Não consigo entender o que houve com a inicialização do meu sistema.
Contextualizando:
Eu tinha dual boot de Windows e Mint no pc de trabalho, um thinkpad 4gen. Fiquei sem espaço e resolvi excluir a partição do windows e extender a do Mint. Ao fazer isso eu não conseguia mais inicializar o sistema. Decidi então criar uma partição com o Manjaro para testar e conseguir inicializar o Mint novamente.
Funcionou normalmente por uns meses, mas hoje após eu deixar o Mint atualizar o Kernel, não inicia mais. Não aparece mais o grub (estava até então aparecendo o grub do Manjaro). Exibe a tela da lenovo e depois o texto Reset System, e fica em loop eterno. Ao olhar ordem de atualização do boot, em primeiro aparece Ubuntu, depois os discos, etc e aparece até o Windows, que nem tenho mais, mas não é listado o Manjaro.
O que fazer? É possível restaurar essa inicialização?
Só não formato o pc do zero porque meu ambiente de desenvolvimento é extremamente complexo pra reinstalar e reconfigurar.
Eu acabei de reinstalar o Manjaro sobre a outra instalação e voltou tudo ao normal, mas sinto que isso não resolve definitivamente o problema, pois tudo estava exatamente assim antes da atualização do Mint… e eu não posso contar com a sorte na máquina de trabalho, pois pode ocorrer esse problema em uma situação que eu esteja sem um pendrive bootável em mãos
O BootOrder indica o que foi feito. Se vc não fez uma seleção na inicialização, indica que ele tentou as entradas 0001,001B,0023,0024,001F antes de iniciar na atual, a 001D
Ou seja, tentou iniciar e não consegui, na ordem
Boot0001* ubuntu
Boot001B* USB CD
Boot0023 Other CD (esse está sem asterico, ou seja, inativo. Provavelmente não tem drive de CD adicional.)
Boot0024 Other HDD (também inativo - acho que não tem disco sata)
Boot001F* USB HDD (está ativo, provavelmente tem/tinha um disco externo mas sem bootloader)
Aí finalmente conseguiu iniciar com o Boot001D* NVMe0
Estranho que aqui o efibootmgr já dá a informação da partição e caminho do inicializador. Tente executar efibootmgr --verbose para ter mais informações e passe aqui. Me diga também quais são partições do tipo vfat no seu computador com blkid | grep vfat
Já analisando a partição efi, tem a entrada esperada do Manjaro e do ubuntu (Mint). Aquela da pasta GRUB deve ter sido alguma tentativa de recuperação com alguma ferramenta, e o /boot/efi/EFI/boot parece ser resquício de uma instalação de windows.