rx 9060 xt performando mal no arch linux com bspwm

eu fiz upgrade de uma rtx 2060 pra essa placa e eu pensei que ela iria rodar melhor no linux do que o windows.

eu estou usando arch linux com bspwm

eu instalei o arch usando o archinstall e eu escolhi os drivers “amd/ati drivers”, eles funcionam de boa

o jogo que eu testei que da pra ver facil o fps foi o roblox no sober, ele roda muito mal comparado com o windows 10. dá pra sentir o fps caindo dos hertz do monitor (180hz) no phantom forces, é injogavel

todo mundo que eu conversei que tem uma placa da amd (sem exceção) disse que ela roda melhor no linux do que no windows 10.
o jogo não tem problemas com stutter, é só o fps baixo memso
pra comparação, nesse jogo (tem um monte de gente que testa roblox no linux nele) eu pego 450+ fps em servidor pequeno no windows 10 mas não chega a 300 no arch.

silent hill 2 tambem roda mal, eu usei o heroic launcher com o proton-ge mais recente. rodou pior, não tinha ray tracing, frame gen, e eu tenho quase certeza que eu não conseguia usar fsr 3.1 (4 via driver), tinha só o 1.0 e o 3

esse é o meu pc:
gpu: sapphire pulse rx 9060 xt 16 gb
cpu: ryzen 5 5500
ram: 32 gb (2x16) @ 3200mhz

eu sei que esse processador não bate com a placa, eu só ainda tenho ele porque a 9060 chegou pra mim esses dias. o que eu quero resolver é que ela roda pior no linux do que no windows 10.

eu tambem conheci um cara com uma rx 580 e um ryzen 5 5600x pegando 900+ fps no mesmo jogo num servidor grande.

eu já criei um ticket no discord do sober e meu problema não foi resolvido

eu não sei se eu preciso configurar alguma outra coisa, não sei se o bspwm em si é ruim pra jogar, não sei se o x11 é o problema, não sei se os meus arquivos de configs sao o problema

eles estão nessa ordem:

1. bspwmrc
  2. sxhkd
  3. picom
  4. 20-amdgpu.conf (/etc/X11/xorg.conf.d/20-amdgpu.conf)
  5. .bashrc

eu quero usar x11 porque eu nao quer ter que ver um portal pra toda vez que eu quiser compartilhar a tela ou gravar

sou newbie nisso mas não sou um imbecil, por favor ajudar

vou tambem deixar umas prints e um arquivo que o pessoal do discord do sober no forum de suporte pediu pra eu mandar, caso for util

o arquivo de log é eu abrindo o sober, entrando no jogo de testar fps, andando por 1 minuto e fechando o roblox

eu desinstalei os pacotes da nvidia depois, a steam que instalou eles. minha performance não mudou nada

o arquivo de log: info: app: lifecycle: logging_started delta=87.80764899996575msinfo: app: app - Pastebin.com

Seguiu tudo que esta no wiki do arch para fazer as configurações após instalar?

sim, os drivers foram instalados certo

também testei o cachyos e deu a mesma coisa, performance pior no sober e no bodycam (bodycam pesa muito na placa de video)

sei que meu processador não bate com a placa, mas roda perfeitamente tudo que eu preciso no windows 10, além de que eu jogo em 1080p, não é possivel que tudo isso deve ser por causa do processador

no discord do 1155 do et no momento que eu disse “5500” todo mundo da call deduziu que era por causa da cpu, mesmo que ela empurre perfeitamente o que eu quero. eu queria ajuda pra saber porque estava rodando pior no linux

Você chegou a desativar o compositor(picom) após abrir algum dos jogos citados? E no arquivo 20-amdgpu.conf, veja se existe a opção “TearFree” e apague-a, ou mude para off. Isso vai melhorar teu desempenho, mas também vai gerar o famoso Tearing, então recomendo que crie um script para ativar/desativar.

opa, nem cheguei a ver que eu não tinha nem anexado os arquivos no post, essa mensagem na verdade só é a traducao do que eu mandei no forum do sober

os arquivos: ##### BSPWMRC:#!/bin/sh# displayxrandr --output DisplayPort-0 --mode 1 - Pastebin.com

uns testes que eu fiz: https://youtu.be/BZVKcyuF76E