RTX no Ubuntu 16.04

Olá pessoal,
Tive que instalar o ubuntu 16.04 na minha máquina que montei esse ano em função de um projeto que ta preso nessa versão. So que o sistema não reconheceu minha placa de video, uma RTX da nvidia, de forma que só um dos meus monitores estava funcionando e com resolução reduzida, ficando impossível de usar.

Por padrão, não tinha nenhum driver na sessão de drivers adicionais. Então adicionei o PPA de drivers proprietários da nvidia. Assim, o nouveau apareceu, mas quando o habilitei nada mudou, então resolvi usar o driver mais recente da nvidia, o 430.
Só que depois de habilitar esse driver e reiniciar o pc, na hora de aparecer a tela de login a tela simplesmente fica preta e nada aparece.

Alguém ai já teve experiencia com o Ubuntu 16.04 em hardware mais recente ou teria alguma ideia de como consertar o problema da tela preta.

Já tentei com Ubuntu Gnome e com Unity e ambos dão o mesmo problema.

Qual versão do kernel? E qual ppa você usou? E tem certeza que o Ubuntu 18.04 não serve para você?

O kernel padrão do 16.04.6, não consigo entrar lá para olhar a versão.
Usei esse ppa: ppa:graphics-drivers/ppa

O 18.04 funciona perfeitamente na máquina, tava usando ele até hoje quando fiz upgrade pro 19.04. O problema é que é para rodar um projeto no ROS (Robot Operating System), cada versão do ROS só da suporte oficial pra determinadas versões do Ubuntu, no caso, o projeto é em uma versão que só suporta o 15.10 e o 16.04. Outro problema é que as máquinas do laboratório só rodam ubuntu 16.04, ai o ideal seria eu testar o código na mesma versão. Eu poderia tentar instalar no 18.04 pra ver se roda, mas queria tentar um pouco no 16.04 já que ele já está instalado aqui.

1 Curtida

Tentei no Ubuntu 18.04, mas dá muito problema de dependência. O jeito é tentar resolver com o 16.04.

1 Curtida

Olha acredito que esteja ligado á versão do kernel recomendo instalar o ukku e nele colocar um kernel mais atual, dê preferência para um kernel LTS para ter menos dor de cabeça…

Posso tentar trocar o kernel. O problema é que não consigo fazer login, nem em modo texto, a tela simplesmente fica preta. Teria alguma forma de reverter o driver sem logar no sistema?

Tente dar o comando CTRL + ALT + F2 e digite o seu usuário e senha respectivamente, depois rode o comando:

sudo nvidia-xconfig

é alguma aplicação específico que precisa?

1 Curtida

Obrigado, o problema é que apertando CTRL + ALT + F2 não acontece nada, continua com tela preta.

1 Curtida

Preciso rodar o ROS Kinetic, que so suporta ubuntu 16.04 e 15.10, como expliquei no segundo post.

1 Curtida

Complicado, você tem um Pendrive dessa instalação do Ubuntu ainda? Acredito que acessando o seu Ubuntu através do chroot, você consiga dar esse comando, mas para adiantar talvez purgando o nouveau e reinstalando os drivers proprietários resolva. Para fazer isso terá que na LiveCD usar os comandos:

sudo mount /dev/sda2 /mnt

Verifique se a instalação do Ubuntu seja a partição /dev/sda2 se não confira pelo Gparted

sudo chroot /mnt

Entre no modo chroot e tente dar o comando

sudo nvidia-xconfig

Reinicie e se der tela preta para resolver provavelmente terá que entrar no chroot pela liveCD e reinstalar os drivers nele mesmo dessa forma:

sudo apt purge --autoremove -y xserver-xorg-video-nouveau && sudo apt update && sudo apt install --reinstall -y nvidia-settings nvidia-driver dkms linux-headers linux-source gcc

Não conheço essa aplicação específica que você está usando, mas ela precisa dos recursos avançados de aceleração 3D? Se não precisar, deixe seu desktop padrão como o 19.0(ou o que você quiser) e instale a versão 16.04 dentro de uma máquina virtual.

1 Curtida

Jé tenho uma máquina virtual com 16.04, só que no ROS você tem o Gazebo que é um simulador 3D para os robôs. Da pra rodar numa VM mas fica meio lento. Fora que vou usar algoritmos baseados em redes neurais que tem um ganho signification de performance quando executados numa GPU.

1 Curtida

Tive que formatar de novo. Coloquei o Ubuntu Gnome 16.04. Então instalei o CudaToolkit da Nvidia direto pro Ubuntu 16.04. Ele vem com o driver 418.xx. Depois foi so reiniciar que funcionou. Pra quem estiver na mesma situação deve se só instalar o driver 418.xx.

1 Curtida

a minha ideia teria sido além do ppa nvidia, usar o ukuu para atualizar kernel e tb usar uma versão mais recente do ubuntu, creio que teria funcionado.

1 Curtida

Então o problema foi resolvido?
Se sim você poderia, então recomendo marcar a melhor resposta (com um checking :white_check_mark:) como resolvida e adicionar a “tag” [Resolvido] no título, para quando alguém procurar a solução de um problema parecido encontrar a sua resposta como a possível solução :upside_down_face:

Na verdade não foi, só funcionou uma vez. Fui entrar agora, em vez de entrar na tela de login, entra no modo texto e o monitor fica piscando.

1 Curtida

Poste o resultado do seguinte comando:

nvidia-detect

Talvez recriando o arquivo do Xorg com o utilitário da Nvidia resolva:

sudo nvidia-xconfig

Se não der certo pode tentar reiniciar os arquivos de configuração da sua interface gráfica:

dconf reset -f /