Roteiro do KDE para 2022!

Mais um ano, outro roteiro! O ano passado foi um sucesso estrondoso, pois entregamos tudo. Portanto, aqui está o que acho que podemos esperar em 2022. Como sempre, este não é um documento oficial de planejamento ou uma promessa; sou só eu dando uma prévia de algumas coisas que estão em andamento ou prestes a começar, e que acho que será viável concluir antes do final do ano!

KCM de “formatos e idiomas” mesclados

As páginas Idiomas e Formatos nas Configurações do sistema há muito são problemáticas porque seus escopos se sobrepõem. Não por muito tempo! Han Young está trabalhando para fundi-los em uma nova página que lida com ambos, deixando claro o que se aplica quando e tornando mais difícil ou impossível bagunçar seu sistema escolhendo configurações incompatíveis. Isso está em andamento e espero que seja concluído no primeiro semestre de 2021.

Ícones revisados ​​do Breeze

O designer do KDE Ken Vermette está trabalhando para melhorar e modernizar os ícones do Breeze! Os ícones coloridos serão suavizados e um pouco arredondados, e visualmente atualizados para remover elementos antigos e feios, como sombras longas. Ícones monocromáticos acabarão por chamar a atenção também. Espera-se que todos eles respondam melhor ao esquema de cores do sistema e tenham uma aparência melhor ao fazer isso. O trabalho inicial para os ícones do Google Places já foi enviado e está sendo revisado. Este trabalho começará em breve, peça por peça, e você pode ler mais sobre isso no blog de Ken .

O recurso de vários monitores finalmente funciona corretamente

Planejamos nos concentrar um pouco na resolução de problemas com multimonitores este ano, e alguns desses esforços já renderam alguns frutos até agora. Mas haverá um foco muito mais pesado em 2022!

Rolagem inercial do touchpad no software QtQuick

Uma grande melhoria foi introduzida recentemente que tornará isso possível em breve! Parece bastante provável que finalmente teremos isso em 2022.

A sessão do Wayland pode substituir completamente a sessão do X11

Este é um pouco como um lunar, mas acho que é possível. A lista de problemas em nossa página wiki “Wayland Showstoppers” é bastante baixa, e quando novos são adicionados, eles são notavelmente mais baixos em gravidade do que os que já foram corrigidos. E agora que a NVIDIA adicionou suporte GBM ao driver e o KWin já oferece suporte, acho que a vida deve realmente começar a melhorar para os usuários da NVIDIA, que representam uma grande parte dos usuários de Plasma insatisfeitos e aqueles que ainda não conseguem usar a sessão do Wayland. . Vamos chamar isso de meta extensa, mas acho que não é impossível!

Iniciativa de “bug de 15 minutos”

Este ano, gostaria de começar algo que chamo de iniciativa de “bug de 15 minutos” - um esforço para corrigir o máximo possível de bugs que são encontrados trivialmente dentro de um quarto de hora de uso básico. Esses são os tipos de problemas que formam opiniões negativas permanentes na mente das pessoas e reforçam a percepção de que o software KDE tem bugs e não é confiável.

Até agora, estou limitando-o ao Plasma e software alinhado ao Plasma (por exemplo, KWin, Configurações do sistema, Discover) para evitar ficar sobrecarregado pelo aumento do escopo. Mas se for muito popular e bem-sucedido, adoraria estendê-lo para aplicativos e estruturas também! Confira a lista atual aqui . Escreverei sobre isso com mais detalhes em breve!

6 curtidas

Eu não vejo a hora do Wayland funcionar direito com NVIDIA em multimonitores.

1 curtida

Muito bonitos esse ícones. Achei um design no nível Apple. Na verdade, achei até melhor. Muito harmonioso os novos ícones.

3 curtidas

Que acharam do Wallpaper da versão 5.24?

1 curtida