Review: Adaptador bluetooth Orico BTA-508 no Linux

Obrigado por avisar do plug and play no fedora 35, chequei na pasta de firmware em lib, eles incluem o driver do chipset já, não precisa mais realizar o processo. Esperando meu adaptador chegar. Precisava de um adaptador 5.0 pra usar a conexão simplificada com meu Buds Pro da Samsung, tinha testado um outro xingling sem marca que ficava desconectando o fone a cada 10-15 segundos… Espero que esse dê certo.

Aqui pra mim, está dando “Falha de Conexão: Protocol not available” Estou com o ultimo kernel disponível no repo do Ubuntu 20.04. E fiz todo o procedimento do tuto. Deu certo por alguns meses. Depois, começou a dar esse erro.

Alguma luz?

Olá @Isai tudo bem contigo?

Sugiro desparear o dispositivo e tentar novamente, apesar de possível é pouco provável que este erro esteja relacionado ao driver. Esse erro ocorre com apenas este dispositivo que você destacou?

Sugiro abrir um tópico específico para que a comunidade possa te auxiliar nessa situação.

:vulcan_salute:

1 curtida

Olá, amigo! Há alguns meses eu passei aqui pq não conseguia usar o dongle orico BTA-508 no Zorin OS 16, mas consegui resolver o problema graças a esse post. Tudo estava bem até agora. De repente após uma atualização de sistema o Dongle deixou de ser reconhecido novamente. Ele é identificado pelo sistema mas o status fica “desligado”. Se alguém souber alguma solução eu agradeço!

1 curtida

Confere a versão do kernel e tente refazer os passos do tutorial, sugiro abrir um tópico específico caso isso não resolva.

:vulcan_salute:

1 curtida

Tentei realizar o tutorial e acabei tendo o mesmo problema que o Diogo. Ele reconhece o adaptador, mas não encontra nenhum aparelho (fone ou celular). Utilizo o Ubuntu 21.10 e a versão do kernel é 5.13.0-28-generic.
quando faço o systemctl status bluetooth tenho como output:

● bluetooth.service - Bluetooth service
     Loaded: loaded (/lib/systemd/system/bluetooth.service; enabled; vendor preset: enabled)
     Active: active (running) since Tue 2022-02-15 19:55:23 -03; 27min ago
       Docs: man:bluetoothd(8)
   Main PID: 5219 (bluetoothd)
     Status: "Running"
      Tasks: 1 (limit: 9384)
     Memory: 684.0K
        CPU: 28ms
     CGroup: /system.slice/bluetooth.service
             └─5219 /usr/lib/bluetooth/bluetoothd

fev 15 19:55:23 BB-8 bluetoothd[5219]: Starting SDP server
fev 15 19:55:23 BB-8 bluetoothd[5219]: Bluetooth management interface 1.20 initialized
fev 15 19:55:23 BB-8 bluetoothd[5219]: Endpoint registered: sender=:1.123 path=/MediaEndpoint/A2DPSink/sbc
fev 15 19:55:23 BB-8 bluetoothd[5219]: Endpoint registered: sender=:1.123 path=/MediaEndpoint/A2DPSource/sbc
fev 15 19:55:23 BB-8 bluetoothd[5219]: Endpoint registered: sender=:1.123 path=/MediaEndpoint/A2DPSink/sbc_xq_453
fev 15 19:55:23 BB-8 bluetoothd[5219]: Endpoint registered: sender=:1.123 path=/MediaEndpoint/A2DPSource/sbc_xq_453
fev 15 19:55:23 BB-8 bluetoothd[5219]: Endpoint registered: sender=:1.123 path=/MediaEndpoint/A2DPSink/sbc_xq_512
fev 15 19:55:23 BB-8 bluetoothd[5219]: Endpoint registered: sender=:1.123 path=/MediaEndpoint/A2DPSource/sbc_xq_512
fev 15 19:55:23 BB-8 bluetoothd[5219]: Endpoint registered: sender=:1.123 path=/MediaEndpoint/A2DPSink/sbc_xq_552
fev 15 19:55:23 BB-8 bluetoothd[5219]: Endpoint registered: sender=:1.123 path=/MediaEndpoint/A2DPSource/sbc_xq_552
1 curtida

Olá @Anna_Garcia tudo bem contigo?

Se você seguiu os passos do tutorial e não deu certo, o melhor caminho é abrir um novo tópico fornecendo informações sobre o seu computador para podermos tentar te ajudar.

:vulcan_salute:

3 curtidas

Xubuntu 20.04 Kernell 5.13.0-30 . Consegui instalar e reconhece tudo certo . Mas tenho algumas ressalvas , mas acho que isso depende mais do Fone do que do adaptador Orico . Testei com um Headphone Baseus D02 e o som sai todo picotado e com falhas e o alcance não é dos melhores , fico na frente do adaptador e mesmo assim picota só virando a cabeça :cold_sweat: . Já com Headphones vagabundos ( aqueles 3 em 1 com radio e Sd card ) funcionam que é uma beleza :grinning:. Vou comprar mais um Fone pra ver se melhora a situação .
Ah ! Só lembrando que o fone funciona ok no iphone , ipad e android .

Olá @ken, tudo bem contigo?

Esse adaptador é 5.0, mas se você estiver usando um fone com uma versão anterior do bluetooth não conseguirá usar todo o potencial dele. Outro ponto é que a “pilha de som” do sistema também influencia na experiência, no Debian usando Pipewire não tenho nenhum tipo de problemas - mas - no Pulseaudio, tinha limitações pela ausência dos codecs mais modernos como Aptx e SBC-XQ.

