[RESPONDIDO] Dúvidas sobre versionamento do SO e Kernel

Olá, :grinning:

Sou teoricamente novo no linux, uso faz 2 anos apenas.
Gostaria de tirar algumas dúvidas referente a SEGURANÇA e ATUALIZAÇÕES.
Geralmente, uma vez por semana eu uso os comandos exatamente na sequência:

sudo su      //faço login no modo root       
    apt-get update
    apt-get upgrade
    apt-get autoremove
    apt-get autoclean
    exit
    exit

Para manter o computador atualizado, isso basta?

Aproveitando para tirar mais dúvidas, só que dessa vez referente ao Kernel, estes comandos que eu uso não atualizam o Kernel, certo? Porém, no meu gerenciador diz que tem atualização do Kernel para ser feita, posso faze-la sem medo??? No que isso implica? E se eu não atualizar o meu Kernel? Não fiz até hoje porque tenho medo de dar algum problema e eu acabar perdendo o meu sistema. Já ouvi pessoas falarem que quando vão atualizar para o Kernel novo, sempre tendem a deixar o Kernel atual (novo) e o Kernel antigo (mantendo os dois), para que caso haja algum problema, seja possível o regresso ao Kernel antigo. Como fazer isso?

Tenho mais dúvidas, agora referente a versão do meu SO. Eu utilizo o Linux Mint 18.3 (vulgo Sylvia, último da base de pacotes Ubuntu Xenial). Vocês me recomendariam fazer atualização dele para alguma versão mais atual tipo a 19.1 (vulgo Tessa, da Ubuntu Bionic)? O fato de ser mais antiga a versão não implica em ser mais vulnerável? Outra coisa, o fato de serem de base de pacotes diferentes (um da Ubunto Xenial e a outra da Ubuntu Bionic), isso implica em algo? Se a resposta for “sim, você deveria atualizar”, devo atualizar da 18.3 para a 19, depois da 19 para a 19.1? Ou faço a atualização diretamente da 18.3 até a 19.1? Por último, como faço para atualizar sem ter que formatar? Ou devo formatar?

Captura%20de%20tela_2019-03-21_04-24-17

Se vocês chegaram até aqui, desde já agradeço a atenção e desculpe-me pelas várias perguntas :sweat_smile::rofl::joy: