Para quem compra esse modelo, que ele vem com um SO modificado do Debian Buster chamada KeepOS, que foi adquirido com a troca de pontos da AVON pela minha sogra. Mas pelo o menos, o que veio vem com 2 problemas inusitados:
- O Wifi que de vez em quando não pega (não é reconhecido pelo kernel).
- O Touchpad que decide ficar travando.
Para corrigir, ou melhorar um pouco, o deixei em dual-boot com o Xubuntu 20.04. E consideravelmente teve uma baita melhora no desempenho.
Os problemas ainda persistem, mas, pelo o menos o Primeiro, reduziu (só acontece uma vez ou outra no Ubuntu). Mas o Touchpad…
O touchpad, pelo eu chequei, fica perdendo alguma configuração que ainda não identifiquei qual é. Mas notei que o sistema o reconheçe como 2 dispositivos, com mesmo ID para ambos - mouse e touchpad, no mesmo dispositivo.
Mas como assim, se é um dispositivo só ???
Pelo o menos no xUbuntu 20.04, quando “A Falha” acontece, o ponteiro fica travado, mas ainda dá pra ser usado como Scroll (só o scroll o touchpad inteiro) e os dois botões viram O botão direito.
No KeepOS (que é de fábrica), travou, só reiniciando.
Até tentei instalar o Android x86, mas pela versão Kernel ser ainda antiga, não reconhece; Nem touchpad, nem wifi.
Mas qual RTA fiz para que pelo o menos para que ele retorne como touchpad, e se torne usável novamente?
Depois de umas pesquisadas, criei um Script e o coloquei em /usr/bin
:
#!/bin/bash
##Desativa e ativa o touchpad
##https://forum.manjaro.org/t/touchpad-syna3602-0911-5288-not-working-at-all/36269/38
rmmod i2c_hid
modprobe i2c_hid
sh -c “synclient VertScrollDelta=-58;synclient HorizScrollDelta=-58”
Com isso no Xubuntu, pelo Editor de Configurações > xfce4-keyboard-shortcuts, criei um Atalho de Teclado para o sistema, para que quando o Touch travasse, eu, atravéz do comando pelo teclado (como sudo), consiga reiniciar o módulo que reconhece o Touch. No meu caso, deixei Win+7.
Ainda estou atras da solução de finitiva, mas para que dê para usar por enquanto, estou usando dessa forma.
Para quem quiser saber mais sobre o modelo ML PC231:
Fica ai uma idéia pra quem estiver passando ou pelo o mesmo problema, ou parecido. Mas ainda sigo aberta a questão para uma solução definitiva.