RTX 4090/5090 compartilhada, é possível?

Bom dia pessoal!

Eu tenho uma regra que é sempre comprar coisas caras somente para trabalho ou desenvolvimento pessoal. Hoje eu sei como usar uma VGA parruda para trabalho, mas sei que na maior parte do tempo ele vai ficar ocioso e por isso queria saber se é possível compartilhar um mesmo computador para uso simultâneo com mais de uma pessoa.

Eu sei que é possível fazer isso com acesso remoto, mas não fica um resultado satisfatório em cenários como ver videos, editar videos ou controle preciso do mouse. Sempre fica um delay, um lag.

A ideia é conectar dois kits/sets de mouse+teclado+monitor no mesmo gabinete e duas pessoas usarem simultaneamente.
Para o segundo usuários:
O monitor ficaria disponível no modo extensão da area de trabalho, colocando a janela da VM nesse segundo monitor.
O mouse e teclado ficaria disponível com aplicativos conhecidos como USB Redirector ou Usb Over IP. Acredito que no Linux seja fácil redirecionar os periféricos para a VM.

Então isso é possível? Alguém já tentou ou tem ideia de como que faz? Quais programas usar? Ouvi falar que não tem como compartilhar saída de video se fizer GPU Passthrough, é verdade? Repassar para as VMs o poder da GPU é essencial.

Olá @grade1000, tudo bem contigo?

É possível fazer isso sim, só não é uma solução trivial. Nunca coloquei essa solução em prática.

https://wiki.ubuntu.com/MultiseatTeam/Instructions

:vulcan_salute: