[RESOLVIDO] Só listar aplicativos no menu do Linux Mint

Olá para todos, tudo bem?
Depois de quase 1 ano sem usar o Linux Mint, ontem eu reinstalei o OS em sua versão mais recente, fiz todas as atualizações e percebi um comportamento estranho no menu que eu gostaria de “corrigir” mas não achei como.

O comportamento estranho que tenho passado é: O menu está listando o conteúdo do /home/$USER quando usa o pesquisar do menu iniciar. Isso é novo? Nunca tinha percebido esse comportamento quando usei antes, isso é normal?

Como pode ser visto na imagem, ao pesquisar por “gimp”, um arquivo .zip que tem no diretório “Downloads” do meu usuário aparece no resultado. Eu gostaria de desativar esse recurso, será que é possível? Alguém poderia me ajudar com isso?

Obrigado a todos.

Ele só exibe arquivos que você já abriu, certo? Se for, isso já aconteceu comigo quando usei o Cinnamon (a um tempão atrás). Não lembro a opção que tem que desmarcar, mas é no submenu “privacidade”. Dá uma olhada lá.

Estou baixando uma iso do Mint com Cinnamon, quando acabar volto aqui com o print da opção que tem que desmarcar.

Acabou que só tinha uma opção no menu “privacidade” kkkkkkkkkkk nem lembrava disso. Tem um tempão que não uso o Cinnamon.

No print tá em inglês porque que estava usando em modo live. É só desmarca a opção de exibir arquivos recentes. No seu ai, deve estar marcado como na imagem acima, é só desmarcar essa opção.

1 curtida

Sim, perfeitamente normal

Era isso mesmo. Muito obrigado @Natanael.755