[RESOLVIDO?] Wi-Fi 6 AX200 Pop_Os 20.04

Olá pessoal, não sou novo no linux, mas sou leigo. Fiz um dual boot num notebook novo que comprei e o windows está ok, porém meu Pop_Os 20.04 parou de funcionar o wifi de um hr para outra. Segui um monte de tutorial que encontrei aqui no fórum e em outros fóruns e não consegui resolver. No momento estou usando a rede cabeada.

1 Curtida

Opa, mano.
Já tentou reiniciar? Tem um bug que acontece direto comigo que é quando reinicio o Linux, o wifi simplesmente para de funcionar (não sei o motivo exato =/), porém basta reiniciar novamente que volta tudo ao normal. Parece meio besta, mas comigo funciona, levando em vista que os outros tutoriais nunca funcionaram…
Espero ter conseguido ajudar.

Opa! Vlw pela dica, mas tentei isso e não tive sucesso. Abraço!

1 Curtida

Tente isso abaixo caso saiba qual é a sua placa de rede wireless,
Obs : o comando abaixo se trata de uma linha apenas , basta copiar tudo de uma vez e colar no terminal, se caso der erro no ( apt ) use ( apt-get )

sudo apt install firmware-ralink firmware-atheros firmware-realtek firmware-iwlwifi firmware-b43-installer firmware-b43legacy-installer atmel-firmware firmware-brcm80211 firmware-ipw2x00 firmware-libertas libertas-firmware zd1211-firmware

caso queira saber qual é a sua placa de rede digite no terminal ( lspci ) ou no caso de um adaptador usb digite ( lsusb ) .

Espero ter ajudado.

ou então tente ativar a placa wifi do notebook usando a tecla ( FN ) + a tecla correspondente a lig e des o wifi no teclado.

Instalar tantos firmwares assim não é exatamente uma boa idéia, porque normalmente esses drivers são carregados no kernel fazendo com que ele fique “enorme” sem necessidade. Pode inclusive, deixar a inicialização mais lenta.

Informe o modelo do adaptador wifi externo ou do notebook caso seja o caso, sem mais informações fica difícil dar uma reposta objetiva. Se for o adaptador Wifi interno de um notebook confirme se ele não volta a funcionar apertando as teclas de função do notebook.

:vulcan_salute:t2:

Antes de instalar esse firmware a saída para o comando lspci foi a seguinte:
00:00.0 Host bridge: Intel Corporation 8th Gen Core Processor Host Bridge/DRAM Registers (rev 07)

00:01.0 PCI bridge: Intel Corporation Xeon E3-1200 v5/E3-1500 v5/6th Gen Core Processor PCIe Controller (x16) (rev 07)

00:02.0 VGA compatible controller: Intel Corporation UHD Graphics 630 (Mobile)

00:12.0 Signal processing controller: Intel Corporation Cannon Lake PCH Thermal Controller (rev 10)

00:14.0 USB controller: Intel Corporation Cannon Lake PCH USB 3.1 xHCI Host Controller (rev 10)

00:14.2 RAM memory: Intel Corporation Cannon Lake PCH Shared SRAM (rev 10)

00:15.0 Serial bus controller [0c80]: Intel Corporation Cannon Lake PCH Serial IO I2C Controller #0 (rev 10)

00:16.0 Communication controller: Intel Corporation Cannon Lake PCH HECI Controller (rev 10)

00:17.0 SATA controller: Intel Corporation Cannon Lake Mobile PCH SATA AHCI Controller (rev 10)

00:1b.0 PCI bridge: Intel Corporation Cannon Lake PCH PCI Express Root Port #17 (rev f0)

00:1b.4 PCI bridge: Intel Corporation Cannon Lake PCH PCI Express Root Port #21 (rev f0)

00:1d.0 PCI bridge: Intel Corporation Cannon Lake PCH PCI Express Root Port #9 (rev f0)

00:1d.5 PCI bridge: Intel Corporation Cannon Lake PCH PCI Express Root Port #14 (rev f0)

00:1d.6 PCI bridge: Intel Corporation Cannon Lake PCH PCI Express Root Port #15 (rev f0)

00:1e.0 Communication controller: Intel Corporation Cannon Lake PCH Serial IO UART Host Controller (rev 10)

00:1f.0 ISA bridge: Intel Corporation HM470 Chipset LPC/eSPI Controller (rev 10)

00:1f.3 Audio device: Intel Corporation Cannon Lake PCH cAVS (rev 10)

00:1f.4 SMBus: Intel Corporation Cannon Lake PCH SMBus Controller (rev 10)

