Ressuscitando o Ubuntu Gnome

Fala pessoal! Preciso de uma ajuda de vocês.
Esse dias estava testando umas ISOs que tenho guardadas aqui e fiquei surpreso o quão o Ubuntu Gnome era bonito e simples, com a interface pura do Gnome.
Como estava querendo sair do Windows de vez, acabei instalando-o na minha máquina pra fazer um teste. Porém, como vcs devem saber, o Ubuntu Gnome não recebe mais suporte oficial. Ao atualizá-lo notei que os repositórios estão quebrados e ao atualizar usando o atualizador da Canonical, ele simplesmente vira um Ubuntu “padrão”.
Fiz então alguns testes mudando o repositório de Zesty (17.04, a última versão lançada) para o repositório Devel. Nas duas primeiras vezes, a atualização quebrou o sistema, mas em uma terceira consegui fazê-lo funcionar sem erros (usando alguns comandos como --fix-missing e --fix-broken, além de dpkg --configure -a) inclusive mantendo a aparência do velho Ubuntu Gnome, incluindo a splash screen!
Mas nem tudo são flores e ao fuçar mais no sistema, acabei quebrando-o de novo e até agora não consegui reproduzir novamente a atualização com sucesso (já tentei umas 6 vezes).
Alguém aí pode me dar uma luz de como atualizar os pacotes dessa distro sem quebrá-la ou torná-la apenas um Ubuntu “normal”?
Ps.: Sei que dá pra instalar o Gnome vanilla no pelo Ubuntu netinstall, mas as telas roxas do Ubuntu volta e meia aparecem pra chatear :slightly_frowning_face:

1 curtida

Cara verdade é horrivel, mas minha dica, se vc curte o gnome, tem como baixar a interface como um pacote normal pelo apt (nao que nao seja, mas ne facilita)

sudo apt-get install gnome-xorg

Mas cara n lembro direito se esse é o comando, qualquer coisa da um search ai pelo gnome que vc acha mt bem

2 curtidas

Valeu man! Já testei essa alternativa mas essas telas roxas do Gnome não somem totalmente da interface, isso me dá um toque absurdo :slightly_frowning_face:

1 curtida

Você pode facilmente utilizar o Gnome vanilla no Ubuntu, basta instalar o gnome-session e escolhê-lo no login.

sudo apt install gnome-session

1 curtida

Sim sim, mas esse não é muito bem meu objetivo. Fazendo isso, o desktop modificado da Canonical permanece instalado e não sei como remover toda aquela tralha sem quebrar o Gnome, tmb não sei como remover as malditas telas roxas ao ligar e ao desligar o PC

Seria mais simples utilizar o Debian.

2 curtidas

Tbm tenho isso, mas quanto a isso é so baixar um tema novo e ajustar com gnome ajustes.
Você descompacta o arquivo de tema e manda a pasta do tema para /usr/share/themes

1 curtida

Sim, mas novamente, escolhi o Ubuntu por uma série de fatores, como funcionar melhor com PPAs e apresentar um desktop mais polido (no caso da Flavor Gnome, a qual instalei).

1 curtida

PPAs são inseguros, é melhor utilizar Snap ou Flatpak.

3 curtidas

Mais pura vdd,
Sem falar q n adianta mt é so adicionar o repositorio no source list ne

1 curtida

Com base ubuntu dizem que o pop!_OS traz o gnome vanilla é falam muito bem, Ubuntu gnome é um projeto morto e sem atualizações dependendo da configuração do sources.list, pois deve depender de ppas, para manter sem quebrar tem que manjar dos paranauê dos debs.

3 curtidas

Tenho a mesma treta com ele que tenho com o Ubuntu, só que no caso do Pop! as telas do sistema são marrons :rofl:

2 curtidas

Cara eu n me dei mt bem com o PopOS não vei.
Eu tinha instalado ele n deu uma semana de estabilidade, deu KernelPanic, e um erro da época de 2007,
coisa que ja vinha no sistema naquela época, e a iso era do msm ano.
Então eu tive uns problemas de estabilidade com ele, mas fora isso nada contra.
:+1:t2:

Instala o Ubuntu na versão minimal. Fica bem mais fácil de tu instalar o Gnome padrão.

3 curtidas

aff então vá para outra distro fora da base Ubuntu, pois o problema aí provavelmente é a base.
Se tu tem o mesmo problema nelas pense em utilizar o Debian “talvez ocorra o mesmo problema”, mas pode experimentar um arch ou fedora.

2 curtidas

Eu particularmente não costumo utilizar distros com base Ubuntu pois sou usuário do Debian (parei por um tempo por causa dos pacotes desatualizados), já até pensei em experimentar o pop pois falam muito bem, não tenho e nunca tive problemas com o ubuntu, só não gosto mesmo, lembrando que durante um certo tempo utilizei quase como distro principal em dual boot com o Debian ( com repositórios do Parsix, para ter a versão mais recente do GNOME) quando o Fedora não me agradava e estava orfão de distro quando acabou o Conectiva.
R.I.P. Parsix, melhor Debian que já tive o prazer de utilizar.

1 curtida

Agradeço a todos pelas respostas, mas infelizmente ninguém ofereceu a solução que eu procuro, apenas trocar de distro e não é isso que procuro no momento. Vou continuar pesquisando alguma forma de realizar a atualização dos pacotes sem quebrar a distro, já que fiz isso com sucesso uma vez (apesar de não entender como se deu o processo).
Muito obrigado a todos

2 curtidas

Caso tenha problemas posta aqui, talvez possamos resolver juntos, se puder passar o link da ISO posso baixar e fazer alguns testes.

1 curtida

404 Not Found, não consigo baixar a imagem da última versão.
http://cdimage.ubuntu.com/ubuntu-gnome/releases/17.04/release/

Acho que você tem duas opções nesse caso. Instalar o ubuntu com uma imagem mínima ou mudar de distro. O Debian tá aí à sua disposição :slight_smile:

Como disseram, a cultura de instalar PPAs não é muito saudável. Você realmente precisa desses PPAs?

1 curtida