for util
o arquivo de log é eu abrindo o sober, entrando no jogo de testar fps, andando por 1 minuto e fechando o roblox
eu desinstalei os pacotes da nvidia depois, a steam que instalou eles. minha performance não mudou nada
o arquivo de log: info: app: lifecycle: logging_started delta=87.80764899996575msinfo: app: app - Pastebin.com