rlxOS - Uma nova distro com uma proposta similar ao do Fedora SilverBlue

Recentemente assisti esse vídeo do Tyler’s Tech, mostrando essa distro diferenciada, baseada em nenhuma outra, com um gerenciador de pacotes diferente e o core do sistema imutável.

Ele traz uma ênfase em appimages, mas também é compatível com flatpak e snaps.

Umas imagens que printei na VM:

Eu tive problemas em acessar o site deles, por alguma razão não consegui acessar sem usar vpn, no caso usei uma extensão do Firefox, porém a velocidade do download é lenta pela, então copiei o link de download e desativei a VPN para poder baixar, o download não precisa de VPN, aparentemente ele vem de outro lugar.

Site:
https://rlxos.dev/
Download:
https://rlxos.cloudtb.online/releases/rlx-2106-iso-gnome-x86_64.iso

OBS: Ela instala muito rápido.

4 curtidas

Aqui está um vídeo em Portugués

1 curtida

E o site já se encontra no ar no preciso momento que eu estou escrevendo

Muito interessante! Recomendo conhecer o Nitrux OS também.

Mas, hoje, se eu quiser uma experiência com sistemas do tipo, instalaria o Silverblue, justamente pela forte estrutura do projeto Fedora.

Ele é um sistema imutável pra desktop, esse é o modelo que se um dia o Linux se popularizar no desktop será o mais comum

São complemente diferentes, o RlxOS é 100% desktop, o Fedora Silverblue é mais generalista, pende mais pra servidor

1 curtida

Serve bem para desktop, de todo modo. O @fastos2016 o usa na máquina de dia a dia.

2 curtidas

O estranho é que, pelo menos quando eu testei, ele usava o Gnome 3.36, o que é estranho soa como se a distro estivesse meio abandonada…

1 curtida

É indiana, provavelmente não tem recursos pra se manter

De fato, mas essa é 100% focada no desktop

O nitrux tbm usa ostree ou alguma tecnologia imutável?

Discordo,temos o coreos para quem quiser usar servidor

Ele disse que já está trabalhando para trazer o gnome 40

Sim, a questão é como os snaps, eles podem ser usados no desktop, mas o design deles favorece servidores, ostree é a mesma coisa não é que não pode ser usado no desktop, o design favorece muito mais servidores que desktop…
Já com esse é o exato oposto o RlxOS é uma cópia do modelo Android, a diferença é que ele segue o XDG e os aplicativos não precisam necessariamente serem instalados

1 curtida

Discordo nalgumas parte,favocer é uma coisa,ser é outra

Ninguém impede de instalar appimages no fedora silverblue,e até mesmo um cara conseguiu usar snap,o que falta mesmo, são as pessoas terem a percepção de que já não estamos na era das cavernas,e portanto,tal e qual como novos usuários que só querem usar um PC que funcione, não queremos andar a compilar e a quebrar tudo

Desculpe, eu pensei num nome e escrevi outro. Quis indicar o Micro OS, desenvolvido pelo pessoal do OpenSUSE.

Esse aí basicamente usa o btrfs para duplicar toda a base imutável

Nada me impede de usar Ubuntu Server no Desktop, mas não é tão interessante quanto usar algo já pensado pro desktop com auto instalação de placa de vídeo por exemplo… É o famoso não impede mas não facilita, o modelo do RlxOS é basicamente um script que monta um arquivo SquashFS do /usr com um overlay numa pasta que permite escrita, é simples implementar, posso pegar qualquer distro e fazer isso sem perdas de modo seamless

1 curtida

Dizem que é surpreendentemente rápida e leve pela forma singular que funciona. É (ou era a partir de agora) um projeto pequeno e mais do que tudo conceitual. Mas, depois da divulgação de canais grandes de YouTube houve uma busca muito grande por essa distro de forma que o site está mais offline do que online, está até difícil baixar o sistema.

2 curtidas

Wow, DDoS do bem

2 curtidas