Faça um teste com o Pipewire e veja se obtém melhores resultados.

:vulcan_salute:

2 curtidas

Sim , o Headphone é 5.0 . Fiz a troca do Pulse Audio pelo Pipeware e deu uma melhorada significativa . Não há mais cortes abruptos , ou quando vejo um filme e o som fica baixo , o bluetooth cortava o som e muitas vezes só tocava em um dos lados do fone , até o som do filme ficar mais alto . Nesse ponto melhorou e muito ! Porém , o problema do alcance ficou igual , como disse antes , tem vezes(raro) que só de mexer a cabeça o som dá uma picotada . Já testei com um outro Headphone de meu amigo e deu o mesmo problema . Agora pedi um outro adaptador pelo Ali , e vou esperar pra ver se melhora ou não . Valeu .

1 curtida

Criei uma conta apenas para dar um retorno.

Uso Linux Mint 20.3 e seguindo os passos do tutorial não funcionou. O kernel era o 5.4.x, então fiz o update para o 5.13.x e reiniciei. O bluetooth foi reconhecido mas após parear ele desconectava automaticamente.

Pequisando na internet cai nesse no stackoverflow que sugeriu instalar esse pacote:

sudo apt install pulseaudio-module-bluetooth

Após instalar esse pacote e reiniciar, funcionou.

2 curtidas

Obrigado pelo feedback nas versões mais recentes do kernel esse procedimento deixou de ser necessário.

Mas, é importante ficar atento nas anotações do tutorial: ele não funciona em algumas versões, conforme o pessoal identificou com testes.

:vulcan_salute:

1 curtida

Está assim:
Zorin OS 16
Kernel 5.13.0-40
Será que devo instalar uma versão anterior?

1 curtida

Olá @Slownith tudo beleza contigo?

Pode dar um pouco de contexto? Você está usando este setup e o dongle da Orico não está funcionando?

:vulcan_salute:

Tudo bem, muito obrigado! Exatamente. Ele funcionava antes, há alguns meses atrás, após eu fazer o procedimento. Estava tudo funcionando perfeitamente, mas do nada o bluetooth ficou instável por uns dias e depois parou de ser reconhecido totalmente pela máquina. Eu mudei de porta USB, refiz o procedimento do tutorial algumas vezes, reiniciei mas não houve mudanças. Vi aqui mesmo no fórum algumas pessoas falando sobre versão de kernel que poderia ter alguma influência, enfim. Eu não sei informar qual era o kernel na ocasião quando ainda funcionava, houve algumas atualizações de sistema mas não sei se o kernel foi atualizado junto, o fato é que atualmente o kernel é 5.13.0-40. Eu sou um usuário básico comum, super leigo no assunto, que decidiu se aventurar no mundo linux, então não sei se estou sendo claro. Desde já obrigado pela atenção! :cold_sweat:

Em versões mais recentes do kernel, os módulos necessários já fazem parte do sistema operacional. Então o procedimento pode não ser mais necessário em muitas distros.

Sugiro remover os arquivos do tutorial e procurar pelo pacote de drivers Realtek da distro.

OBS IMPORTANTE:
Remover libs do sistema é um passo crítico, então, tenha muito cuidado e faça um backup de dados importantes antes. Assim você se previne de problemas maiores.

Para remover os arquivos deste guia, use os comandos abaixo:

sudo rm /lib/firmware/rtl_bt/rtl8761b_fw.bin
sudo rm /lib/firmware/rtl_bt/rtl8761b_config.bin

Reinicie o computador e procure pelo pacote firmware-realtek usando o terminal, se ele existir, instale com o comando seguinte.

sudo apt-cache search firmware-realtek
sudo apt install firmware-realtek

Reinicie o computador e teste o adaptador.

Se isso não funcionar, será necessário investir melhor o que pode estar ocorrendo.

:vulcan_salute:

2 curtidas

Olá,
Passando pra avisar que resolvi tentar usar bluetooth no desktop só por causa do vídeo do diolinux, antes eu tinha usado e tinha sido horrível em windows e linux.

Comprei um orico bt-608 na China, mesmo chipset, baixei o arquivo indicado aqui, fiz as 2 cópias de arquivo, reiniciei o desktop e tudo funcionou lindamente. Muito obrigado.

(SO ubuntu 20 lts atualizado)

2 curtidas

linux mint 20.3 cinnamon kernel 5.4.0-122 com a atualização do inicio dessa semana começou a funcionar o bluetoo bta-508 antes eu estava usando o blueto 4.0 depois dessa atualização começou a funcionar o 5.0 tb pode que seja atualiação algo relacionado ao mint 21 não sei de drivers recursos

1 curtida

É até engraçado como a Realtek está em todo lugar. No mais, comprei um há duas semanas com base na sua avaliação e gostei muito para usar com headphone.

Xubuntu kernel 5.15.1 . Semana retrasada foi atualizado o Kernel de 5.13.* para 5.15.1 e aí o adaptador parou de reconher e consequentemente parou de funcionar .
Testei esse comando:
sudo apt-cache search firmware-realtek

Só que não encontrou nada .
Li vários relatos recentes nos fóruns de que após a atualização de kernel parou de reconhecer muitos dispositivos Bluetooth .
No momento estou tranquilo , pois tenho outro adaptador usb da marca Baseus e funcionando por enquanto . Vou esperar mais um pouco para ver se arrumam esse bug .

1 curtida