[RESOLVIDO]Zorin OS - NVIDIA Driver Error (313)

Bom dia pessoal. Tudo beleza?

Recentemente pedi a ajuda no forum para perguntar se tal distro rodaria em um pc com hardware bem modesto. Eu escolhei o Ubuntu para utilizar, é um pc no qual minha mãe faz uso.

No dia de ontem, eu decidi mudar para o Zorin OS, achei ele muito bonito e fácil de utilizar comparado ao Ubuntu 24.04. Por padrão, a instalação coloca os drivers open source da NVIDIA, e nesse hardware possui uma NVIDIA GeForce GT 610 2GB. Olhando o sistema e alguns comentários no tópico anterior, me aconselharam a usar os drivers proprietários. Eu fiz isso, fui para o atualizações de software → drivers adicionais e por lá selecionei os drivers proprietários.

Na instalação dos drivers, aconteceu um erro… Não me lembro exatamente da mensagem, eu até tirei uma screenshot na hora, mas…

O que acontece, é que o erro tinha um código (313). E agora, ligando o pc, o logo do Zorin está maior, em uma resolução menor, e o sistema não entra… Fica em uma tela preta com o (_) piscando e não passa disso.

Antes de escolher esse driver proprietário, eu fiz um snapshot usando o Timeshift.

O que pode ter acontecido? Como posso resolver? Vocês podem me ajudar?

Observação:

No terminal apresentava um erro de “linux-kernel-image bad” ou algo parecido…

1 Use o Zorin a partir de um pendrive
2 Instale o Timeshift pela loja de app
3 Abra o Timeshift e restaure, usando o snapshot que você criou

1 curtida

Poxa, prático, rápido e funcionou. Vlw mais uma vez @wmassis Muito obrigado. :fist_right::fist_left:

Vou baixar os drivers proprietários no site da NVIDIA mesmo. Pelo (Atualizador de programas) por algum motivo não quer dar certo.

1 curtida

De nada.
Que bom que deu certo. :+1:
Ainda bem que você criou um ponto de restauração, antes. Fez toda a diferença.

1 curtida

nem vai dar mesmo, na minha gt730 não pega pq o kernel não tem mais suporte, imagina pra tua plaquinha ksks, vc e eu vamos ficar no opensource mesmo

2 curtidas

Resumindo: Mesmo que os drivers seja proprietários, baixando direto do site da NVIDIA para esse modelo de placa, elas não vão funcionar?

Eu juntei as peças para montar esse hardware, o processador a placa mãe e as memórias peguei do antigo servidor da Padaria. A VGA era minha, antes de eu montar um A520M com o 5600GT “Faz 1 mês mais ou menos”… Minha antiga placa que tinha um FX 6300 e 8GB RAM foi pro pau, só a placa e o HD se salvou. Minha mãe precisa de um pc para fazer os cursos dela… Até eu poder atualizar esse hardware, vai com isso mesmo kkkk

Atualmente uso um 5600GT com a A520M DS3H V2… Fiquei surpreendido com o desempenho desse hardware com o Zorin OS. Quem sabe até o final do ano, eu consigo montar um 3200G pra minha coroa… acho que já atende as necessidades dela.

não, eu fiz o mesmo aki no ubuntu e zorin os, deu no mesmo, o jeito é pegar uma placa AMD talvez uma rx 500 pra cima ressolva ksks

1 curtida

Kkkk, mas fácil então troca o pc inteiro kkkkkk. Uma rx500 com Dual core e memórias DDR2, meu Deus… o que será que acontece? :rofl: :sweat_smile:

DDR2 ?, que dino é esse que ta vivo ? ksksksk

1 curtida

Este tópico foi fechado automaticamente 3 dias depois da última resposta. Novas respostas não são mais permitidas.