Rolagem de tela com travamentos

Boa tarde,

Não sei se este tipo de assunto pode ser discutido no fórum, então me perdoem se eu cometi uma falha e se o texto ficar um pouco grande

É o seguinte, eu venho trabalhando no Ubuntu Budgie a uns dois meses sem nenhum problema, realizando as atualizações e tudo mais. Na quinta-feira reparei que ao rolar a tela principalmente nos browsers a imagem fica “travando”, não rola mais com fluidez mas fica nesse “engasgo”, e ele acontece de forma mais acentuada se eu arrastar a barra de rolagem, tanto no Chrome quanto no Firefox, rolando a página com o scroll do mouse ou com a seta no teclado, o problema é menos acentuado, mas muito irritante. Também está acontecendo um atraso e lag no carregamento dos objetos das páginas, principalmente fotos que as vezes até somem e tornam a aparecer quando rola a página. Posteriormente reparei que acontece no editor de texto, quando maximiza algumas janelas a imagem da uma quebrada não maximiza mais com movimentos suaves, a te mesmo ao digitar, apesar de não ter delay, me da a impressão de que tem uma pequena tremida enquanto as palavras vão se formando.

Logo pensei que foi alguma atualização problemática (me lembro que tiveram umas duas na semana), sendo assim resolvi testar em outros sistemas. Tenho outro HD com Elementary que é meu sistema principal e faziam duas semanas que eu não usava. Para minha surpresa o problema também está ocorrendo com ele. Então resolvi testar no Windows 10 que não uso desde abril, e o problema também acontece. Vale ressaltar que não tenho dual boot, cada sistema está em um HD e quando preciso alterar eu faço isso durante o boot da máquina, alterando na bios.

Então pensei que o problema seja na placa de vídeo, removi e usei o vídeo onboard e o problema permanece. Desconectei o monitor e liguei uma TV FullHD via HDMI e depois via cabo VGA e também continua o problema, assim descartei defeito no monitor.

O que mais eu fiz: troquei todos os módulos de memória por outros novos, testei memória por memória, slot por slot e nada. Troquei a pasta térmica do processador e da placa de vídeo, limpei contatos e nada. Abri a fonte e não tem nada visualmente danificado, limpei e não resolveu. Troquei os cabos sata, mudei os conectores de energia, troquei de estabilizador, liguei a fonte em um filtro de linha, liguei direto na tomada. Nada detectou ou resolveu o problema.

Entre tudo isso que fiz, não tive como testar a placa mãe, o processador ou até mesmo a fonte pois não disponho de outros para testes. Mas o que já dá pra perceber é que não é um problema de sistema ou drivers de vídeo ou kernel, pois nas duas distros que uso e até no windows o problema acontece. Até quarta-feira estava tudo ok, na quinta já liguei o PC e me deparei com esse problema.

Pergunto, alguém teria alguma ideia do que possa ser isso? Gravei dois vídeos do meu desktop para demonstrar o problema, vou colocar os links aqui assim que subir eles.

Seguem vídeos.

Reparem no segundo vídeo que fica a todo tempo a imagem quebrando, e aparecendo o plano de fundo do meu desktop. Isso não acontece durante a gravação, mas aparece no vídeo gravado.