Fala pessoal! Preciso de uma ajuda de vocês.
Esse dias estava testando umas ISOs que tenho guardadas aqui e fiquei surpreso o quão o Ubuntu Gnome era bonito e simples, com a interface pura do Gnome.
Como estava querendo sair do Windows de vez, acabei instalando-o na minha máquina pra fazer um teste. Porém, como vcs devem saber, o Ubuntu Gnome não recebe mais suporte oficial. Ao atualizá-lo notei que os repositórios estão quebrados e ao atualizar usando o atualizador da Canonical, ele simplesmente vira um Ubuntu “padrão”.
Fiz então alguns testes mudando o repositório de Zesty (17.04, a última versão lançada) para o repositório Devel. Nas duas primeiras vezes, a atualização quebrou o sistema, mas em uma terceira consegui fazê-lo funcionar sem erros (usando alguns comandos como --fix-missing e --fix-broken, além de dpkg --configure -a) inclusive mantendo a aparência do velho Ubuntu Gnome, incluindo a splash screen!
Mas nem tudo são flores e ao fuçar mais no sistema, acabei quebrando-o de novo e até agora não consegui reproduzir novamente a atualização com sucesso (já tentei umas 6 vezes).
Alguém aí pode me dar uma luz de como atualizar os pacotes dessa distro sem quebrá-la ou torná-la apenas um Ubuntu “normal”?
Ps.: Sei que dá pra instalar o Gnome vanilla no pelo Ubuntu netinstall, mas as telas roxas do Ubuntu volta e meia aparecem pra chatear
Cara verdade é horrivel, mas minha dica, se vc curte o gnome, tem como baixar a interface como um pacote normal pelo apt (nao que nao seja, mas ne facilita)
sudo apt-get install gnome-xorg
Mas cara n lembro direito se esse é o comando, qualquer coisa da um search ai pelo gnome que vc acha mt bem
Valeu man! Já testei essa alternativa mas essas telas roxas do Gnome não somem totalmente da interface, isso me dá um toque absurdo
Você pode facilmente utilizar o Gnome vanilla no Ubuntu, basta instalar o gnome-session e escolhê-lo no login.
sudo apt install gnome-session
Sim sim, mas esse não é muito bem meu objetivo. Fazendo isso, o desktop modificado da Canonical permanece instalado e não sei como remover toda aquela tralha sem quebrar o Gnome, tmb não sei como remover as malditas telas roxas ao ligar e ao desligar o PC
Seria mais simples utilizar o Debian.
Tbm tenho isso, mas quanto a isso é so baixar um tema novo e ajustar com gnome ajustes.
Você descompacta o arquivo de tema e manda a pasta do tema para /usr/share/themes
Sim, mas novamente, escolhi o Ubuntu por uma série de fatores, como funcionar melhor com PPAs e apresentar um desktop mais polido (no caso da Flavor Gnome, a qual instalei).
PPAs são inseguros, é melhor utilizar Snap ou Flatpak.
Mais pura vdd,
Sem falar q n adianta mt é so adicionar o repositorio no source list ne
Com base ubuntu dizem que o pop!_OS traz o gnome vanilla é falam muito bem, Ubuntu gnome é um projeto morto e sem atualizações dependendo da configuração do sources.list, pois deve depender de ppas, para manter sem quebrar tem que manjar dos paranauê dos debs.
Tenho a mesma treta com ele que tenho com o Ubuntu, só que no caso do Pop! as telas do sistema são marrons
Cara eu n me dei mt bem com o PopOS não vei.
Eu tinha instalado ele n deu uma semana de estabilidade, deu KernelPanic, e um erro da época de 2007,
coisa que ja vinha no sistema naquela época, e a iso era do msm ano.
Então eu tive uns problemas de estabilidade com ele, mas fora isso nada contra.
Instala o Ubuntu na versão minimal. Fica bem mais fácil de tu instalar o Gnome padrão.
aff então vá para outra distro fora da base Ubuntu, pois o problema aí provavelmente é a base.
Se tu tem o mesmo problema nelas pense em utilizar o Debian “talvez ocorra o mesmo problema”, mas pode experimentar um arch ou fedora.
Eu particularmente não costumo utilizar distros com base Ubuntu pois sou usuário do Debian (parei por um tempo por causa dos pacotes desatualizados), já até pensei em experimentar o pop pois falam muito bem, não tenho e nunca tive problemas com o ubuntu, só não gosto mesmo, lembrando que durante um certo tempo utilizei quase como distro principal em dual boot com o Debian ( com repositórios do Parsix, para ter a versão mais recente do GNOME) quando o Fedora não me agradava e estava orfão de distro quando acabou o Conectiva.
R.I.P. Parsix, melhor Debian que já tive o prazer de utilizar.
Agradeço a todos pelas respostas, mas infelizmente ninguém ofereceu a solução que eu procuro, apenas trocar de distro e não é isso que procuro no momento. Vou continuar pesquisando alguma forma de realizar a atualização dos pacotes sem quebrar a distro, já que fiz isso com sucesso uma vez (apesar de não entender como se deu o processo).
Muito obrigado a todos
Caso tenha problemas posta aqui, talvez possamos resolver juntos, se puder passar o link da ISO posso baixar e fazer alguns testes.
404 Not Found, não consigo baixar a imagem da última versão.
http://cdimage.ubuntu.com/ubuntu-gnome/releases/17.04/release/
Acho que você tem duas opções nesse caso. Instalar o ubuntu com uma imagem mínima ou mudar de distro. O Debian tá aí à sua disposição
Como disseram, a cultura de instalar PPAs não é muito saudável. Você realmente precisa desses PPAs?