00:1f.5 Serial bus controller [0c80]: Intel Corporation Cannon Lake PCH SPI Controller (rev 10)

01:00.0 VGA compatible controller: NVIDIA Corporation TU116M [GeForce GTX 1660 Ti Mobile] (rev a1)

01:00.1 Audio device: NVIDIA Corporation TU116 High Definition Audio Controller (rev a1)

01:00.2 USB controller: NVIDIA Corporation TU116 USB 3.1 Host Controller (rev a1)

01:00.3 Serial bus controller [0c80]: NVIDIA Corporation TU116 [GeForce GTX 1650 SUPER] (rev a1)

02:00.0 PCI bridge: Intel Corporation JHL7540 Thunderbolt 3 Bridge [Titan Ridge 2C 2018] (rev 06)

03:00.0 PCI bridge: Intel Corporation JHL7540 Thunderbolt 3 Bridge [Titan Ridge 2C 2018] (rev 06)

03:01.0 PCI bridge: Intel Corporation JHL7540 Thunderbolt 3 Bridge [Titan Ridge 2C 2018] (rev 06)

03:02.0 PCI bridge: Intel Corporation JHL7540 Thunderbolt 3 Bridge [Titan Ridge 2C 2018] (rev 06)

04:00.0 System peripheral: Intel Corporation JHL7540 Thunderbolt 3 NHI [Titan Ridge 2C 2018] (rev 06)

3a:00.0 USB controller: Intel Corporation JHL7540 Thunderbolt 3 USB Controller [Titan Ridge 2C 2018] (rev 06)

3c:00.0 Non-Volatile memory controller: ADATA Technology Co., Ltd. Device 33f8 (rev 03)

3d:00.0 Ethernet controller: Realtek Semiconductor Co., Ltd. RTL8111/8168/8411 PCI Express Gigabit Ethernet Controller (rev 15)

3e:00.0 Network controller: Intel Corporation Wi-Fi 6 AX200 (rev 1a)

estou usando notebook, e ( FN ) + a tecla correspondente a lig e des o wifi no teclado só liga e desliga meu Bluetooth.

Usando a tecla função apenas desliga e liga o Bluetooth. Meu notebook é um Avell A60 Muv

Eis a tecla:

teclado wifi

Em alguns notebook,s que instalei linux ele sempre inicia desativado tendo que ativa-lo
manualmente todas as vezes que iniciar o sistema.

Pois é Edy, essa tecla só liga e desliga meu Bluetooth. O Wifi nem dá sinal de vida.

Um amigo tem um note com adaptador da Intel, tentou com Xubuntu 20.04 e ficou sem wifi. Foi pro Mint e deu certo… nem imagino pq

Minha primeira instalação foi Mint 20. Nem instalou, travava muito. Tentei instalar o 19, porém o wifi não funcionou no final. Passei pelo Ubuntu tbm e nada de funcionar. No Pop 20.04 o wifi funcionou porém parou de funcionar sem motivo.

1 Curtida

Achei algo aqui sobre, mas fala do Manjaro:

Ali fala de problemas com o kernel não ter o driver dessa placa… mas disse que a partir do 5.2 já tem… como o Mint já tem o 5.4, deveria funcionar. Deve haver outras soluções, mas tentar distros fora da base Ubuntu pode ser uma ideia, quem sabe funciona… vamos ver se o pessoal tem mais alguma ideia

Bom pessoal, hoje de manhã liguei o notebook e sem motivo algum o Wifi voltou a funcionar! Minha cara ficou como :clown_face:. Apesar de estar funcionando, segui a dica [Rodrigo_Chile] e fui até o link : https://www.reddit.com/r/ManjaroLinux/comments/bx0skx/iwlwifi_driver_not_loading_for_intel_ax200_wifi/

Então de lá caí nesse tutorial : https://wireless.wiki.kernel.org/en/users/drivers/iwlwifi/core_release

1 Curtida

Como sou leigo, não consegui executar esse tutorial, porém coloquei no google e achei isso aqui : https://askubuntu.com/questions/1046589/backport-for-iwlwifi

então executei esses comandos aqui, todos com sudo

sudo apt-get install git build-essential
git clone kernel/git/iwlwifi/backport-iwlwifi.git - Backport tree for iwlwifi
cd backport-iwlwifi
make defconfig-iwlwifi-public
sed -i ‘s/CPTCFG_IWLMVM_VENDOR_CMDS=y/# CPTCFG_IWLMVM_VENDOR_CMDS is not set/’ .config
make -j4
sudo make install

Reiniciei a máquina e continuou funcionando kkkkkkkkk Se voltar a dar B.O. eu volto e falo aqui!!

1 Curtida