[Resolvido] Xubuntu demorando a iniciar

Pessoal tem poucos meses que comecei a utilizar distros Linux, todas que testei são baseadas no Ubuntu, como o Mint, Zorin, Lubuntu e Xubuntu. Em todas o boot leva de 1min30s a 1min40s para inicializar, sendo que quando usava o Windows 7 era mais ou menos 50s. Não vou deixar de usar o Linux por isso, mas queria ver se tem como deixar o boot mais rápido. Atualmente tô usando o Xubuntu 20.04.
As configurações da máquina são:
Celeron 430 1.8 GHz
2GB Memória RAM ddr2
HD 320GB da Samsung (10 anos de uso)
Placa mãe foxconn G31mxp
Será que o boot é lento pelo pc ser mais antigo e fraco ou tem como mudar?
Rodei os comandos systemd-analyze e systemd-analyze blame

Pode investir em um SSD ou trocar todos snaps por outro formato, desativar algum serviço lá que outro…

1 curtida

Precisa levar em consideração o “boot” do windows.

Quando tinha no meu, se desligasse pela tela, ele não desligava completamente, ele entra num modo de hibernação, tanto que não ao ligar novamente nem aparecia a tela de boot propriamente dita. Isso era feito para o windows “iniciar” mais rápido. Para desligar realmente o windows era necessário usar o botão físico. Mas sinceramente não sei se isso era configuração do meu PC ou o padrão do windows 7

1 curtida

Eu tô ligado que o Windows tem isso mesmo suspender e hibernar, e a pessoa acha que desligou, mas na verdade não tinha, ai acaba iniciando mais rápido. Mas eu tinha certeza que desligava pq olhava no gerenciador de tarefas o tempo que o windows estava ativo.

1 curtida

Já pensei em colocar SSD mesmo. Como assim trocar todos os snaps por outro formato?

O Ubuntu vem com Snaps instalados ao em vez do tradicional .Deb. Não sei se os flavours (Xubuntu, Lubuntu, Kubuntu, etc) fazem o mesmo esquema. Rode o seguinte comando no terminal para checar se você tem snaps:
snap list

:lizard:

2 curtidas

snap_list

O tempo de inicialização de um sistema operacional ,
depende muito do Hardware em que ele foi instalado , tenho tambem um PC com mais de 12 anos , Atom D2550 - Dual Core (4x) 1.68ghz 4GB de Ram e o Xubuntu 20.04.1 inicia em 29 segundos , mas para isso faço algumas alterações como remover suporte a snap por exemplo ,
isso varia entre processador , memoria Ram e grafica ,etc,

resume-se que quanto mais antingo for o Hardware mais limitações o software vai sofrer.

2 curtidas

Pela condição do seu hardware vale a pena hibernar o sistema em vez de desligar. Vc precisa ter um swap de pelo menos 2 GB e já deve estar ativado. É só usar.

Particularmente eu uso a suspensão direto no meu desktop, que é ainda mais rápido que hibernar.

Já o seu boot com 1m30s está num tempo relativamente bom para o hardware.

1 curtida

removi o snap e a inicialização ficou 20s maia rápida, mas to pensando em instalar de novo, por ser iniciante fico inseguro de ficar sem, e com o tempo desinstalo. Obrigado pela ajuda!

1 curtida

Cara, como você é novato, recomendo então utilizar o Linux Mint com o XFCE. O Mint vem sem snaps e é baseado no Ubuntu também…
:lizard:

1 curtida

Obrigado amigo, mas já testei o Mint com XFCE e pelo pc ser mais antigo e fraco ficou meio lento, por isso uso o Xubuntu nele.

HIbernação é literalmente desligar mas salvar o estado atual da máquina no HD, fazendo com que menos coisas sejam carregadas ao ligar de novo, ou seja, mais rápido.