Retirar borda transparente das janelas no KDE

Eu uso o Lightly Shaders que é um efeito que arredonda os cantos das janelas e gostaria de saber se alguém sabe como eu retiro essas bordas transparentes das janelas? Eu já testei desativando o blur do sistema mas mesmo assim o problema persiste.

A decoração de janelas precisa dar suporte a cantos arredondados também. O Lightly já faz isso mas tem outros, como o ClassikStyles, que também faz. Então você vai precisar de um desses dois além do próprio LightlyShaders.

1 curtida

Os correligionários do Plasma estão há anos esperando a correção!

2 curtidas

Eu instalei o ClassikStyles e mesmo assim a borda continua. A solução que eu encontrei foi diminuir um pouco o arredondamento do canto pra deixar a borda menos perceptível.

Obs: Ao usar o ClassikStyles junto com o Lightly Shaders ocorre um problema que o Classik só aplica os cantos arredondados nas bordas superiores enquanto as inferiores ficam com um contorno.

A mesma coisa acontece com o Lightly? Esse tem uma decoração de janelas virtualmente identica ao Breeze mas adaptado para aplicar arredondamento de acordo com o Widget Style Breeze.

Sobre os cantos com transparência, essa opção aqui no ClassikStyles deve resolver. Para os cantos inferiores, provavelmente vai ter que colocar a borda inferior, ativando a opção “No Side Borders” ou “Sem Bordas Laterais”. Se ainda aparecer algum blur, isso é um bug com o LightlyShaders que já foi reportado mas erroneamente caracterizado como duplicata de outro bug. Recomendo ir no Github do LightlyShaders e apontar o issue #10 como causa do problema, mencionando o meu comentário em específico

Na verdade eu tinha reportado isso para o Luwx no passado. Ele disse que isso é causado pela decoração de janelas. Se for configurado nessa configuração que os cantos são arredondados, como o Lightly e o ClassikStyles permitem fazer, isso é corrigido mas então aparece blur nos cantos das janelas. Um usuário tinha reportado isso mas foi dado como duplicata do primeiro problema erroneamente. Acabei de abrir outra issue no Github do Luwx porque aparentemente ele não dá atenção a issues fechadas, então abrir outra

Consegui usando a opção “Sem Bordas Laterais” e desativando o Lightly Shaders. Tentei usar o Lightly junto com o LightlyShaders e ainda assim o canto transparente aparece:

1 curtida

Então é bug do LightlyShaders mesmo

Fazendo um addendum aqui com algo que o Luwx havia comentado.
Esse bug do blur nos cantos arredondados já é conhecido mas por enquanto não tem solução:

https://bugs.kde.org/show_bug.cgi?id=395725

Caso alguém manje de KF5 e disponha do tempo para ver o que pode ser feito, isso entra na parte de polimento do KDE Plasma. Eu mesmo quero ver isso ser corrigido. Eu só não faço eu mesmo porque não entendo muito

Atualização. Encontrei um fork do Lightshaders onde o dev conseguiu resolver o bug.

Screenshot_20211110_155344

1 curtida

Eu vi. Já estou usando. Mas pelo que apontaram em outro issue, essa solução ainda precisa ser refeita porque por enquanto está renderizando a janela duas vezes, o que pode tornar pesado se tiver várias delas abertas. A sugestão que foi dada é remover as sombras completamente e fazer com que o LightlyShaders as renderize ao invéz da decoração de janelas

1 curtida

Este tópico foi fechado automaticamente 3 dias depois da última resposta. Novas respostas não são mais permitidas.