Olá pessoal, recentemente unifiquei minha rede na casa toda, então resolvi pegar o computador antigo que eu tinha e não sabia o que fazer com ele e montei um server com Ubuntu, ele ja apareceu por aqui nos meus experimentos, inclusive.
Tenho três duvidas, duas se encaixam aqui já que tudo é feito por terminal e uma não, então resolvi postar em Avançado/Terminal.
A primeira é relacionado ao samba, instalei, configurei, e tudo está funcionando perfeitamente, exceto no mac os, simplesmente ele não conecta, da erro de autenticação, então tenho que deixar pública, entretanto se eu deixar assim, ele conecta como guest e não precisa de autenticação o que não faz sentido algum ja que setei pra entrar apenas com login, e se tiro a publica não consigo mais conectar pelo windows ele quem da erro de login, uso windows no pc do meu pai e na minha máquina principal.
Segue as configurações do samba:
[Data]
comment = File Share
path = /home/user/Data/Share
read only = no
avaible = yes
writeable = yes
browseable = yes
guest ok = no
public = yes
hosts allow = 192.168.0.*
create mask = 0644
directory mask = 0755
force user = user
Como segurança, setei para apenas a rede interna poder se conectar, mas misturei um monte de configurações, provalmente alguma delas devem ser inuteis, então gostaria de ajuda.
Segunda questão também relacionada ao samba, estou usando um HD de 500GB onde instalei o ubuntu server, quando compartilhei as pastas e mapeei a unidade de rede no windows, ele mostra apenas 200GB ao invés do tamanho real do disco, existe algum jeito de arrumar isso? ou eu deveria ter setado apenas 50GB na / e criado outra partição e compartilhado ela? Nas minhas pesquisas apenas achei como meter um “fake” no tamanho real do disco, mas creio que isso poderia ser prejudicial alguma hora.
PS: o segundo HD de arquivos de vídeo, que compartilhei a unidade toda, está com o tamanho real.
Terceira questão, configurei praticamente tudo que uso, samba, dlna server, deluge-web para torrent, queria saber se existe algum gerenciador de download web para links, vou começar a armazenar todas as isos de distros nesse computador e usar o ventoy direto no servidor para montar uma estação que gerencie tudo aqui em casa, praticamente e um gerenciador remoto seria de grande ajuda, pois, aqui em casa só eu sei usar o wget.
Desde já, agradeço. Caso esteja na seção errada, agradeço ao moderador que colocará na seção certa.
Att, Jean.