Rufus do windows no linux

Uma curiosidade eu gostaria de saber sobre o porque o linux não reconhece pendrives no rufus via wine

existe alguma forma de fazer funcionar o proprio rufus

Obs sei que existe o ventoy o unebootin e so uma curiosidade mesmo.

É algo relacionado com a forma que o wine funciona, ele nao tem acesso aos hardwares diretamente, tipo placa de video e portas usb, posso estar falando abobrinha tbm, mas creio que seja isso.

Ha muito tempo atras eu passei meses tentando fazer a ferramenta de sincronização da samsung (Smart Switch) Funcionar, mas o problema era o mesmo, sem acesso as portas usb pra reconhecer o smartphone conectado ao pc

Tem tutoriais na internet ensinando pass-through de hardware, mas sao complexos e pouco garantido que funcionem em todos os hardwares e sistemas

1 curtida

Outra razão para nem tudo funcionar no WINE é que o WINE não roda o Windows ele é uma implementação de uma API que faz transliterações de uma chamada de sistema para outro chamada de sistema, ou sejá o software programado para o Windows faz chamadas de sistema do Windows que o GNU/Linux não entende e ai entra o WINE que faz uma especie de tradução destas chamas para as chamadas que o GNU/Linux possa entender, e ai o GNU/Linux executam essas chamadas que ele entende, e estas chamadas tem a mesmas ações a qual as chamadas do Windows faria se o software estivesse rodando no Windows. E então o software tem uma execução bem sucedida, só que nem sempre WINE sabe as traduções das APIs do Windows e do GNU/Linux compatíveis para que seja realizada as mesmas tarefas idênticas, e é ai que ocorre os problemas na execução.

O WINE esta em constante desenvolvimento, então no futuro ele estará ainda mais rico o seu dicionário de chamadas de APIs dos sistemas, só que por outro lado o Windows também esta sempre em constantes modificações, ou seja, o WINE esta sempre em uma corrida onde o Windows é modificado e o WINE corre atrás das modificações ocorridas no Windows.

É isso, espero ter ajudado vc a entender o porque alguns programas não funcionam.
A e softwares que rodam a nível de kernel é ainda mais complicado para o WINE trabalhar, porque o WINE roda no ring do usuário e muitas coisas o usuário não tem acesso do ring zero(kernel).

1 curtida

Para criar pendrives bootáveis de Windows no Linux você também pode usar o WoeUSB-ng.

Boa tarde rapaz.
Você está certíssimo
Captura de tela_2024-12-01_12-15-50
Veja essa imagem, estou usando o rufus no wine no meu peppermint.
Meu pendrive tá conectado mas o rufus nem o detecta.

O único jeito de usar o rufus sem ter o windows instalado seria no “WindowsPE LiveUSB” aí sim, você pode baixar a versão “Portátil do rufus” e resolver seus problemas tudo pelo usb sem ter nada de sistema instalado e no final a galera diolinux podem usar o “Peppermint” kkk

Um abraço a todos e um bom domingo e venham curtir o peppermint

1 curtida

O tanto q vc fala do pepper eu estou quase indo msm kkkkkkkk ja usei uma vez mas não curti na epoca

1 curtida

Sei que o rufus tem suas qualidades mas o ventoy fica na frente pois ele pode fazer multiboot.

Mais do que isso: Se você não precisar mais dele, só deletar as ISO. Quando você precisar, ele vai estar lá e você não vai precisar obliterar os arquivos do seu Pendrive para colocar novamente uma ISO no Ventoy.

1 curtida

Rufus foi projetado para o Windows, logo, usa API específicas do Windows, então mesmo que você use o WINE, ele não tem “poder” para ler as unidades USB conectadas na máquina. É um resumo bem simplificado, mas é por isso.