RTA (Recurso Técnico Alternativo) Touchpad do Notebook Multilaser PC 231 1.0

Para quem compra esse modelo, que ele vem com um SO modificado do Debian Buster chamada KeepOS, que foi adquirido com a troca de pontos da AVON pela minha sogra. Mas pelo o menos, o que veio vem com 2 problemas inusitados:

• O Wifi que de vez em quando não pega (não é reconhecido pelo kernel).
  • O Touchpad que decide ficar travando.

Para corrigir, ou melhorar um pouco, o deixei em dual-boot com o Xubuntu 20.04. E consideravelmente teve uma baita melhora no desempenho.
Os problemas ainda persistem, mas, pelo o menos o Primeiro, reduziu (só acontece uma vez ou outra no Ubuntu). Mas o Touchpad…

O touchpad, pelo eu chequei, fica perdendo alguma configuração que ainda não identifiquei qual é. Mas notei que o sistema o reconheçe como 2 dispositivos, com mesmo ID para ambos - mouse e touchpad, no mesmo dispositivo.
Mas como assim, se é um dispositivo só :thinking:???

Pelo o menos no xUbuntu 20.04, quando “A Falha” acontece, o ponteiro fica travado, mas ainda dá pra ser usado como Scroll (só o scroll o touchpad inteiro) e os dois botões viram O botão direito.
No KeepOS (que é de fábrica), travou, só reiniciando.
Até tentei instalar o Android x86, mas pela versão Kernel ser ainda antiga, não reconhece; Nem touchpad, nem wifi.

Mas qual RTA fiz para que pelo o menos para que ele retorne como touchpad, e se torne usável novamente?

Depois de umas pesquisadas, criei um Script e o coloquei em /usr/bin:

#!/bin/bash
##Desativa e ativa o touchpad
##https://forum.manjaro.org/t/touchpad-syna3602-0911-5288-not-working-at-all/36269/38

rmmod i2c_hid
modprobe i2c_hid
sh -c “synclient VertScrollDelta=-58;synclient HorizScrollDelta=-58”

Com isso no Xubuntu, pelo Editor de Configurações > xfce4-keyboard-shortcuts, criei um Atalho de Teclado para o sistema, para que quando o Touch travasse, eu, atravéz do comando pelo teclado (como sudo), consiga reiniciar o módulo que reconhece o Touch. No meu caso, deixei Win+7.

Ainda estou atras da solução de finitiva, mas para que dê para usar por enquanto, estou usando dessa forma.

Para quem quiser saber mais sobre o modelo ML PC231:

Fica ai uma idéia pra quem estiver passando ou pelo o mesmo problema, ou parecido. Mas ainda sigo aberta a questão para uma solução definitiva.
:wink: :+1: