Restaurar inicialização

Não consigo entender o que houve com a inicialização do meu sistema.

Contextualizando:
Eu tinha dual boot de Windows e Mint no pc de trabalho, um thinkpad 4gen. Fiquei sem espaço e resolvi excluir a partição do windows e extender a do Mint. Ao fazer isso eu não conseguia mais inicializar o sistema. Decidi então criar uma partição com o Manjaro para testar e conseguir inicializar o Mint novamente.
Funcionou normalmente por uns meses, mas hoje após eu deixar o Mint atualizar o Kernel, não inicia mais. Não aparece mais o grub (estava até então aparecendo o grub do Manjaro). Exibe a tela da lenovo e depois o texto Reset System, e fica em loop eterno. Ao olhar ordem de atualização do boot, em primeiro aparece Ubuntu, depois os discos, etc e aparece até o Windows, que nem tenho mais, mas não é listado o Manjaro.

O que fazer? É possível restaurar essa inicialização?

Só não formato o pc do zero porque meu ambiente de desenvolvimento é extremamente complexo pra reinstalar e reconfigurar.

Obs: eu consigo inicialização usando um live cd

Já tentou utilizar o Boot Repair no Mint?

https://help.ubuntu.com/community/Boot-Repair

Acabei de executar, e agora não consigo inicialização nem através do live cd.

Tem menu de boot direto da BIOS? Acho que é F12 pros thinkpad. Teoricamente mostrará uma lista com os sistemas instalados e vc poderá dar boot neles.

Se conseguir entrar no Mint, rode sudo grub-install para instalar novamente o grub no disco.

tente instalar o refind dentro do mint, caso consiga acessar ele via por exemplo o supergrub

Então, foi o que eu falei… lá na bios aparece o Ubuntu e Windows, mas não o Manjaro, e inicializando pelo Ubuntu entra no loop

Eu acabei de reinstalar o Manjaro sobre a outra instalação e voltou tudo ao normal, mas sinto que isso não resolve definitivamente o problema, pois tudo estava exatamente assim antes da atualização do Mint… e eu não posso contar com a sorte na máquina de trabalho, pois pode ocorrer esse problema em uma situação que eu esteja sem um pendrive bootável em mãos

Bem, ao menos agora que está funcionando vc pode verificar se a instalação está em modo uefi ou mbr.

Se for uefi, podemos ver como estão as entradas da NVRAM com efibootmgr e como está o diretório efi com find /boot/efi/EFI/

$ efibootmgr
BootCurrent: 001D
Timeout: 2 seconds
BootOrder: 0001,001B,0023,0024,001F,001D,001E,0020,0021,0022,001C,0000
Boot0000* Windows Boot Manager
Boot0001* ubuntu
Boot0010  Setup
Boot0011  Boot Menu
Boot0012  Diagnostic Splash Screen
Boot0013  Lenovo Diagnostics
Boot0014  Asset Information
Boot0015  Regulatory Information
Boot0016  ThinkShield Passwordless Power-On Device Manager
Boot0017  Wi-Fi Configuration
Boot0018  Startup Interrupt Menu
Boot0019  Rescue and Recovery
Boot001A  MEBx Hot Key
Boot001B* USB CD
Boot001C* USB FDD
Boot001D* NVMe0
Boot001E* NVMe1
Boot001F* USB HDD
Boot0020* PXE BOOT
Boot0021* LENOVO CLOUD
Boot0022* ON-PREMISE
Boot0023  Other CD
Boot0024  Other HDD
Boot0025* IDER BOOT CDROM
Boot0026* IDER BOOT Floppy
Boot0027* ATA HDD
Boot0028* ATAPI CD

$ find /boot/efi/EFI/
/boot/efi/EFI/
/boot/efi/EFI/Manjaro
/boot/efi/EFI/Manjaro/grubx64.efi
/boot/efi/EFI/boot
/boot/efi/EFI/boot/bootx64.efi
/boot/efi/EFI/boot/fbx64.efi
/boot/efi/EFI/boot/mmx64.efi
/boot/efi/EFI/GRUB
/boot/efi/EFI/GRUB/grubx64.efi
/boot/efi/EFI/ubuntu
/boot/efi/EFI/ubuntu/grubx64.efi
/boot/efi/EFI/ubuntu/shimx64.efi
/boot/efi/EFI/ubuntu/mmx64.efi
/boot/efi/EFI/ubuntu/BOOTX64.CSV
/boot/efi/EFI/ubuntu/grub.cfg

O BootOrder indica o que foi feito. Se vc não fez uma seleção na inicialização, indica que ele tentou as entradas 0001,001B,0023,0024,001F antes de iniciar na atual, a 001D

Ou seja, tentou iniciar e não consegui, na ordem

1. Boot0001* ubuntu
  2. Boot001B* USB CD
  3. Boot0023 Other CD (esse está sem asterico, ou seja, inativo. Provavelmente não tem drive de CD adicional.)
  4. Boot0024 Other HDD (também inativo - acho que não tem disco sata)
  5. Boot001F* USB HDD (está ativo, provavelmente tem/tinha um disco externo mas sem bootloader)

Aí finalmente conseguiu iniciar com o Boot001D* NVMe0
Estranho que aqui o efibootmgr já dá a informação da partição e caminho do inicializador. Tente executar efibootmgr --verbose para ter mais informações e passe aqui. Me diga também quais são partições do tipo vfat no seu computador com blkid | grep vfat

Já analisando a partição efi, tem a entrada esperada do Manjaro e do ubuntu (Mint). Aquela da pasta GRUB deve ter sido alguma tentativa de recuperação com alguma ferramenta, e o /boot/efi/EFI/boot parece ser resquício de uma instalação de windows.