[RESPONDIDO] Dúvidas sobre versionamento do SO e Kernel

Olá, :grinning:

Sou teoricamente novo no linux, uso faz 2 anos apenas.
Gostaria de tirar algumas dúvidas referente a SEGURANÇA e ATUALIZAÇÕES.
Geralmente, uma vez por semana eu uso os comandos exatamente na sequência:

sudo su      //faço login no modo root       
    apt-get update
    apt-get upgrade
    apt-get autoremove
    apt-get autoclean
    exit
    exit

Para manter o computador atualizado, isso basta?

Aproveitando para tirar mais dúvidas, só que dessa vez referente ao Kernel, estes comandos que eu uso não atualizam o Kernel, certo? Porém, no meu gerenciador diz que tem atualização do Kernel para ser feita, posso faze-la sem medo??? No que isso implica? E se eu não atualizar o meu Kernel? Não fiz até hoje porque tenho medo de dar algum problema e eu acabar perdendo o meu sistema. Já ouvi pessoas falarem que quando vão atualizar para o Kernel novo, sempre tendem a deixar o Kernel atual (novo) e o Kernel antigo (mantendo os dois), para que caso haja algum problema, seja possível o regresso ao Kernel antigo. Como fazer isso?

Tenho mais dúvidas, agora referente a versão do meu SO. Eu utilizo o Linux Mint 18.3 (vulgo Sylvia, último da base de pacotes Ubuntu Xenial). Vocês me recomendariam fazer atualização dele para alguma versão mais atual tipo a 19.1 (vulgo Tessa, da Ubuntu Bionic)? O fato de ser mais antiga a versão não implica em ser mais vulnerável? Outra coisa, o fato de serem de base de pacotes diferentes (um da Ubunto Xenial e a outra da Ubuntu Bionic), isso implica em algo? Se a resposta for “sim, você deveria atualizar”, devo atualizar da 18.3 para a 19, depois da 19 para a 19.1? Ou faço a atualização diretamente da 18.3 até a 19.1? Por último, como faço para atualizar sem ter que formatar? Ou devo formatar?

Captura%20de%20tela_2019-03-21_04-24-17

Se vocês chegaram até aqui, desde já agradeço a atenção e desculpe-me pelas várias perguntas :sweat_smile::rofl::joy:
Sou um ser muito curioso e estou sempre buscando aperfeiçoar meus conhecimentos. :smile:

Vida longa e próspera!! :vulcan_salute:

1 Like

Eita, vamos por partes
Sobre atualização oq vc faz ja é o suficiente para deixar seu sistema atualizado e em segurança.

Sobre o kernel, as atualizações referentes ao kernel que o seu gerenciador de atualizações da são as versões estáveis recomendadas para seu sistema, atualizar elas só te da mais segurança e mais suporte a dispositivos, eliminando também muitos bugs. por ser uma versão estável pode atualizar normalmente que não vai haver problemas, pense que vc está com um kernel igual desde que vc instalou seu sistema, ele precisa ser atualizado para um estável da mesma versão. Atualizar o kernel pode causar problemas de compatibilidade entre seu hardware e software, podendo até não subir o sistema, por isso sempre é guardado uma versão anterior do kernel que funcionava na sua maquina, mas leve isso em consideração a kernel’s novos e os não estáveis, geralmente os estáveis não te trarão problemas por conta dos vários teste que já foram feitos com eles, mas sempre tem seu risco.
Outra coisa, vc atualizando, o computador mantem a versão antiga do kernel que vc ja usava então se vc encontrar algum problema(muito improvável, mas vai que…) durante a seleção no grub vc pode selecionar o kernel a ser iniciado. Dai com o sistema subindo normalmente é só excluir o kernel com problema, pode usar um programa chamado ukuu para fazer isso. (Qualquer duvida sobre como escolher o kernel durante a seleção do grub, pode chamar)

sobre a atualização do SO vc possuí uma versão estável de sistema e que vai ter suporte até 2021, ja deve ter ouvido falar de LTS(long term suport) isso significa que seu sistema term suporte a atualizações de segurança até uma data pre-determinada, no caso até 2021.
Vc no caso pode atualziar para ter funções novas, mas caso esteja satisfeito com seu sistema atual, não há a necessidade, seria amsi por curiosidade as novas implementações
Caso esteja curioso, aqui vc pode encontrar um tutorial de como atualizar sem perder nada:https://sempreupdate.com.br/usuarios-do-linux-mint-18-3-ja-podem-atualizar-para-o-linux-mint-19/

vc fez muitas perguntas, posso ter deixado escapar alguma coisa, mas em geral é isso. Qualquer duvida a mais que eu não respondi, pode me responder kk

2 Likes

Pra mim já é o suficiente esses comandos.
Sobre kernel, eu nunca atualize de uma versão para outra (4.15 para 4.18), então não sei dizer, mas essas atualizações da mesma versão de kernel não tem problema atualizar.
O Linux Mint 18.3 tem suporte até 2021, então não tem problema com segurança, no máximo você não terá alguns programas mais recentes.
Sinceramente, se você tá de boa nele e não tem pq mudar, continue no 18.3, agora se quiser mudar, vai ter que formatar, já que é mais rápido que atualizar para o 19 e depois para o 19.1. Faz um backup de sua home para caso você formate.

1 Like