Por algum tempo encontramos no mercado, computadores e tablets que embarcaram o Windows RT, uma edição do sistema operacional não tão querida pela comunidade, pela falta de suporte dos desenvolvedores de aplicativos e da própria Microsoft.
Apesar de muitos desses aparelhos possuírem um desempenho computacional decente, bom design e boa bateria, em geral, acabaram sendo abandonados pelos usuários.
O Windows RT quase não possui aplicativos, para piorar, o único navegador suportado é o Internet Explorer, incompatível com quase todos os sites modernos.
Graças ao projeto Open Surface RT, alguns dispositivos populares podem ser revitalizados com sistemas realmente operacionais, como o Windows 10 ARM e distros Linux ARM, como o Ubuntu ARM ou o Raspberry Pi OS. O Open Surface RT é um guia completo, contendo também os aplicativos necessários para você instalar nos dispositivos:
- Surface RT;
- Lenovo ideapad yoga 11;
- Asus Vivotab RT;
- Surface 2.
Uma grande dificuldade instalar algum outro sistema operacional em dispositivos Windows RT é o Secure Boot, por isso o projeto oferece duas opções, cada um com prós e contras:
- EFI Boot: O sistema inicia normalmente com o dispositivos, mas sem cache L2, nem clock dinâmico;
- APX Boot: Toda vez que for ligar o dispositivo, ele precisa estar conectado via USB a outro computador com Linux, por onde é necessário realizar um procedimento, além disso, a conexão Wi-Fi não funciona.
Como podemos ver, dispositivos com Windows RT não estão entre os grandes acertos da indústria da informática, ao menos com este projeto, eles voltam a ter mais utilidade.