[RESOLVIDO]Ubuntu Server - samba e servidor de links

Olá pessoal, recentemente unifiquei minha rede na casa toda, então resolvi pegar o computador antigo que eu tinha e não sabia o que fazer com ele e montei um server com Ubuntu, ele ja apareceu por aqui nos meus experimentos, inclusive.

Tenho três duvidas, duas se encaixam aqui já que tudo é feito por terminal e uma não, então resolvi postar em Avançado/Terminal.

A primeira é relacionado ao samba, instalei, configurei, e tudo está funcionando perfeitamente, exceto no mac os, simplesmente ele não conecta, da erro de autenticação, então tenho que deixar pública, entretanto se eu deixar assim, ele conecta como guest e não precisa de autenticação o que não faz sentido algum ja que setei pra entrar apenas com login, e se tiro a publica não consigo mais conectar pelo windows ele quem da erro de login, uso windows no pc do meu pai e na minha máquina principal.
Segue as configurações do samba:

[Data]
comment = File Share
path = /home/user/Data/Share
read only = no
avaible = yes
writeable = yes
browseable = yes
guest ok = no
public = yes
hosts allow = 192.168.0.*
create mask = 0644
directory mask = 0755
force user = user

Como segurança, setei para apenas a rede interna poder se conectar, mas misturei um monte de configurações, provalmente alguma delas devem ser inuteis, então gostaria de ajuda.

Segunda questão também relacionada ao samba, estou usando um HD de 500GB onde instalei o ubuntu server, quando compartilhei as pastas e mapeei a unidade de rede no windows, ele mostra apenas 200GB ao invés do tamanho real do disco, existe algum jeito de arrumar isso? ou eu deveria ter setado apenas 50GB na / e criado outra partição e compartilhado ela? Nas minhas pesquisas apenas achei como meter um “fake” no tamanho real do disco, mas creio que isso poderia ser prejudicial alguma hora.
PS: o segundo HD de arquivos de vídeo, que compartilhei a unidade toda, está com o tamanho real.

Terceira questão, configurei praticamente tudo que uso, samba, dlna server, deluge-web para torrent, queria saber se existe algum gerenciador de download web para links, vou começar a armazenar todas as isos de distros nesse computador e usar o ventoy direto no servidor para montar uma estação que gerencie tudo aqui em casa, praticamente e um gerenciador remoto seria de grande ajuda, pois, aqui em casa só eu sei usar o wget.

Desde já, agradeço. Caso esteja na seção errada, agradeço ao moderador que colocará na seção certa.

Att, Jean.

Cara, sobre o macOS, achei essa POSSIVEL solução na Wiki do SAMBA, talvez lhe ajude man !! https://wiki.samba.org/index.php/Configure_Samba_to_Work_Better_with_Mac_OS_X

1 curtida

não sei quais dessas opções possa ser o problema mas tem opções demais configuradas aí, na documentação oficial do ubuntu de como criar um servidor samba (aqui), vc só precisa adicionar 3 linhas na configuração de compartilhamento de 1 pasta (veja aqui), adicionar seu usuário no samba e reiniciar os daemons, eu testei isso e funcionou normalmente
—.
na segunda situação eu imagino que o samba leia o tamanho do disco em que a pasta compartilhada está (já que é esse espaço que o samba vai ter pra colocar arquivos), então vc criou uma partição de 200 gigas e o samba tá reconhecendo essa partição
—.
na terceira situação vc pode usar o aria2, vc pode abrir ele como um servidor rpc, e usar projetos tipo o aria2-webui que se conectam nesse servidor rpc do aria2 e usar normal, todos os arquivos vão pro hd do pc que o aria2 tá com o servidor ligado

1 curtida

Olhei, refiz configurações, procurei mais sobre e como não consegui fazer ele logar, deixei do jeito que tá, ele entra como convidado e tem todo acesso as pastas, no windows eu preciso logar, como convidado não vai hsuahsuahs, não entendi isso até agora, vou estudar mais a fundo a wiki ver se deixei passar algo, me ajudou muito as configurações da wiki, adicionei mais coisas no samba que nem sabia, obrigado mesmo.

Meu work arround foi adicionar hosts allow no global e colocar a faixa de ip apenas do meu roteador, como é um server interno, acho que ja fica seguro, até pq é o unico computador rodando mac os aqui na minha casa.

Dei uma olhada e reconfigurei algumas coisas, mas o mac ainda sobrepassa as camadas de auth, no windows está tudo funcionando 100%, obrigado

Eu não particionei na hora instalação, está tudo no / - Percebi que ele criou uma LVM de 200GB apenas, vou pesquisar aqui como redimensionar ela.

Captura de tela 2020-10-08 125316

vou instalar e testar aqui, em breve digo se funcionou

Obrigado a todos que responderam, qualquer atualização que eu obtiver, postarei aqui.

2 curtidas

eu tive um problema desse com o samba no arch kde (o mesmo samba do mac é o mesmo dos usados no linux até onde eu sei)
o kde, nas configurações, guarda as credenciais antigas que vc usou, imagino que nas configurações do mac tenha algum lugar que guarde as credenciais, vc provavelmente tem que alterar essas credenciais guardadas e que talvez o problema seja o mesmo (se não tiver nas configurações talvez no keychain(?))

1 curtida

A instalação é recente (do mac os), eu nunca tentei acessar o servidor por ele antes, por isso acho estranho, tenho um hd externo ligado no roteador, e nesse funciona normalmente, login e tudo mais, provavelmente ainda perdi alguma informação na hora de configurar o samba, vou refazer as configurações.

Removi o HD do server, e redimensionei o LVM usando o notebook, obrigado pela dica, não imaginava que o ubuntu server por padrão criasse uma lv menor que o total do HD, setei tudo no auto e pra usar o HD todo na instalação.

Untitled

acabei de fechar o servidor e mexer com o aria, no pior dos casos formato e reconfiguro tudo, ja to refazendo tanto isso que to decorando hsuahsauhsau.

Att, Jean.

1 curtida

deixa eu ver se eu entendi direito, vc tenta conectar e a conexão não vai pq vc precisa das credenciais, ou ele ultrapassa e se conecta normalmente (no macOS)?
tenta seguir esse tutorial aqui, talvez ajude

1 curtida

No windows eu só consigo acessar com credenciais, se eu tento como convidado não acessa o servidor.
No mac os, se eu tento com credenciais ele não vai, mas como convidado sim, ele acessa tudo inclusive.

Já havia caido nesse site nas minhas pesquisas, não resolveu tb, infelizmente.

Att, Jean

bom, talvez agora seja uma boa hora pra vc dar uma olhada no artigo que o cara do ti mandou aqui pra vc
https://wiki.samba.org/index.php/Configure_Samba_to_Work_Better_with_Mac_OS_X
fazendo as devidas adaptações claro

Reformatei e refiz as configurações que o @CanalOCaraDoTI2 passou, e está tudo funcionando agora, o LV encontrei soluções na net e aumentei o volume para o que precisava, e a dica do Aria2 do @leoteodoro resolveram meus problemas de gerenciar downloads.

Muito obrigado pela ajuda dos dois, todas as duvidas foram sanadas.

Att, Jean.

2 curtidas

Este tópico foi fechado automaticamente 3 dias depois da última resposta. Novas respostas não são mais permitidas.