[RESOLVIDO] Sobre a pasta /Home

Bom pessoal boa noite, tudo bem com vocês ?!

Bom acredito eu que minha dúvida será uma das mais rápida da história.
Então vamos lá, pessoal se eu formatar meu pc hoje é adicionar outra distro sem ter de formatar a pasta /home é no ato da nova instalação eu mencionar meu usuário atual ( da distro antiga ) após a formatação meus dados será linkado com a nova instalação ?!
Nota: irei atribuir o mesmo nome antigo para o novo.

Então é isto pessoal, sempre tive essa dúvida. Eu espero que eu tenha sido bem claro na minha explicação.
Até a próxima pessoal !

Basicamente sim, mas depende do DE. A pasta home de uma instalação do Gnome não terá muita serventia em uma instalação do Plasma, você só acabaria com um monte de arquivos inúteis.

2 curtidas

Mas a pasta /home ela não é universal não, no qual é aceita em quais quer distros desde que seja o mesmo usuário.
Mas como depende da DE, se dentro da home so possui seus arquivos pessoais ?!
esta parte eu não entendi :roll_eyes:

Importante falar que a pasta /home TEM que estar em outro disco. (/dev/sdb1).
Caso já esteja, na hora da instalação monte o seu disco SDB como unidade /home (SEM FORMATAR).

É bem simples…não tem erro qualquer dúvida só contatar.

1 curtida

Segue um vídeo bem legal mostrando isso que eu falei! Assiste aí. Abraço!!

1 curtida

Se ela estiver em um unico disco não funciona
Meu caso aqui é um notebook, possui a partição / e a /home.
Se eu so formatar a / a home fica normal, ou causa algum problema

Vou assistir este vídeo obrigado !

1 curtida

Se a sua /home estiver na estrutura abaixo do / daí não dá amigo, pois ela está no mesmo disco (/dev/sda1) entendeu??

1 curtida

Ahh entendi. agora entendi, é meio sacanagem kkk mas ta bom.

É a barbada é colocar o /home e outro disco, senão vc formata o disco e perde tudo! Fazendo uma analise com o Windows é ter 2 discos ( C: e D:)

1 curtida

Eu estava falando sobre arquivos de configuração, não arquivos pessoais. Digamos que você tenha o Ubuntu 18.04 instalado e sua pasta home esteja em outra partição, se você reinstalar o sistema as configurações que você alterou no Gnome e em suas aplicações seriam restauradas automaticamente, mas caso instale outro DE, as aplicações seriam diferentes e estes arquivos de configuração não teriam utilidade na maior parte dos casos.

Também notei uma certa confusão no tópico, em uma instalação onde a única partição é a raiz (/), o diretório home é uma pasta dentro desta partição, mas em instalações onde a raiz e o diretório home são separados, a pasta home está contida dentro de sua própria partição, neste caso ela é tanto uma partição quanto uma pasta. E você pode sim ter partições separadas em um mesmo HD/SSD, ela não precisa necessariamente ficar em outro drive.

4 curtidas

Ah sim verdade, mas se o /home estiver dentro de outra partição do mesmo disco. Se o ponto de montagem home estiver abaixo do / (na mesma partição) daí não dá…

Sim até ai eu consegui pegar a ideia, tecnicamente isso vale tanto pra windows tanto pra linux. Mas como eu nao tenho outro HD nem hd externo. Eu queria saber disso que comentei aqui no tópico. Porque la no sistema microsoft você pode fazer isto com o mesmo HD. Dai eu pensei que isso vale para o linux também.
Do tipo, apaguei o sistema, e a home continua salva. sem me preocupar sabe.

Basicamente a mesma coisa, mas o seu /home precisa estar numa partição separada! No meu caso já não daria pois o /home nem aparece listado em outra partição, sacou?

root@kubuntu ~ % df -h
Sist. Arq.      Tam. Usado Disp. Uso% Montado em
udev            1,9G     0  1,9G   0% /dev
tmpfs           387M  1,5M  386M   1% /run
/dev/sda1       916G   30G  840G   4% /
tmpfs           1,9G  4,8M  1,9G   1% /dev/shm
tmpfs           5,0M  4,0K  5,0M   1% /run/lock
tmpfs           1,9G     0  1,9G   0% /sys/fs/cgroup
tmpfs           387M     0  387M   0% /run/user/119
tmpfs           387M   16K  387M   1% /run/user/1000
root@kubuntu ~ %

assim, entendi. porque eu fiquei aqui pensando “Poxa se eu então escolher outra distro pra experimentar, é só eu manter a home quieta lá e ta tudo bem” similar ao Windows

É isso aí o @anon48453804 colocou bem. A partição deve estar separada do raiz (/)

Vale lembrar que se você quiser apenas guardar seus arquivos pessoais você não precisa necessariamente de uma partição home separada, pode ser uma partição EXT4 comum. No meu caso o Linux está instalado no SSD, em uma única partição raiz, e meus arquivos pessoais estão em um HD formatado em EXT4, então eu posso formatar o PC à vontade que meus arquivos continuarão no HD, o HD é detectado automaticamente por novas instalações, aparecendo como ponto de montagem no gerenciador de arquivos.

Olhei aqui no meu e o resultado foi diferente.

df -h
Sist. Arq.      Tam. Usado Disp. Uso% Montado em
udev            1,9G     0  1,9G   0% /dev
tmpfs           377M  7,6M  370M   2% /run
/dev/sda1        55G   14G   39G  27% /
tmpfs           1,9G   32M  1,9G   2% /dev/shm
tmpfs           5,0M  4,0K  5,0M   1% /run/lock
tmpfs           1,9G     0  1,9G   0% /sys/fs/cgroup
/dev/loop0       91M   91M     0 100% /snap/core/6350
/dev/loop3      145M  145M     0 100% /snap/notepadqq/855
/dev/loop2       92M   92M     0 100% /snap/core/6531
/dev/loop1      175M  175M     0 100% /snap/spotify/32
/dev/loop4       91M   91M     0 100% /snap/core/6405
/dev/loop5      174M  174M     0 100% /snap/spotify/34
/dev/sda2        89G   35G   50G  41% /home
tmpfs           377M     0  377M   0% /run/user/119
tmpfs           377M   16K  377M   1% /run/user/1000
/dev/sda5       320G  235G   85G  74% /media/astec/DADOS

Ahhh legal a sua /home tá separada - /dev/sda2 89G 35G 50G 41% /home

1 curtida

Similar a um Hd externo um pendrive afins